Conheça a história da arquiteta que fez o bom atendimento ao cliente ser seu diferencial
“Considero todos os meus trabalhos importantes para minha carreira. Cada experiência é única, desde uma pequena reforma de uma sala até uma clínica ou até mesmo uma fábrica de móveis da qual já fui autora de projeto”. Essa é Érica Pandolfo, arquiteta que fez o bom atendimento ao cliente ser seu diferencial, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Apaixonada pelo que faz, ela enxerga em cada obra a oportunidade de aprendizado e de aperfeiçoamento na profissão que escolheu. Érica é aluna da Pós-Graduação do IPOG em Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço e também já concluiu a Pós-Graduação Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura, também no IPOG.
Segundo a arquiteta, ela decidiu se especializar por ver a necessidade de se aperfeiçoar para melhor atender seus clientes. “O que me marca é sempre a relação com o cliente e o resultado final”, explica.
Portanto, ela conta que resolveu fazer a primeira pós-graduação justamente porque buscava ampliar conhecimentos e queria agregar valor aos seus projetos, conquistando assim mais clientes e deixando-os mais satisfeitos com o resultado.
Érica já atuava no mercado quando buscou a especialização. Possui escritório próprio em Ribeirão Preto desde 2010 e afirma que as duas pós-graduações agregaram conhecimento, de forma que ela pudesse aplicá-lo em seus projetos.
As duas pós-graduações me abriram horizontes. Desde a maneira como comunicar com o cliente, até em meus projetos com especializações em áreas específicas como iluminação, novas maneiras de projetar os interiores, projetos específicos de escolas, hospitais”.
Érica também relembra o que aprendeu sobre a relação com os clientes, algo que ela buscava na pós-graduação. A arquiteta destaca as disciplinas sobre como negociar com o cliente em um mercado tão competitivo.
“Aprendi a entender da melhor maneira os desejos dos clientes, sempre alcançando o melhor resultado em meus projetos”, explica.
Quando questionada sobre qual seria seu maior case, aquele que ela classificaria como “case de sucesso”, a resposta é simples:
“Meu maior case de sucesso é sempre uma obra finalizada”. Segundo Érica, seu maior prazer é concluir um projeto e a partir dele, surgirem novos clientes porque o bom trabalho gerou indicações. Ela se orgulha ao contar que ao longo dos anos, com a experiência que vem acumulando e aplicando em seus projetos, o fruto tem sido a conquista de vários clientes satisfeitos com o resultado após a obra finalizada.
Isso sim é case de sucesso, a satisfação dos meus clientes”.
A necessidade de se aperfeiçoar sempre
Como já citamos, Érica já atua no mercado há um tempo e já conquistou experiência e bagagem profissional. Nessa caminhada, ela aprendeu muito sobre as necessidades do mercado e identificou como o profissional deve se preparar, caso ele queira se destacar em meio a concorrência.
“O mercado é muito dinâmico, se especializar se tornou a peça chave para quem quer se manter estável em sua profissão. Na arquitetura, a cada dia surgem novos materiais, formas construtivas, tecnologia e temos que estar atualizados para poder oferecer sempre o melhor para quem nos contrata”, conclui a arquiteta.
Érica ainda pontua como se sente agora, prestes a concluir a segunda pós-graduação. “Sinto-me mais fortalecida para disputa no mercado de trabalho, mais preparada tecnicamente para convencer o cliente do que é melhor para o projeto dele e até mesmo quando preciso discutir algum assunto com algum profissional da área, como engenheiros, eletricistas, etc”.
E você, como tem se posicionado no mercado para ser reconhecido pelo que faz? Inspire-se nessas histórias e determine onde você deseja chegar!