Você sabia que a indústria portuária brasileira é uma das áreas que prometem maior ascensão profissional nos próximos anos?
Após os investimentos públicos e privados no setor aquaviário, os portos carecem de profissionais capacitados em gestão portuária e logística, de forma que se possa suprir as necessidades advindas com a modernização da gestão e da infraestrutura portuária, bem como trabalhar a elaboração de novas estratégias para atraírem mais investimentos para este setor.
As possibilidades são enormes para engenheiros, administradores, geógrafos, economistas, advogados, tecnólogos e prestadores de serviços entre outros profissionais, e realmente são muitas, porém não para todos, pois a maioria dessas funções exigem profissionais altamente qualificados e especialistas em suas áreas de atuação e isso nos deixa uma questão em aberto: quais são as qualificações necessárias para se garantir uma dessas vagas?
Quer garantir uma vaga? Descubra tudo o que você precisa saber para exercer um dos melhores cargos na área de portos.
O que é Gestão Portuária?
Gestão Portuária é a área profissional relacionada ao gerenciamento de diversas atividades correlacionadas a um Porto ou Terminal, compreendendo desde as operações de logística, manuseio de mercadorias, gestão e controle do fluxo de passageiros, comércio exterior (exportação e importação), administração de serviços portuários e auxiliares, interface com as empresas de transportes fluviais e agências marítimas.
Trata-se de uma atividade de perspectiva ampla e que demanda profissionais capacitados em diversas áreas.
A partir das resoluções do governo e de iniciativas pública e privada para o desenvolvimento da área de portos e navios nos últimos anos, o setor portuário vem crescendo exponencialmente, se tornando um segmento importante para todos os profissionais, independente da área de atuação.
O cenário é positivo para engenheiros, práticos, técnicos, prestadores de serviços portuários e auxiliares, demandando mão de obra que pode faturar até R$ 130 mil mensais.
Bem interessante, não é?
Por que o setor portuário é uma área em ascensão para a Engenharia?
Esse setor só cresce, de acordo com as negociações do plano de governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PSL) entre associações portuárias como:
- Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP);
- Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e
- Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop).
A gestão atual terá quatro anos para atrair investimentos no setor e pôr em prática melhorias para a eficiência portuária e a redução de custos.
A informação parte do jornal A Tribuna, em que o presidente declara que “devemos ter como meta a redução de custos e prazos para embarque e desembarque de mercadorias. Nosso objetivo é chegar, ao final do Governo, com patamares similares aos da Coreia do Sul (Porto de Busan), do Japão (Porto de Yokohama) e de Taiwan (Porto de Kaohsiung)”.
Meta bastante polêmica, visto que os portos brasileiros, principalmente os Portos Públicos, detêm uma das logísticas mais ineficientes do setor de transportes, principalmente pela falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho.
Dessa forma, a gestão portuária se apresenta como uma ótima oportunidade para todos os profissionais que se interessem pelo setor Aquaviário, englobando as áreas da Engenharia, Geologia, Geografia, Geociências e Geotecnologias, Contabilidade & Gestão Tributária, Economia, Direito e Logística, assim como as demais profissões da área de Ciências Exatas, bem como tecnólogos.
O que faz um gestor portuário?
O gestor portuário desempenha atividades variadas, como simplificação, mediação, incentivo de profissionais, avaliação e muitas outras funções. Além disso, gerencia a comunicação entre mercados nacionais e internacionais das organizações portuárias em que atua.
A área de gestão portuária é voltada para profissionais que desejam compreender e administrar diversas atividades ligadas às operações portuárias, bem como conceitos de melhoria do desempenho de diferentes profissionais que atuam com infraestrutura de transporte aquaviário.
No mercado de trabalho, o gestor portuário pode atuar em empresas detentoras de autorizações para terminais portuários privados, nas empresas arrendatárias nos portos públicos, nas empresas que realizam a operação portuária dita, organizações de transporte hidroviário, marítimo ou intermodal.
Quais habilidades preciso ter para atuar no setor?
Sem dúvida, uma especialização como o MBA em Engenharia Portuária será um diferencial para os profissionais interessados em seguir carreira na gestão portuária.
O curso prepara o profissional para exercer diversas funções dentro de uma empresa voltada para o Transporte Aquaviário, promovendo o conhecimento específico na área da Engenharia Portuária, permitindo a interação de diferentes órgãos, como controle e operação, sobre assuntos técnicos e teóricos ligados ao transporte intermodal.
Além de englobar a construção de novos Portos e Terminais de Uso Privados (TUP), a manutenção dos portos já existentes e as melhorias essenciais ao crescimento das demandas e a integração logística.
Para resumir, o profissional especializado no segmento terá domínio sobre os principais sistemas portuários, como:
- operações marítimas, tipos de transporte, infraestrutura e finanças;
- gestão de portos, desenvolvimento de pilotos marítimos, rebocadores, cargas, comércio exterior e legislação;
- operações de segurança, sistemas aduaneiros, trade-offs logísticos e tecnologia da informação.
Ao final do MBA, o aluno estará apto para desenvolver e implantar projetos, bem como gerir grandes obras portuárias necessárias ao desenvolvimento do país.
Diferenciais do MBA de Engenharia Portuária do IPOG
O MBA Engenharia Portuária do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) foi criado para suprir uma necessidade existente no atual mercado de trabalho, dado que diversos programas voltados ao desenvolvimento da infraestrutura do país carecem de mão de obra qualificada, atualizada e com a devida expertise na área portuária.
Diferentemente do que o mercado atual disponibiliza, o MBA (assim como todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição) oferece formação com profissionais que vivem o dia a dia do Transporte Aquaviário, e não apenas conhecimento teórico.
Dessa forma, o aluno terá sua formação baseada em ensinamentos práticos que envolvem a elaboração de estudos de viabilidade técnico, econômico e ambiental (EVTEA), os estudos de impacto ambiental (EIA)/Rima de Projetos Portuários, passando pela Legislação Portuária, Planejamento Portuário e outros, discutindo tópicos importantes para a evolução do modal aquaviário brasileiro.
Com o intuito de desenvolver noções de economia e empreendedorismo dos alunos, o MBA em Engenharia Portuária traz ainda temas relacionados à logística intermodal de transportes aquaviário, ferroviário e rodoviário, do mesmo modo que contribui para o desenvolvimento e o crescimento da economia no país.
Grade curricular do curso de Engenharia Portuária
Além de corpo docente altamente qualificado e inserido no mercado de trabalho, a grade curricular do MBA em Engenharia Portuária do IPOG é inédita entre as instituições de ensino superior.
Todas as matérias que compõem o curso estão focadas no aprendizado e nas demandas do mercado para a Gestão Portuária. Confira.
- introdução ao transporte aquaviário;
- sistema aquaviário brasileiro;
- contratação de obras de infraestrutura de transportes e portuárias;
- tópicos de direito portuário;
- desenvolvimento integral do potencial humano i;
- desenvolvimento integral do potencial humano ii;
- infraestrutura portuária;
- planejamento portuário;
- gestão do transporte aquaviário;
- logística de transporte multimodal;
- monitoramento de impactos ambientais em áreas portuárias;
- EIA/rima de projetos portuários;
- navegação e sinalização náutica;
- embarcações: tipos e características;
- portos fluviais;
- fundamentos de logística portuária;
- elaboração e execução de planos ambientais;
- regulação portuária e modelos de parcerias de investimentos;
- dragagem;
- metodologia do trabalho científico – EAD.
Os níveis de aprendizado do MBA em Engenharia Portuária englobam os seguintes cargos:
- técnicos (analistas e supervisores);
- especialistas (gerentes e coordenadores);
- gestores (diretoria e superintendência).
Conheça o IPOG
Um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo. De que vale ter um curso de especialização em gestão portuária em um local não valorizado por recrutadores e executivos?
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.
Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação soma quase 20 anos de experiência na formação de grandes profissionais.
A satisfação do aluno tornou-se sua marca registrada e a prova disso é o índice de aprovação aos discentes, que chega a 97,14% em todo o país.
Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado e isso fez com que o IPOG alcançasse o status que tem hoje.
Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional que sempre sonhou.
Entre em contato conosco para mais informações!