Green Belt em Six Sigma: o que é e como conseguir sua certificação
4 minutos de leitura

Green Belt em Six Sigma: o que é e como conseguir sua certificação

O Six Sigma é uma ferramenta utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa. Ela é internacionalmente reconhecida e ajuda a garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.

Com o Green Belt, o profissional se torna capaz de fazer o controle de custos de um projeto e, ainda, contribuir para melhores resultados – o que explica o interesse das instituições em profissionais qualificados nela.

Tem interesse pelo assunto e em conseguir sua certificação em Six Sigma? Você está no lugar certo.

Neste artigo, o IPOG mostra a importância da metodologia Six Sigma, quais são as ferramentas utilizadas e as diferenças entre os Belts. Ao final, você confere qual é o melhor curso para se destacar entre os concorrentes e no mercado de trabalho. Confira!

Qual é o principal foco do Six Sigma?

O foco do Six Sigma é a satisfação dos clientes feita por meio da redução dos defeitos nos processos e pelo ótimo desempenho da empresa. Por isso, cada vez mais empresas se mostram interessadas na metodologia e em profissionais capacitados.

Além disso, o método toma como base uma abordagem centrada tanto na voz do cliente quanto em dados mensuráveis e confiáveis, como indicadores, OKRs e outros.

Etapas do Six Sigma

Para atender aos objetivos e atingir os resultados esperados, a metodologia Six Sigma é composta por 5 etapas:

  • Definir;
  • Medir;
  • Analisar;
  • Melhorar;
  • Controlar. 

Quais são as ferramentas do Six Sigma?

O profissional que trabalha com Six Sigma pode contar com diversas ferramentas para lidar com dados. Quando implementadas, elas facilitam a coleta, a organização, o processamento e a análise das informações.

Atualmente, as principais ferramentas de Lean Six Sigma são:

  • os 5 porquês: usada para determinar a causa inicial de problemas na organização e como parte da análise DMAIC;
  • diagrama de Pareto: ajuda a identificar problemas maiores durante os processos. É capaz de encontrar 20% das fontes que causam 80% dos problemas em seus processos;
  • Kaizen: garante redução gradual dos desperdícios por meio da aplicação de melhorias. Para isso, usa estratégias ligadas ao ciclo PDCA: Plan (Planejar); Do (Executar); Check (Controlar); Act (Agir);
  • Poka-yoke: tradução de “prova de erros”. Usada por funcionários para identificar e eliminar erros humanos em processos de fabricação e produção;
  • sistema 5S: ideal para organizar o ambiente de trabalho, eliminando o desperdício produzido por más condições de trabalho e ferramentas ineficazes. As etapas são: Seiri (Utilização); Seiton (Organização); Seiso (Limpeza); Seiketsu (Saúde ou Higiene); Shitsuke (Disciplina).

O que faz o Green Belt em Six Sigma?

O Green Belt em Six Sigma é a certificação relacionada a profissionais com habilidades notórias e que tem por objetivo melhorar a qualidade do processo nas empresas. Sendo assim, quem finaliza esse curso tem uma função importante desde a melhoria contínua de processos até a inspeção de dados e o gerenciamento de projetos.

A aplicação da metodologia começa com um bom mapeamento dos processos e é realizada por profissionais treinados, os belts. As diferenças entre eles estão concentradas no nível de atuação: operacional, supervisão ou gerencial.

Ao optar pelo Green Belt em Six Sigma, o profissional tem acesso a ferramentas usadas pelas equipes de projetos e consegue coletar e analisar dados para otimização dos resultados.

Quais são os belts?

  • White Belt – introdução ao Lean Six Sigma;
  • Yellow Belt – conhecimento da metodologia Lean Six Sigma;
  • Green Belt – capacidade de praticar melhorias usando ferramentas e técnicas;
  • Black Beltexpert em ferramentas e técnicas, treinamento e orientação de outros;
  • Master Black Belt – mestre de todas as técnicas, treinamento, orientação e liderança.

Benefícios da certificação Green Belt em Six Sigma

Existem inúmeras vantagens de se tornar um Green Belt em Six Sigma, entre elas o desenvolvimento estratégico ou financeiro, de clientes ou de pessoas, bem como competitivo. Portanto, há ótimas chances de o profissional ter boa colocação no mercado pelas habilidades gerenciais.

Para empresas, escolher um profissional com o curso de Six Sigma corresponde a:

  • maior potencial em concluir os projetos no prazo;
  • melhor taxa de economia na produção;
  • resolução de problemas em menor tempo;
  • soluções baseadas em dados e estratégias;
  • melhor qualidade de produtos e serviços aos clientes;
  • aumento da credibilidade entre os clientes;
  • melhor posicionamento no mercado frente aos concorrentes.

Green Belt Lean Six Sigma: conheça a formação do IPOG

Com o Green Belt Lean Six Sigma do IPOG, você desenvolverá a habilidade de liderar projetos de melhoria, utilizando a metodologia Lean Six Sigma e suas ferramentas.

Nesse curso, os profissionais desenvolvem melhor destreza na análise de dados e se tornam capazes de resolver problemas complexos das organizações. Além disso, os estudantes contam com ferramentas e técnicas para visualizar e organizar processos que permitem liderar equipes em projetos.

Tudo com foco na melhoria contínua e na gestão de processos por meio de indicadores.

Formação rápida e completa

Esse é um curso de curta duração e que permite uma formação rápida e completa. É ideal para quem deseja aprender com grandes nomes do mercado, mas não contam com anos para conseguir o diploma.

O curso é aprofundado e aborda uma ferramenta poderosa de otimização de processos, o Planejamento de Experimentos (DOE – Design of Experiments). Além disso, o conteúdo é estruturado a partir de capacitação e vivência do coordenador do curso na Sloan Escola de Negócios do Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT/EUA).

Aulas on-line e ao vivo

O curso é ofertado na modalidade remota, com aulas on-line e ao vivo. Assim, o profissional pode estudar de onde estiver sem precisar se deslocar nem abrir mão da interação com os professores e colegas de profissão.

Melhores professores do mercado

O Green Belt Lean Six Sigma do IPOG conta com um corpo docente formado por mestres e doutores, também professores dos cursos de graduação e pós-graduação. São nomes importantes no setor e que ajudam o aluno a partir de casos práticos e utilizando softwares estatísticos para análise e tomada de decisão.

Curso atualizado com as tendências do setor

O conteúdo do curso é alinhado com as recomendações da American Society for Quality (ASQ) para melhor atender às demandas do mercado de trabalho. Além disso, ele conta com experimentos didáticos e metodologias ativas de ensino (active learning) para ilustração de conceitos importantes da metodologia Lean Six Sigma.

Ou seja, o profissional sai preparado para levar inovação às empresas e se destacar no mercado com a metodologia Six Sigma.

Escolha o IPOG e tenha uma formação Green Belt Lean Six Sigma

O mercado busca por profissionais altamente qualificados e com capacitação gerencial diferenciada. Por isso, o curso de curta duração do IPOG é ideal para atender aos requisitos da empresa, gerar diferenciais competitivos e render boas remunerações.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br