Com o aumento do debate em torno de questões ambientais nos últimos anos, o grande desafio é conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. Sendo assim, é fundamental incluir nas principais decisões empresariais uma gestão ambiental eficiente para garantir o desenvolvimento sustentável do seu negócio.
A implantação de boas práticas ambientais traz muitos benefícios aos envolvidos, além de gerar mais simpatia e admiração por parte do cliente no momento de decidir pela compra.
Considerando a importância desse tema, listamos
10 boas práticas ambientais para você aplicar em sua empresa:
Crie uma política sustentável:
Ter diretrizes para a execução de boas práticas ambientais gera resultados positivos para o negócio. Adote normas para preservar os recursos naturais utilizados na sua empresa.
Aplique os 5R’s:
- Repensar os hábitos de consumo,
- Reduzir a geração de lixo,
- Reaproveitar os objetos,
- Reciclar materiais para transformar em novos produtos e
- Recusar o uso de produtos que geram alto impacto ambiental.
Essas são atitudes iniciais indispensáveis para a conservação do meio ambiente.
Estabeleça metas ambientais:
Implante um sistema de produção mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente. Faça o compromisso de reduzir as emissões de gás carbônico, a geração de lixo e o consumo de água, papel e energia.
Desenvolva um plano estratégico sustentável:
Faça um diagnóstico de todos os processos da empresa, tanto no escritório, quanto na produção; identifique os recursos renováveis e não renováveis utilizados e busque alternativas para reduzir o consumo. Otimize os processos, invista em equipamentos e tecnologias que minimizem impactos ambientais; faça o correto tratamento de efluentes e implante o sistema de logística reversa.
Conscientize os colaboradores e a comunidade:
Desenvolva ações e campanhas para disseminar a cultura sustentável com todos os funcionários. Realize programas de educação ambiental com a comunidade para conscientizar e mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente.
Faça parcerias sustentáveis:
Realize ações com clientes, fornecedores, comunidade e governo para gerar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e social.
Plante:
Utilize a prática de reflorestamento e/ou doe mudas para incentivar o plantio de árvores.
Esteja em dia com as leis ambientais:
Comprometa-se em gerir o seu negócio de acordo com a legislação do órgão ambiental competente.
Dê continuidade nas ações:
Crie estratégias para manter e melhorar os projetos que já estão em desenvolvimento.
Tenha iniciativas ambientais:
Tenha um olhar crítico para verificar novas oportunidades que contribuem com a preservação ambiental.
A execução de boas práticas ambientais diárias minimiza o impacto gerado pela organização ao meio ambiente e gera retorno financeiro à empresa. O seu cliente vai confiar ainda mais no produto ou serviço que é feito por meio de um processo sustentável. Em outras palavras: gestão sustentável melhora e contribui para a preservação do meio ambiente e será, sempre, um bom negócio para qualquer empresa.
Ficou interessado nas boas práticas ambientais para aplicar em sua empresa? Conheça os MBAs Planejamento Urbano Sustentável e Agronegócio & Agroindústria com Ênfase em Sustentabilidade do IPOG.