Em uma época de inúmeros produtos e ofertas é possível fidelizar clientes? O que devo fazer para ter clientes fiéis?
Essas são dúvidas recorrentes da atualidade, onde o acesso à informação e o alto nível de exigência protagonizam a disputa por clientes. Para o especialista em Gestão Comercial e coordenador dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado, Edson Teixeira, ter clientes fiéis têm sido o grande desafio das empresas.
Atualmente, nós temos um excedente de ofertantes de tudo aquilo que você procura e, naturalmente, os consumidores se tornam menos fiéis às marcas, aos produtos e aos serviços. É exatamente por isso que o relacionamento pós venda é fundamental para manter o cliente“, explica.
De acordo com o professor, três práticas podem ajudar a garantir a fidelização. Confira!
Experiência positiva
Quando o cliente utiliza seu produto e sua marca, ele cria um registro emocional. Quando você vai escolher entre uma marca e outra, você tende a escolher aquela que você já teve alguma boa experiência. A memória consegue arquivar seu nível emocional.
Inovação
Não basta apenas manter um padrão, é preciso inovar e oferecer algo antes dos concorrentes. Ofereça uma experiência nova para esse cliente que já é usuário. Ele precisa ver novidades que o motivem a continuar com sua marca, seu produto.
Surpreender
Ter espírito empreendedor e criatividade é fundamental. As empresas precisam estar sempre buscando o que vai surpreender encantar o cliente. Para isso, é preciso criar e gerar sentimentos positivos que o façam sempre lembrar da empresa/marca, o que será convertido em indicações e, claro, novos clientes para fidelização.