A transformação digital é contínua, é para o agora e para o futuro. O processo de modernização e de incorporação de novas tecnologias digitais no negócio é absolutamente essencial. São muitos os desafios da transformação digital, porém, essa jornada está repleta de novas oportunidades.
Uma gestão de TI bem sucedida gera valor para a transformação digital do negócio, que, por consequência, melhora a experiência do cliente, impulsiona o crescimento no mercado e a eficiência operacional.
Os esforços e habilidades para lidar com a transformação digital exige integração das áreas do negócio, e além da tecnologia, depende por completo da capacidade humana de aprender o novo, adaptar às mudanças e gerenciar projetos de forma eficaz.
Tendências da transformação digital
A IDC, empresa de consultoria e inteligência de mercado em TI, prevê que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil deve crescer 2,2% em 2018. E a Transformação Digital (DX) continua crescendo em escala mundial e as empresas que não se preocuparem com isso correm sérios riscos.
Nesse contexto, a empresa de consultoria também aponta as seguintes previsões para 2018 no Brasil:
Avanço da Internet das Coisas (IOT): previsão de 4% dos domicílios brasileiros conectados com a tecnologia IOT que movimentará US$ 612 milhões no mercado doméstico e cerca de US$8 bilhões no mercado total;
Big Data/Analytics (BDA): estimativa de crescimento de 18% em relação a 2017 nos serviços de BDA e os gastos totais, incluindo infraestrutura, software e serviços podem atingir US$ 3,2 bilhões;
Inteligência artificial: previsão de crescimento de 50% em relação a 2017;
Tablets e Smartphones: estimativa de venda de 3,5 milhões de tablets e smartphones para o mercado corporativo;
Nuvem: a cloud pública pode atingir investimentos de US$ 1,7 bilhão em 2018;
IT Leaders 2017: principais resultados da pesquisa
Em 2017, a Computerworld, revista dirigida para profissionais das tecnologias da informação e comunicação, realizou a pesquisa IT Leaders 2017 e entrevistou 221 gestores de TI de empresas de todo o Brasil. O estudo tem o objetivo de analisar a rotina e as atividades dos líderes de TI nas organizações para verificar o cenário, tendências, perspectivas e pontos estratégicos do setor. Confira os principais resultados da pesquisa:
- 61% de CIOs declararam aumento no orçamento de TI em 2018 em relação ao valor de 2017;
- 75% dos gestores de TI consideram que o papel da TI é ser a facilitadora da inovação;
- 53% dos CIOs se declararam muito mais próximos e colaborativos dos CMOs (Chief Marketing Officer) de suas empresas;
- 76% dos CIOs declaram participar de reuniões com a diretoria da empresa para avaliar novas estratégias junto aos clientes;
- Machine Learning, Inteligência Artificial,Pilotos de Blockchain e Internet das Coisas assumem posições de destaque e prioridade para os próximos anos;
- 70% dos CIOs reconhecem a necessidade de investir em contratação e treinamento de equipes e retenção de talentos para as novas tecnologias;
- 83% dos CIOs consideram que a sua função está se tornando cada vez mais desafiadora;
- 53% dos IT Leaders estão participando de MBAs ou cursos de extensão; Aproveite essa tendência e conheça o MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação – Liderança, Governança e Negócios do IPOG.
Cinco prioridades de TI para 2018 conforme a pesquisa IT Leaders
1 – Implementação/Atualização de projetos / soluções / aplicações de Mobilidade;
2 – Implementação/Atualização de soluções de BIG Data / Analytics;
3 – Aquisição / ampliação de soluções de TI no modelo Cloud Computing;
4 – Investimento em soluções de Segurança da Informação;
5 – Melhorar o monitoramento da empresa – Governança;
Todo esse cenário do mercado de TI nos confirma que a tecnologia, inovação e transformação digital trilham o mesmo caminho em busca de soluções digitais para atender as exigências do mercado, melhorar a experiência do consumidor hiperconectado e criar vantagem competitiva para o negócio.
Como líderes de TI precisamos focar no presente e ao mesmo tempo olhar estrategicamente para o futuro de forma integrada com todas as frentes do negócio.