Navigate
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Homepage
  • Saúde
  • Roberta Simões in Saúde

Indústria Farmacêutica: um mercado em constante ascensão

Woman in laboratory, examining new potions for the scientific research at university. Woman is wearing protective mask and protective gloves (Surgical gloves) while working with beakers, test tubes and other lab equipment. Series of images, taken with Nikon D800 and 50mm or 85 mm professional lens, developed from RAW.

Mesmo diante da instabilidade econômica do Brasil, a indústria farmacêutica se destacou e continuou em constante ascensão no mercado econômico. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento da expectativa de vida, maior preocupação com a saúde, avanços tecnológicos, crescimento no mercado de genéricos, gestão competitiva das indústrias, lançamento de novos produtos, avanço da biotecnologia, fusões e aquisições, entre outros fatores.

Crescimento da Indústria Farmacêutica

A integração desses fatores resultou em um cenário favorável para o crescimento do setor. De acordo com dados do Guia 2017 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil ocupa da 8ª posição no ranking mundial do mercado farmacêutico. A expectativa é que em 2021 o país alcance a marca de 5º maior mercado industrial farmacêutico no mundo.

O Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico 2016, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou que a indústria farmacêutica registrou o faturamento de R$ 63,5 bilhões no Brasil com a venda de 4,5 bilhões de embalagens de produtos somente em 2016.

A comercialização de medicamentos genéricos alcançou a liderança no volume de vendas no Brasil com representatividade de 32,4% do mercado. As vendas de medicamentos similares assumiram a segunda posição com 31,5% das vendas. Das 20 empresas com o maior faturamento, oito são brasileiras.

Desafios da indústria farmacêutica

Para o setor continuar com o crescimento acelerado, as indústrias farmacêuticas precisam ter uma gestão eficiente e uma liderança qualificada para gerir os desafios desse mercado com grandes oportunidades de ascensão.

Além de investimentos sólidos, é fundamental gerenciar os fatores que influenciam significativamente no cenário industrial, como a alta do dólar que impacta diretamente na aquisição de insumos importados e aumento dos custos de produção. As indústrias precisam cada vez mais de processos produtivos eficientes, eficazes, inovadores e profissionais qualificados para produzir medicamentos de alta qualidade com um custo operacional rentável.

Novas direções para a continuidade do crescimento

O mercado é dinâmico e requer que as indústrias farmacêuticas tenham uma visão inteligente para continuar crescendo e colhendo ótimos resultados no futuro. Para isso é preciso acompanhar a movimentação, necessidades do mercado e traçar novas direções para as tendências que surgirão.

Atualmente os blockbusters da indústria farmacêutica, medicamentos líderes em vendas, são os genéricos e similares. E daqui alguns anos, será que esse cenário permanecerá?

De acordo com o estudo “O Futuro dos Laboratórios Farmacêuticos Brasileiros” da empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG), as indústrias já precisam buscar novas alternativas para somar e dar continuidade no crescimento do setor e existe pelo menos sete meios possíveis para o setor expandir no futuro. Confira:

  1. Desenvolvimento de medicamentos biológicos;
  2. Desenvolvimento de medicamentos biossimilares;
  3. Inovação incremental, por meio do desenvolvimento de melhorias para um produto ou novas aplicações para moléculas que já existem;
  4. Inovação radical, por meio do desenvolvimento de novos produtos;
  5. Consolidação e união de forças entre as indústrias fabricantes de genéricos;
  6. Internacionalização das operações das indústrias brasileiras;
  7. Diversificação e ampliação do portfólio;

A indústria farmacêutica hoje se encontra em um solo fértil com alto potencial de florescimento para colher bons frutos financeiros no futuro.

O crescimento e as boas perspectivas do futuro da indústria farmacêutica refletem diretamente no aumento da demanda de mão de obra qualificada e especializada para atuar no setor. Se você tem o objetivo profissional de atuar na indústria farmacêutica, conheça o MBA em Gestão Industrial Farmacêutica do IPOG e esteja preparado para crescer nesse mercado tão promissor.

Aproveite e leia agora o post com 5 dicas para se destacar na área da Industria Farmacêutica e tenha sucesso profissional.

Artigos relacionados

Conheça as principais normas do Código de Ética Médica Se você atua na área médica, seja como profissional da saúde, do Direito ou até mesmo um gestor hospitalar, você sabe que a medicina é regida pelo Código de Ética Médica. Mesmo diante de uma profissão tão regulamentada e com a ciência cada vez mais avançada, a...
Dia do médico: como desenvolver o seu potencial humano para lidar com os desafios da profissão? No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. A medicina é uma das áreas profissionais mais nobres do mundo. Servir a humanidade é um gesto grandioso e louvável. Se você é um médico, parabéns pela profissão e pelo seu dia! Mesmo sendo uma profissão d...
Judicialização da saúde no Brasil em números O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Relatório Justiça em Números 2017, ano-base 2016 e os resultados, de forma geral, mostram que as ações judiciais continuam crescendo e a judicialização da saúde segue o mesmo ritmo. A judicialização da saúde c...
Next Read: Como desenvolver sua carreira em Gestão Industrial Farmacêutica? »
IPOGEmpreendedorismoNegóciosIndústria FarmacêuticaCrescimentocrescimento da Indústria Farmacêutica
Roberta Simões: Farmacêutica, Mestre e Doutora em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Industrial Farmacêutica.
Leave a Comment
Related Post
  1. Vale a pena fazer faculdade de Biomedicina? Descubra 7 benefícios com o IPOG
  2. Biomedicina: tudo sobre o novo curso da Faculdade IPOG que vai transformar sua carreira na saúde
  3. Como a fisioterapia atua no manejo da dor crônica: evidências e práticas atuais

All Rights Reserved | View Non-AMP Version

Powered by AMPforWP