Curso de linguagem SQL: desenvolva seu potencial em T.I.
4 minutos de leitura

Curso de linguagem SQL: desenvolva seu potencial para conquistar vagas de T.I.

Já pensou em se tornar um especialista em banco de dados de forma rápida? O curso de linguagem SQL do IPOG pode ajudar você a potencializar sua carreira.

A formação de curta duração conta com professores da graduação e pós-graduação, renomados na área, para ajudar você desde o básico até o avançado.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a linguagem SQL, qual é a diferença entre ela e Python e como usá-la. Ao final, tenha acesso aos conhecimentos adquiridos no curso SQL: do básico ao avançado do IPOG e as razões para escolher a instituição para alavancar sua carreira.

Confira!

O que é um curso de SQL?

Um curso de SQL é voltado para a linguagem de programação usada em diversos tipos de aplicações que utilizam bancos de dados relacionais. Esse curso oferece a possibilidade de aprender os primeiros comandos de Structured Query Language, usada na estruturação e consulta de bancos de MySQL e SQL Server.

Qual é a diferença entre Python e SQL?

Ambos são linguagens de programação.

O Python é uma sequência de comandos com a finalidade de executar alguma tarefa. Já o SQL permite trabalhar especificamente com bancos de dados, que são conjuntos de tabelas onde temos armazenadas várias informações.

Ou seja, elas não são ferramentas que competem com a mesma finalidade. O SQL não consegue fazer automações e integrações e não é possível usar o Python para banco de dados, vamos precisar usar o SQL também.

De forma mais aprofundada, o Python tem três grandes objetivos:

  • trabalhar com dados, manipulação de dados, uso de bibliotecas, análises etc.;
  • aplicação em automação, criar processos automatizados usando sequências de códigos para automatizar tarefas;
  • desenvolvimento de sites, aplicativos e sistemas, além de interfaces com usuários.

Enquanto isso, o SQL está presente em todas as grandes, médias e pequenas empresas que trabalham com bancos de dados. Os melhores exemplos são caixas de supermercado, programas de bancos e afins.

Como se usa o SQL?

A melhor forma para começar a usar o SQL é trabalhar com uma base bem simples. Preferencialmente, deve ser usada uma única tabela com um modelo de dados próximo do que você conhece e busca. Para quem não tem familiaridade, é aconselhável começar com o MySQL ou o PostgreSQL.

Contudo, o uso de banco de dados cresce a cada dia e há aulas para pessoas que não sabem o básico nem conhecem a linguagem.

Assim, você pode começar um curso SQL para iniciantes e desenvolver seu potencial para trabalhar em empresas de diversos segmentos e portes.

Qual curso de SQL fazer?

Opte por um curso completo e que atenda às suas expectativas. De nada adianta começar níveis intermediários ou avançados se você ainda não domina o básico.

No IPOG, você conta com o curso SQL: do básico ao avançado. Ele é ideal para quem trabalha diretamente com Business Intelligence, Data Science e desenvolvedores. Será um diferencial na sua carreira.

Curso de linguagem SQL: do básico ao avançado com o IPOG

A linguagem SQL é amplamente utilizada tanto para definição quanto para manipulação de bancos de dados, sendo padrão de praticamente todos os SGDBs (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados) disponíveis no mercado.

É uma formação de qualidade e que se destaca entre os cursos de curta duração do IPOG pelo aprofundamento, pela versatilidade e pelo aproveitamento em diversas áreas do conhecimento.

O que você vai aprender?

  • Noções de dados e informações, bases e banco de dados, sistema gerenciador de banco de dados, diagrama entidade relacionamento, modelo de dados relacional, normalização.
  • Campos calculados, ordenação de registros, funções de agregação, agrupamentos de dados, junções de tabelas, união entre consultas.
  • Noções de mineração de dados.
  • Linguagem SQL DDL: CREATE TABLE, ALTER TABLE, DROP TABLE, CREATE INDEX, CONSTRAINT.
  • Linguagem SQL DML: INSERT INTO, DELETE, UPDATE, SELECT INTO, SELECT, Atributos ALL, DISTINCT, DISTINCTROW e TOP, Cláusula FROM, GROUP BY, HAVING, IN, ORDER BY, WHERE, Funções Agregadas AVG, COUNT, SUM. INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, UNION. Subconsultas SQL, TRANSFORM, PARAMETERS.

Formação rápida e completa

O curso de linguagem SQL do IPOG é ofertado como curso de curta duração. Ou seja, é uma formação rápida e prática para quem precisa aprender do básico ao avançado em menos tempo.

Apesar da rapidez, os módulos oferecem uma visão macro da linguagem e proporcionam o aprofundamento adequado da técnica. Com isso, o profissional estará preparado para enfrentar os desafios do mercado.

Diferenciais de escolher o IPOG

Escolher uma instituição de referência faz toda a diferença na formação do profissional.

Hoje, com tantas informações disponíveis, é essencial saber optar pelo caminho que vai proporcionar visão analítica, estratégica e potencial competitivo na profissão.

Por isso, o IPOG conta com cursos sempre atualizados, corpo docente qualificado e uma estrutura impecável tanto para quem opta pela modalidade presencial quanto pela remota.

Confira, a seguir, algumas vantagens de quem escolher se qualificar com o IPOG.

Curso de SQL presencial

O curso presencial oferece a possibilidade de viver a experiência completa do curso de curta duração. O profissional irá frequentar uma de nossas unidades e usufruir da infraestrutura e do contato direto com professores e colegas da área.

Dessa forma, ele tem acesso não apenas ao conhecimento, mas também pratica o networking já pensando em sua colocação no mercado de trabalho.

Professores altamente capacitados

O curso de SQL tem os mesmos professores da graduação e da pós-graduação. São mestres e doutores altamente qualificados e com anos de atuação na área.

Além da experiência docente, eles têm projetos pessoais que irão inspirar os futuros profissionais rumo ao sucesso na área.

Grade curricular que acompanha as tendências de mercado

Sempre que surge uma nova tendência, os professores do IPOG estão atentos. As novas demandas do mercado são temas de debates em aulas, especialmente por meio do estudo dos cases.

Assim, o profissional fica preparado e sabe o que esperar dos desafios do mercado.

Ótima infraestrutura e localização

O aluno IPOG conta com excelente infraestrutura. As salas são climatizadas e contam com equipamentos novos para uso durante as aulas. 

As unidades também se encontram em boas localizações, com fácil acesso e suporte completo para alimentação e transporte. Assim, a experiência do curso se torna ainda mais satisfatória.

Opções de pós-graduação para continuar a trilha de aprendizado

Quem faz um curso de curta duração no IPOG pode se atualizar em uma área de sua preferência, com rapidez. Contudo, os profissionais descobrem um leque de possibilidades que podem impulsionar a carreira.

Por isso, ele conta com cursos de pós-graduação em diversas áreas para continuar a trilha de aprendizado e se tornar um profissional ainda mais completo.

Garanta sua vaga nas melhores empresas com o IPOG

Não perca tempo. Invista na sua carreira com um curso de linguagem SQL para aperfeiçoamento profissional.

Ele dará a você uma visão única de negócio e poderá potencializar sua atuação com suporte da tecnologia e do conhecimento em banco de dados.

Visite a página do curso, preencha o formulário e converse com um de nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Quer ganhar mais de R$ 10 mil? Conheça as profissões de tecnologia que estão em alta Com o avanço de diferentes ferramentas, softwares e inteligência artificial, as profissões de tecnologia têm ganhado cada vez mais destaque. Assim, empresas de todos os setores buscam pessoas cada vez mais qualificadas para aumentar a produtividade e se desen...
A evolução da Bitcoin: a moeda virtual de maior popularidade dos últimos anos Em 1990, a internet viu emergir um movimento que ficou conhecido por cyberpunks, composto por hábeis programadores entusiasmados com o potencial de independência conferido pela internet, em uma época em que ela estava distante da regulamentação governamental. ...
Crimes virtuais de pornografia infantil na mira de peritos criminais É fato que as novas tecnologias contribuem para a agilidade nas investigações de crimes cibernéticos. Mas também provocam um grande aumento de crimes virtuais, principalmente contra crianças e adolescentes.. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infân...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br