Cursos de curta duração: atualize-se para se destacar no mercado
5 minutos de leitura

Cursos de curta duração: mantenha-se atualizado para se destacar no mercado

Os cursos de curta duração são essenciais aos profissionais que precisam se atualizar e se manter competitivos em suas áreas de atuação. Em poucos meses, é possível ter acesso às competências mais indispensáveis nos principais cargos.

Hoje, esse tipo de curso garante conhecimentos complementares aos cursos de graduação e pós-graduação, mas exigindo menos tempo de dedicação e formação focada. Assim, o profissional conclui o curso com conhecimentos mais aprofundados nas novas tendências em suas respectivas áreas de atuação.

Quer saber mais sobre essa modalidade de curso? Neste artigo, o IPOG apresenta opções que podem alavancar a carreira e oferecer a atualização necessária a profissionais da graduação e pós-graduados que desejam preencher lacunas nos conhecimentos profissionais.

O que são cursos de curta duração?

Os cursos de curta duração são cursos de atualização, oferecidos por instituições de educação superior certificadas pelo MEC. Eles oferecem conhecimentos complementares a determinados cursos de graduação e pós-graduação.

Esses cursos curtos têm duração variada e podem ser concluídos em poucos encontros. Além disso, os conhecimentos oferecidos focam em temas específicos, melhorando o aprendizado e dando oportunidade ao profissional de se atualizar de acordo com as últimas tendências.

Normalmente, eles se apresentam em duas modalidades: cursos de curta duração presencial ou on-line. Nesse último caso, as melhores instituições oferecem aulas on-line e ao vivo, dando oportunidade de participação com docentes e outros estudantes.

Assim, esses cursos trazem saberes complementares ao ensino superior, abordando novas técnicas ou indo mais a fundo em determinados saberes essenciais no exercício da profissão.

Quem pode fazer um curso de curta duração?

Não há pré-requisitos e limitações para fazer um curso de curta duração on-line ou presencial. Basta ter interesse sobre determinado tema.

Hoje, os cursos de curta duração são alternativas com ótimo custo-benefício para estudar e se preparar, em pouco tempo, para as atualizações do mercado.

Embora essa formação não substitua a graduação e pós-graduação, ela é essencial para se manter competitivo e incrementar o currículo, mostrando às empresas que você se preocupa com sua formação profissional.

Além disso, essas modalidades de cursos são boas opções para testar saberes e novas áreas antes de se dedicar completamente à pós-graduação. Assim, é possível acompanhar as tendências do mercado e escolher sua área de especialização de forma mais assertiva.

Por que é importante estudar e se atualizar?

Especialmente entre profissionais nos primeiros anos de carreira, os estudos e a atualização são formas de antecipar oportunidades e, ao mesmo tempo, garantir diferenciais na hora de buscar melhores colocações.

Com tantos profissionais saídos das universidades, os cursos de curta duração estão entre as principais alternativas na hora de destacar o currículo, ainda mais entre os profissionais que têm em mente a área ou o cargo que pretendem seguir.

Além disso, eles são essenciais para quem já se formou há algum tempo e precisa reciclar conhecimentos e entrar em temas mais aprofundados sem gastar muito tempo até a conclusão do curso.

Veja, abaixo, as razões para entender melhor a importância de sempre estudar e ficar atualizado.

Aumenta o conhecimento na área

Os cursos de curta duração proporcionam ainda mais riqueza à graduação e à pós-graduação. Essas atualizações entregam saberes mais especializados para que você desempenhe uma função com mais valor à empresa, sempre atento às novas tendências.

Desenvolvimento de habilidades práticas

Cursos curtos, em pouco tempo, oferecem conhecimento focado e aprofundado sobre determinado tema. Além disso, eles são pensados para o desenvolvimento profissional e entregam tanto teoria quanto prática para que o estudante ganhe em qualidade formativa.

Atualização das tendências do mercado

Depois de terminar a graduação ou mesmo a pós-graduação, muitas pessoas acreditam que o que já aprenderam é suficiente para exercer suas funções com excelência. Contudo, muitas práticas mudam ao longo dos anos.

Assim, o curso de curta duração oferece a possibilidade de estar atento a tendências e novas práticas, focando nas últimas mudanças em cada área.

Aumento dos rendimentos

Todo nível de especialização aumenta a média salarial do profissional. Não à toa, um curso de atualização que refina e torna você especialista em determinada função pode tornar os seus rendimentos mais altos.

Essa busca por conhecimento atualizado e extra é bem-vista pelas empresas e costumam ser reconhecidas, sejam com bonificações ou promoções ao longo do tempo.

Preparação para assumir mais responsabilidades

A graduação apresenta toda a base necessária para desempenhar diferentes funções. No entanto, muitos cargos dependem de experiências prévias ou até mesmo de conhecimentos mais afunilados.

Nesse sentido, os cursos curtos se destacam por preparar o profissional e antecipar as futuras responsabilidades. Além disso, essas atualizações vão além do que é esperado pelo profissional, então podem render melhores resultados e aprendizado das funções.

Como escolher cursos de curta duração para inserir no currículo?

Para escolher cursos de curta duração, alguns pontos precisam ser levados em consideração. Sua área de atuação profissional, funções que desenvolve dentro da empresa e até mesmo ramo de atuação em que deseja se aprofundar para transição de carreira são alguns deles.

Saiba, abaixo, outros fatores decisivos para escolher um curso de curta duração.

Analise a credibilidade da instituição de ensino

Entre tantos pontos, você precisa buscar uma instituição de alto nível. Para avaliar a credibilidade, é possível buscar comentários nas redes sociais e na internet, ver depoimentos de quem se formou na instituição ou buscar o índice de satisfação.

No caso do IPOG, o índice de satisfação dos estudantes já formados é maior que 97%.

Considere a qualidade do corpo docente

Outro ponto a ser considerado quando você está em processo de escolha do curso de curta duração é o corpo docente. Busque nomes que unam experiência no assunto a ser explorado e sucesso profissional

No IPOG, os cursos de curta duração são ministrados por professores que têm histórico nas áreas e capacidade pedagógica indiscutível. Esse é um diferencial que afeta diretamente a qualidade do ensino e da formação dos estudantes.

Foque em cursos que somem ao currículo

Um curso de curta duração está entre as principais formas de acrescentar na formação inicial. Portanto, opte por cursos que abordam novas técnicas e tendências da sua área para ser reconhecido como um profissional que quer crescer profissionalmente.

Melhores cursos de curta duração para fazer em 2023

Os melhores cursos de curta duração são aqueles que estão alinhados às tendências e às novas práticas dentro do mundo corporativo.

Entre os cursos em destaque para investir nos próximos anos, estão:

Conheça o IPOG

O IPOG é uma instituição de ensino que traz graduações, especializações em nível de MBA e pós-graduação, além dos cursos de curta duração

Desde 2001, o IPOG é responsável por mais de 100 mil alunos em todo o Brasil, conta com 25 mil alunos matriculados em diferentes áreas de ensino e soma 52 polos de aprendizado espalhados por todo o país.

Dê o primeiro passo para o seu sucesso profissional buscando sua atualização!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br