5 dicas super práticas para motivar pessoas e gerenciar equipes
2 minutos de leitura

5 dicas super práticas para motivar pessoas e gerenciar equipes

IPOG, Motivar pessoas, Gerenciar equipes

Ser capaz estar atento às suas necessidades, motivar pessoas e gerenciar equipes é uma regra essencial para o crescimento de uma organização. Mesmo sabendo que muitas vezes as pessoas trabalham pelo dinheiro, mas não é apenas o incentivo financeiro que vai garantir o melhor desempenho dos profissionais. Um bom gestor deve motivar cada colaborador, descobrir o que eles apreciam e o que os deixam mais felizes no seu ambiente de trabalho.

Por melhor que seja um produto ou serviço, ambos só podem ser produzidos se existir um profissional competente e satisfeito por trás. O fato de a equipe estar devidamente alinhada aos objetivos da organização pode ser decisivo para a sobrevivência do negócio no mercado. Por isso, é preciso estar atento a satisfação dos colaboradores para promover a eficiência, aumentar a rentabilidade e a capacidade de crescimento.

Se você tem dúvidas de como motivar sua equipe, observe as cinco dicas da coordenadora do curso de MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, Cyndia Bressan, e garanta o engajamento do seu time:

1) Envolva os colaboradores em novos projetos

Mesmo que os colaboradores não concordem com a finalização do projeto, quando eles estão envolvidos desde o início eles se comprometem mais, tem a responsabilidade de ajudar e se sentem mais ativos no processo.

2) Seja transparente com propósitos de mudanças

Em qualquer alteração na empresa, mantenha a transparência. Isso traz tranquilidade para a equipe e, ao mesmo tempo, mantém o colaborador motivado na execução de suas tarefas.

3) Ouça seu colaborador

Tenha um tempo para conhecê-lo, para conversar com ele, para saber suas inspirações, sejam elas profissionais ou não. Conheça os seus anseios, seus desejos, seus sonhos e até mesmo as suas dificuldades. Tudo isso pode ajudá-lo a gerenciar melhor o seu colaborador.

4) Tenha feedbacks sistemáticos com sua equipe

Essa é uma forma de dizer como está indo o desempenho de cada colaborador. Aproveite o momento para elogiar, fazer algumas correções e, ao mesmo tempo, ajudar a sua equipe a se sentir mais tranquila.

5) Ajude seu colaborador no próprio autoconhecimento e desenvolvimento de conhecimentos

Incentive-o a participar de palestras, fazer cursos de graduações, pós-graduações: tudo isso vai abrir a mente dele para o mundo. Assim, ele vai se conhecer melhor e, em contrapartida, apresentar resultados mais satisfatórios no trabalho.

Artigos relacionados

Qual o legado 2016 deixou para nós? Podemos dizer que 2016 não foi um ano fácil, não é mesmo? Mas temos a certeza que ele deixou um legado positivo, que foi o desenvolvimento de competências e habilidades. Foi preciso que cada um aprendesse, mesmo que na marra, a ser mais produtivo, inovador e r...
Cinco passos para promover a igualdade da mulher A mulher foi à luta e mostrou à que veio. Têm conquistado cada vez mais o mercado de trabalho e aprendido a conciliar marido, filhos e a profissão. Mesmo assim, elas ainda ganham bem menos que os homens. No entanto, ainda há muito o que ser feito para que ela ...
Agronegócio Brasileiro da ficção à realidade: um exercício de respeito à terra A palavra humilde tem sua origem no grego antigo, e não representa somente os conceitos atuais de modéstia e simplicidade. Sua origem vem de húmus, que significa “terra”, que consequentemente deu origem à palavra homem e humanidade. Humilis, na Grécia antig...

Sobre Curadoria - Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG