Eleições 2018: 5 dicas fundamentais do marketing político
3 minutos de leitura

Quer vencer as eleições de 2018? Aprenda as 5 dicas fundamentais do marketing político

Estamos passando por um momento de forte polaridade na política, onde vemos um verdadeiro FLAxFLU.  Ou eu gosto do candidato A ou do Candidato B e que no final das contas é mais do mesmo. Vivemos uma crise de identidade nesse setor que, infelizmente, não vai ser solucionada nas eleições de 2018. Longe disso, vamos precisar de algumas décadas para ver o Brasil voltar aos trilhos.

Mas, nem tudo é drama no panorama em que vivemos. Por mais que pareça clichê, 2018 será um ano propício para progredir com as mudanças. Um sinal disso foi a renovação, no último pleito em 2016, da câmara Municipal de Goiânia com mais de 60% de novas caras no plenário.

Agora ficam algumas perguntas: você está preparado para vencer uma eleição? Já pensou em alguns pontos que podem ser fundamentais para criar um bom candidato como: ética, legislação, marketing político e eleitoral, assessoria de imprensa, discursos e mídias sociais? E mais: como eu, candidato ou profissional de marketing, posso me destacar nesse cenário? Se você está a procura dessas respostas, este artigo vai te ajudar!

Marketing Político: 5 dicas para você começar a construir sua campanha

1- Eleições: Construindo uma marca

A primeira dica é: tenha clareza de quem é o candidato. Outro ponto importante é fazer questionamentos.

  • Qual o nicho de atuação do candidato?
  • Tem um foco nas suas ações?
  • Conhece seus públicos de interesse e como fará sua comunicação?
  • Qual região abrange?
  • Quais problemas pretende resolver?

Construir uma marca pessoal forte do candidato é essencial para alcançar os resultados esperados.

2- Planejamento

Planejamento é fundamental para uma campanha eleitoral. Você tem que estar preparado para sua mensagem chegar a quem precisa antes da campanha.  45 dias é muito pouco para vencer. Fique atento a legislação eleitoral, veja o que pode e o que não pode ser feito. Ah, e aproveite para conferir aqui o manual do candidato de 2018, pois todas as informações constadas te ajudarão a se preparar ainda mais.

3- Use a linguagem certa 

Como você vai falar com o eleitor? Planejar o tipo de linguagem, materiais para cada tipo de público e canais de divulgação da sua mensagem é importantíssimo. A linguagem vai além da escrita. Envolve a fala, a roupa que o candidato usa, o logo da campanha, jingle e material gráfico. A comunicação precisa ter consistência, não é bom mudar de lado de acordo com a maré.

4- Conte histórias envolventes  

O Storytelling é uma das táticas para conquistar seu eleitor. Seja verdadeiro, escolha a linguagem adequada e saiba quais são os problemas que seu eleitor precisa que você ajude a resolver.

5- Dialogue com o seu eleitor  

Depois de saber quem é o candidato, é fundamental construir um canal de comunicação com seus possíveis eleitores. Você precisa ser acessível e conversar com as pessoas. Use as redes sociais! Ela é a forma mais democrática de fazer a divulgação das suas ideias.

Se ainda não tem perfis nas redes sociais, comece hoje mesmo. Faça enquetes sobre assuntos relevantes aos eleitores da sua região, poste vídeos, deixe o eleitor saber quem você é, como você fala e qual a sua opinião sobre os assuntos que ele considera importante.

Um bônus 

Uma dica extra! Crie uma rede de amigos e apoiadores para divulgar suas ideias. Quanto mais pessoas falando de você melhor. Torne-se relevante e conhecido.

A realidade eleitoral hoje permite que você comece sua campanha eleitoral. Não perca mais tempo e ajude o Brasil a construir uma nova identidade com políticos sérios e honestos.

Uma última dica: mesmo podendo fazer campanha agora você não pode pedir voto, apenas divulgue suas ideias e intenção de ser candidato no próximo ano.

E se você quer se preparar ainda mais para vencer as eleições de 2018, conheça o Curso de Curta Duração em Campanhas e Marketing Político. Afinal, alcançar a vitória exige estratégia, dedicação e muito conhecimento.

Artigos relacionados

As métricas digitais que você deve conferir toda a sua atenção Vamos falar sobre métricas digitais? O desenvolvimento da era digital conferiu ao marketing um salto de qualidade na assertividade de suas ações. Isso porque a mídia online permite que seja feita a mensuração do alcance das campanhas idealizadas, além de promo...
Marketing sensorial: saiba como estimular os sentidos para conquistar clientes O marketing sensorial é uma estratégia que se encaixa na demanda crescente pelo foco na experiência do consumo. Por meio dos cinco sentidos, lojas e marcas estimulam as sensações para que a visita ao local e a compra sejam marcantes para o cliente. Essa é ...
7 Lições de marketing aprendidas com as startups As startups – novos modelos de negócios que buscam um nova forma de resolver um problema no mercado – têm conquistado projeções bilionárias nas últimas décadas. Em seu escopo trazem uma nova forma de se fazer algo já consagrado na sociedade, agregando facilida...

Sobre Lucas Alfaix

Professor Especialista do IPOG. MBA Mídias Digitais e Especialista em Marketing e Inteligência Digital. Consultor de Marketing Político e Eleitoral.