Que tal dar um up na sua produtividade pessoal em 2018?
3 minutos de leitura
28 de fevereiro de 2018

Que tal dar um up na sua produtividade pessoal em 2018?

Alguma vez você já teve aquela sensação de acordar, saber que tem uma série de tarefas a serem realizadas naquele dia, mas as horas vão passando… Você até se compromete com alguma daquelas atividades previstas, mas logo chega o fim do dia e mais parece que ele só foi um dia a menos no seu calendário. Triste né? Mas você não é o único que passa por isso, viu?! Por isso tantas pessoas estão em busca de dicas para ter mais produtividade pessoal.

Produtividade Pessoal X Multitarefas

São os sintomas da multitarefas. Sempre estamos repletos de atividades pra fazer, mas nos esquecemos de que, o que importa mesmo, é gerar resultados. Só que quando ocupamos nosso cérebro com dezenas de tarefas, nossa produtividade pessoal logo cai e aí acabamos gerando bem menos do que deveríamos.

Redes sociais, conversas paralelas, ansiedade… tudo isso pode interferir na maneira como produzimos no nosso dia-a-dia. Mas o que fazer? Será que você consegue pelo menos identificar quais são os principais vilões da sua produtividade pessoal?

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia revelou que após uma interrupção são necessários cerca de 23 minutos para retomar à tarefa anterior. Isso mesmo! Leva todo esse tempo até você ter o mesmo foco e concentração que tinha antes de parar. Por isso, é tão importante se preocupar em diminuir esses feitos das distrações para se tornar cada vez mais produtivo.

Dicas para aumentar a produtividade pessoal?

Recentemente, nós conversamos aqui no Blog IPOG sobre 5 escolhas para aumentar a sua produtividade. Mas queremos te ajudar a ir além. Por isso, o professor do IPOG, Daniel Vieira, separou mais 5 dicas que vão te ajudar a criar uma rotina organizada e assim, aumentar sua produtividade pessoal. Preparado?

1) Liste prioridades e não atividades

Na maioria das vezes, fazemos uma lista com uma série de atividades que precisamos fazer no dia-a-dia, na semana ou até no mês. O problema é que se organizar dessa maneira reduz o nosso foco. O excesso de atividades deixa a pessoa confusa, afinal, sempre temos muitas coisas para fazer!

DICA: Liste apenas 3 prioridades por semana! Isso mesmo! Apenas aquilo, que de maneira alguma, você pode deixar de fazer.

2) Gaste tempo planejando a execução

Se você quer aumentar a produtividade pessoal, precisa gastar tempo criando um método de trabalho que seja pessoal e eficaz, que seja personalizado, algo que você descobriu que funciona para você.

“À medida que a gente entende como funciona o processo, a gente sabe quanto tempo ele dura, cria uma rotina e acaba se tornando mais ágil no processo. Por isso, é tão importante criar um rotina de trabalho e gastar um tempo planejando essa rotina de trabalho”, explica o professor.

Lembre-se: “se você falha em planejar, planeja falhar”, já dizia Benjamim Franklin.

3) Aprenda a delegar 

Se envolva com aquilo em que você já descobriu que é bom. O restante, delegue!

“O que acontece é que  muitas vezes a gente se envolve com tarefas q não são da nossa responsabilidade e por a gente não ter uma competência sobre aquela tarefa, acaba gastando mais tempo tentando entender como fazê-la e depois, tentando executá-la”, lembra Daniel Vieira.

Por isso é tão importante aprender a delegar as tarefas que não são de nossa competência para aumentar a nossa produtividade pessoal.

4) Aprender a dizer não

A maior dificuldades das pessoas é saber: “mas quando devo dizer não?”

Daniel Vieira explica que é fácil identificar. Segundo ele, geralmente essas demandas para as quais devemos aprender a dizer “não” são de terceiros. São coisas que as pessoas pedem pra gente fazer para ajudá-las, mas que estão fora da nossa lista de prioridades.

Normalmente são tarefas que não estavam no nosso planejamento semanal e acabam tomando um tempo que a pessoa não tinha programado gastar. Viu como são coisas simples que afetam nossa produtividade pessoal?

5) Planeje a semana antes dela começar

Não deixe pra planejar sua semana na segunda-feira de manhã tomando banho ou para organizá-la dentro do carro a caminho do trabalho. A dica é: Gaste um tempo no domingo planejando a semana toda!

De acordo com o professor Daniel Vieira, nós não criamos uma responsabilidade sobre o planejamento quando o fazemos de forma relaxada.

E é claro, tenha sempre foco e disciplina. Sempre esteja atento ao que precisa ser melhorado. Coloque em prática essas dicas e perceba como é possível melhorar sua produtividade pessoal.

Pra te ajudar nessa jornada, separamos um e-book especial sobre Gestão do Tempo pra você!

 

 


Artigos relacionados

IPOG recebe mais uma edição do “Doe Pensamentos Positivos” As aulas no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) ganharam uma atmosfera diferente nesta manhã de domingo (26). Isto, porque os alunos puderam vivenciar mais uma edição da “Doe Pensamentos Positivos”, uma ação nacional que tem por objetivo principal ge...
Já é hora de rever seus comportamentos nas organizações! Entenda o porquê Existe uma frase de Peter Drucker que  a importância dos comportamentos para o sucesso das organizações. Confira: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos” Ao fazer essa afirmação, Drucker  most...
Como identificar suas Forças de Caráter e Forças de Assinatura? Você sabia que todo mundo tem 24 forças de caráter? E que dentre elas, temos 5 forças de assinatura? Se tratam de capacidades pessoais que possuímos, mas que nem sempre temos consciência disso. Têm a ver com aquilo que fazemos naturalmente bem. Quando colocamo...

Sobre Daniel Vieira

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial com foco em economia da experiência e coordenador do curso de MBA EaD Gestão Empresarial, Inovação & Estratégia Competitiva do IPOG.

Comentários