Pós-graduação em Agronegócio
9 minutos de leitura
03 de dezembro de 2018

Saiba por que a Pós-graduação em Agronegócio é a tendência do futuro

Saiba por que a pós-graduação em agronegócio é uma tendência do futuro.

O setor primário (responsável pela agropecuária, produção de insumos e matérias-primas) tem se mostrado consistente em muitos aspectos. Seu crescimento e solidez faz com que a Pós-graduação em Agronegócio ofereça oportunidade de crescimento para os profissionais que almejam conquistar seu lugar nesse mercado.

O agronegócio brasileiro apresenta uma grande variedade de segmentos: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça, pesca e mineração, cada um com suas características e força de mercado.

Assim, se faz necessário a presença de profissionais cada vez mais completos e qualificados para lidar com esse setor que está em constante expansão, tanto de volume de vendas quanto de avanços tecnológicos e inovações.

Nesse artigo, vamos falar sobre as características desta especialização e os motivos pelos quais vale a pena investir na Pós-graduação em Agronegócio para se dar bem no mercado de trabalho.

O cenário da indústria agropecuária é positivo!

Você sabia que a indústria agropecuária brasileira é responsável por cerca de 26% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional? Isso significa que uma grande parcela da economia do país gira em torno desse setor.

Além disso, as projeções para os próximos anos são muito positivas.

Segundo a ONU, até 2030, a produção de alimentos no mundo irá aumentar em 40%.

Para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil se tornará o maior produtor de alimentos do mundo até 2025.

Isso não está tão distante de acontecer, não é mesmo?

Um fato animador é que, mesmo em tempos de crise, esse setor não demonstra declínio e esse é o motivo pelo qual muitas pessoas têm migrado para essa área.

A Pós-graduação em Agronegócio pode garantir um lugar nesse novo cenário para você.

De olho no que esse mercado apresenta de novidade, você poderá cursar uma pós-graduação que vai te preparar para as melhores oportunidades neste setor.

Confira mais alguns dados sobre a agro-indústria no Brasil que vão te animar: O nosso país é o…

  • … maior produtor de café, açúcar e laranja do mundo;
  • … maior exportador de cana-de-açúcar e etanol do mundo;
  • … maior exportador de Aves do mundo;
  • … maior exportador de carne bovina do mundo;
  • … segundo maior produtor de soja do mundo.

Áreas de atuação na agroindústria

Se você vem de outras áreas como Direito, Contabilidade ou Administração, saiba que na agroindústria há espaço para você também.

Isso porque esse setor possui áreas de atuação mais específicas que necessitam que profissionais graduados em outros segmentos se apropriem de práticas de gestão em agronegócio, a fim de acompanhar as constantes atualizações desse mercado.

Descubra a seguir algumas possibilidades que o agronegócio oferece à profissionais que se interessam por esse setor, mas não são formados em agronomia necessariamente.

Exportações

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2017, as exportações brasileiras do agronegócio experimentaram um crescimento de 13%, saindo de US$ 85 bilhões para US$ 96,01 bilhões, correspondendo à 44,1% das exportações brasileiras.

Graças à esse expressivo crescimento, o setor vem gerando uma série de oportunidades de empregos e precisa de profissionais qualificados.

Commodities e Bolsa de Valores

No Brasil, o mercado de negociação é bastante ativo, o que cria muitas oportunidades para que pessoas físicas possam investir.

Isso ocorre porque o nosso país é considerado um grande produtor e exportador de commodities e essas movimentações acontecem sob a forma de contratos no mercado futuro – dentro da conhecida B3 (BM&FBovespa).

Por esse motivo, a agroindústria também solicita a presença de profissionais de áreas como Contabilidade, Economia e Administração.

Direito Agrário

O Direito Agrário é um ramo do direito que regula a relação do indivíduo com a terra. Para isso, se relaciona com outros ramos, como o direito civil, penal, tributário, internacional e outros.

Por isso, é importante para a agroindústria contar com a presença de advogados especializados em agronegócio, para o fomento de progresso social e econômico do trabalhador rural e o enriquecimento da comunidade.

Tudo isso mantendo o uso racional do solo, para que este beneficie a maioria dos cidadãos do campo e da cidade, reforçando práticas de preservação ambiental dos recursos naturais.

Cadastro Rural

O Cadastro Ambiental Rural – CAR – é necessário para a regularização ambiental do imóvel rural e tem sua obrigatoriedade prevista em lei.

Proprietários rurais que não efetuarem o registro podem sofrer, entre outras penalidades, a perda do direito ao crédito e financiamentos agrícolas, previstos na lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal Brasileiro).

O cadastro pode ser feito com ou sem a ajuda de um profissional, pela internet. Para maiores informações, acesse a cartilha elaborada pelo Governo Federal e confira!.

Funrural

O Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, mais conhecido pela sigla Funrural é um fundo de contribuição social de recolhimento obrigatório, destinado à aposentadoria do empregador rural.

A contribuição é recolhida para o INSS, RAT e SENAR e deve ter sua declaração realizada por meio da SEFIP/GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social).

Confira quem deve contribuir com o Funrural:

  • o produtor rural pessoa física que não tem empregados;
  • o produtor rural pessoa física que tem empregados; e
  • o produtor rural pessoa jurídica que tem empregados.

Um profissional da área de contabilidade desempenha papel importante no acompanhamento do proprietário rural, auxiliando na administração desta e outras questões burocráticas ligadas à propriedade.

Inovação e Tecnologia

A)     Agritech

As startups brasileiras de agronegócio estão na lista das mais inovadoras do mundo. Em um mapa realizado pela consultoria americana CB Insights, aparecem três empresas brasileiras: BovControl, Strider e Aegro.

B)     Biocombustíveis e Biomassas

O Brasil é destaque mundial na produção de biocombustíveis, extraído do cultivo de oleaginosas e de cana-de-açúcar, por exemplo.

Além disso, o país se destaca na produção de biomassa e biogás como fonte de energias renováveis e de preservação ambiental.

Que tipo de profissional o mercado do Agronegócio busca?

O mercado do Agronegócio tem buscado profissionais cada vez mais qualificados e especializados, com conhecimentos sobre o mercado externo, tecnologias, inovações e tendências, mas, principalmente, maneiras sustentáveis de solucionar problemas.

A procura por profissionais completos e atualizados se explica pela mudança nas relações de mercado e as novas exigências, principalmente aquelas propostas pelo consumo.

Assim, o MBA em Agronegócio vem ganhando notoriedade e é visto como um dos cursos mais requisitados do mercado.

Desafios de um especialista em Agronegócio

Como em toda profissão, a capacidade de enfrentar grandes desafios deve fazer parte do perfil do profissional deste setor.

Ao cursar uma Pós-graduação em Agronegócio, você será preparado para um mercado cada vez mais preocupado com o consumo de alimentos e maneiras de produzir com qualidade, sem causar maiores danos para o meio ambiente.

Segundo a ONU, as projeções para os próximos anos apontam que o planeta chegará a 9,5 bilhões de habitantes até 2050.

Além da preocupação com a produção de alimentos para nutrir tanta gente, outras questões são levantadas, como o aumento na produção de resíduos e maneiras para fazer com que a logística reversa funcione de forma eficiente.

Infraestrutura e logística

Embora seja um setor repleto de pontos positivos, a falta de infraestrutura e logística do país impede que ele tenha seu tão esperado salto em direção ao futuro.

A solução para esse problema começa com a qualificação dos profissionais que, passando a entender os processos de ponta a ponta, consigam desenvolver soluções inteligentes e gerar resultados eficientes.

Gestão empresarial

Esse ainda é um mercado escasso de profissionais com conhecimentos nas práticas empresariais e, principalmente, com viés para a agroindústria.

Para o especialista neste segmento, esse não deve ser um problema, mas sim uma oportunidade para virar o jogo em seu favor!

O que é o curso de Pós-graduação em Agronegócio?

A Pós-graduação em Agronegócio é uma especialização voltada para a indústria agropecuária, mas com um viés para o business (negócios).

O dia a dia no campo provou que somente a experiência da rotina diária não atende a demanda de um mercado em ebulição.

Por isso a necessidade de profissionais especialistas, com conhecimentos avançados em Economia, Tecnologia, Administração, Mercado, Sustentabilidade e Agronegócio para a realização de tarefas mais complexas que hoje são essenciais para a vitalidade da agroindústria.

Nesse contexto, a Pós-graduação em Agronegócio traz uma nova visão de mercado para Empresários, Executivos, Gerentes, Consultores e demais profissionais do Agronegócio, Agroindústria ou áreas correlatas.

Entendendo que essa nova configuração de mercado requer do profissional um conhecimento aprofundado em estratégias mercadológicas e questões de responsabilidade socioambiental, o curso oferece capacitação e ferramentas que ele irá utilizar no cotidiano para solucionar as mais variadas situações que o setor apresenta.

Quem é o público-alvo desse curso?

O curso é direcionado para profissionais que estejam ou almejam cargos de gestão e desejam ampliar seus conhecimentos em Agronegócio.

O IPOG (Instituto de Pós-graduação e Graduação) oferece especialização neste setor na modalidade MBA, com um curso que integra diversas áreas de conhecimento para a formação de um profissional completo: o  MBA Agronegócio & Agroindústria com Ênfase em Sustentabilidade.

Mesmo que você venha de outras áreas de formação, que não o Agronegócio, não tenha receio em escolher esse curso, porque ele também é recomendado para quem busca ter afinidade com a área.

Se você precisa de ajuda para escolher uma excelente instituição de ensino onde cursar sua Pós-graduação em Agronegócio, nós temos um material para te ajudar: E-book grátis: Escolha a melhor instituição de ensino para sua pós-graduação.

saiba como escolher a melhor instituição para sua pós-graduação.

Baixe o E-book gratuitamente e descubra o que é essencial saber na hora de avaliar uma instituição.

O que vou aprender no curso?

O objetivo do MBA Agronegócio & Agroindústria com ênfase em Sustentabilidade do IPOG é formar um profissional capacitado para lidar com os desafios e novas tendências que a indústria agro apresenta.

Por isso, você deve estar preparado para aprender novos conceitos e a sua aplicação na agroindústria. Além de desenvolver algumas competências, tais como:

  • conhecimento em gestão estratégica do Agronegócio e da Agroindústria;
  • aprender com estudos de caso baseados nas Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional à fundamentação de diagnósticos;
  • certificação profissional em gestão estratégica da Globalização do Agronegócio e da Agroindústria;
  • compreender o Desenvolvimento Regional com Responsabilidade Ambiental.

Conheça algumas das formações curriculares que você irá adquirir na Pós-graduação em Agronegócio do IPOG.

Conheça a formação curricular do MBA em Agronegócio & Agroindústria do IPOG

O curso contempla uma visão estratégica sobre a indústria agropecuária, com foco em soluções que mantenham a eficiência e os bons resultados.

O profissional com essa formação é responsável por programar ações de longo, médio e curto prazo, a fim de prevenir possíveis problemas.

Veja, a seguir, algumas das principais competências e habilidades desenvolvidas no curso de Agronegócio & Agroindústria com Ênfase em Sustentabilidade do IPOG.

Tendências atuais dos Modais Logísticos no Agronegócio

O Brasil é um país continental, por isso não é fácil fazer com que seu produto chegue às mais variadas regiões. É preciso conhecimento sobre logística e quais modais utilizar para que ele chegue para o cliente, com o menor tempo e custo.

Nesse setor, além de produzir com qualidade, entender sobre logística faz toda diferença, ela corresponde a uma grande parcela do seu serviço. Sabendo disso, essa especialização busca atender a escassez que o mercado tem por profissionais com essa competência.

Gestão de Custos de Armazenagem, Distribuição e Exportações

Como gestor, é fundamental que você conheça todos os custos da sua produção, tal como viabilizar e disponibilizar seu produto para todos os seus clientes.

Com essa competência, você vai entender sobre a função dos centros e canais de distribuição para seu negócio.

Visando a grande oportunidade que existe no comércio externo, surge a necessidade de que o aluno entenda sobre o mercado de exportação e as melhores chances de ampliar a comercialização e se relacionar com outros países.

Cooperativismo, Associativismo e Crédito Rural

A agroindústria não funciona sozinha, e os colaboradores são uma peça fundamental do processo.

Gerir pessoas não é uma tarefa fácil e, quando se trata de cooperativas e associações, essa é uma atividade muito mais delicada.

Por isso, no curso do IPOG, você vai obter conhecimento sobre essas associações autônomas, para saber qual a melhor forma de se relacionar com elas, além de atuar de maneira colaborativa entre elas.

Faça parte do futuro, invista na Pós-graduação em Agronegócio do IPOG

Está pensando em fazer uma Pós-graduação em Agronegócio?

Na hora de dar o próximo passo rumo ao seu sucesso profissional, escolher uma das melhores instituições de ensino do país faz toda diferença.

O  IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação oferece  diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação  dos seus alunos que chega a 97,1%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos que são realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Invista na sua carreira fazendo uma pós-graduação em Agronegócio.

Para mais informações, ligue-nos ou acesse a página do nosso MBA Agronegócio & Agroindústria com Ênfase em Sustentabilidade.


Artigos relacionados

Arquitetura: dicas para conquistar clientes Relacionar-se com o cliente é um desafio para o profissional de qualquer área do mercado. Fidelizá-lo em um mundo com cada vez mais opções tornou-se estratégia de sobrevivência. Portanto, é importante estar antenado que, de fato, a conquista começa desde o pri...
Conheça a história da arquiteta que fez o bom atendimento ao cliente ser seu diferencial "Considero todos os meus trabalhos importantes para minha carreira. Cada experiência é única, desde uma pequena reforma de uma sala até uma clínica ou até mesmo uma fábrica de móveis da qual já fui autora de projeto". Essa é Érica Pandolfo, arquiteta que fez o...
Novos desafios: Com especialização em Gestão da Manutenção Tatiana assume Liderança O desempenho ímpar da engenheira de computação, Tatiana da Silva Araújo, detectado em nove anos de dedicação à empresa Oi Telecomunicações a levou a assumir uma posição de liderança, em uma área diferente de atuação. Foram nove anos dedicados ao planejament...

Sobre Kelson Ribeiro

Consultor Associado da Skill Consult, atuando em Planejamento Estratégico e Diretor de Capacitação Profissional da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG. Mestre em Desenvolvimento Regional com Ênfase em Gestão Estratégica de Empreendimentos UNIALFA, formação em Administração Financeira UNIVERSO, Ciências Contábeis PUC, MBA em Logística de Produção e Distribuição IPOG, Tecnólogo em Segurança e Saúde Ocupacional SENA AIRES e Intercambio Cultural na Kaplan Business School Berkeley Califórnia EUA.

Comentários