Um projeto de iluminação tem relação direta com o desempenho do estabelecimento comercial. Assim como o branding da empresa e outros aspectos ligados à semiótica da empresa, a luz gera tanto impactos positivos quanto negativos, interferindo na percepção e na funcionalidade do negócio.
Na prática, além da construção do ambiente e detalhamento de mobiliário, a luz precisa ser levada à ponta do lápis, especialmente em projetos empresariais que dependam de relações.
Empresas que têm um projeto de iluminação pensado por profissionais especializados na área têm muito a ganhar na relação entre a empresa e o cliente. Por isso, essa tem sido uma pós-graduação muito procurada, principalmente porque nem todos os arquitetos e designers de interior dominam essas técnicas com apenas com conhecimentos adquiridos na pós-graduação.
Quer entender mais sobre a área e os impactos da luz em relação ao indivíduo, tratando de questões de percepção e neurociência? Neste artigo, o IPOG reúne todas as informações que você precisa para levar esse diferencial aos seus projetos.
Como a iluminação interfere no ambiente comercial?
A iluminação é um aspecto que não pode ficar de fora dentro do projeto de arquitetura, especialmente naqueles que partem da neuroarquitetura, consideram o ciclo circadiano na hora de definir cores e construir ambientes. Isso acontece porque a luz afeta diretamente a percepção dentro do ambiente.
Segundo o ciclo circadiano, o corpo humano reage ao lidar com certos padrões de luzes, no qual tons mais fortes mantêm o indivíduo desperto, enquanto tons mais fracos remetem ao descanso.
Portanto, do ponto de vista empresarial, ao lidar com o processo de vendas, o negócio precisa construir um ambiente com uma iluminação adequada, mantendo os clientes despertos e interessados no que a equipe comercial tem a oferecer.
Indo além disso, a luz tem outros aspectos, como a possibilidade de destacar certos elementos ou conduzir de forma intuitiva o olhar do cliente. Aliada às cores, a iluminação também pode provocar sensações específicas, como a calma, a ansiedade e até mesmo a fome.
Todas essas possibilidades e interferências são consideradas em um projeto de iluminação, porém dependem de conhecimentos mais raros nas graduações tradicionais. Por isso, profissionais têm na especialização formas de oferecer projetos mais competitivos e completos.
Relação entre a iluminação e as vendas
Pensar em um projeto luminotécnico é um aspecto importante para gerar diferentes impactos nas vendas das empresas.
Isso porque a iluminação tem relação direta com as vendas. Geralmente, os efeitos são de valorização ou ofuscamento de produtos e informações ou criação de ambientes propícios ou não às vendas a partir de tons de luzes e cores.
Quando o profissional leva essas técnicas em consideração, os impactos podem provocar um bônus à loja, afetando diretamente as vendas e os resultados obtidos pela equipe. Da mesma forma, projetos equivocados podem gerar efeitos negativos, tornando o ambiente e os produtos menos interessantes ao cliente.
Como projetar a iluminação de salas comerciais?
Projetar a iluminação de salas comerciais depende de diferentes aspectos, como o propósito da empresa, o branding do negócio, os itens a serem vendidos etc. Felizmente, você pode seguir certas dicas e, desse modo, tornar o projeto de iluminação mais conciso, eficiente e, acima de tudo, fácil de ser feito.
Para isso, os especialistas em arquitetura e iluminação do IPOG citam conselhos imprescindíveis. Confira!
1. Analise as características do ambiente
Cada ambiente é único e não há como deixar de considerar os aspectos que dão personalidade ao projeto.
Entre os fatores que sempre mudam, você não pode se esquecer:
- do tamanho do local;
- dos conduítes elétricos que podem ou não ser usados;
- da disposição das janelas;
- das áreas envidraçadas com entrada de luz natural;
- do propósito comercial da empresa;
- da localização e dos arredores.
Além disso, vale a pena mencionar que o projeto luminotécnico precisa considerar as recomendações de tensões da NBR 5410. Portanto, o apoio de um eletricista é sempre recomendado.
2. Considere o estilo do local
O estilo do local tem uma relação direta com o branding da empresa, isto é, a identidade visual e objetivos do negócio. Por exemplo, um restaurante de alto padrão costuma ter posicionamentos de requinte e modernidade, que se refletem nas cores e no logo da empresa.
Por isso, leve em consideração as composições da empresa e deixe as escolhas da iluminação alinhadas aos objetivos da empresa, como a busca pela sofisticação, descontração, modernidade etc.
Para tanto, é recomendado conversar diretamente com o gestor ou o líder de marketing.
3. Observe a temperatura da sala
Há uma diferença entre cores quentes e frias, e isso precisa ser considerado na hora de elaborar um projeto de iluminação no ambiente de trabalho, intercalando as cores se necessário ou dando preferência para certos tons.
A cor quente é recomendada em espaços que buscam a sensação de bem-estar. A partir de tons avermelhados, alaranjados e amarelados, você pode reduzir a percepção de espaço e com isso buscar sensações de pertencimento. Assim, as chances de ter clientes dentro do espaço são maiores.
Por outro lado, as cores frias, mais puxadas ao branco, costumam estar presentes em todo tipo de empresa. Isso acontece porque valorizam produtos e podem ser facilmente trabalhados com objetos, luzes e cores, que contrapõem e até destacam certos tons.
4. Confira o direcionamento das luzes
Especialmente para projetos de iluminação focados no aumento das vendas, é necessário atenção ao direcionamento e posicionamento das luzes, sejam elas naturais ou artificiais.
Essas luzes guiam os olhares e por isso são indicadas para destacar produtos. Entre as alternativas para considerá-las no projeto, você pode definir tons específicos para vitrines, utilizar uma luz que guie o olhar para produtos e recorrer à iluminação difusa em prateleiras.
5. Entenda o objetivo do projeto
Acima de todas as dicas, você, enquanto arquiteto responsável, deve estar alinhado aos objetivos do projeto. Converse com os proprietários da empresa e analise o setor de atuação para ter insights valiosos na construção do projeto.
Com essa sinergia, todas as decisões ficam mais assertivas, e o projeto de iluminação consegue auxiliar no aumento de vendas que o cliente espera.
7 dicas para que a iluminação seja convidativa para o cliente
Além de saber como projetar iluminação de ambientes, você pode seguir algumas dicas para evitar problemas muito comuns.
Para isso, veja abaixo 7 dicas para que a iluminação comercial seja convidativa entre os clientes.
- Evite excesso de brilhos e de contrastes;
- Dê preferência à iluminação difusa;
- Considere temperaturas de cores equilibradas;
- Alinhe a iluminação ao público-alvo da equipe comercial;
- Seja sutil ao trabalhar a iluminação da vitrine e regiões de destaque;
- Considere o ponto de vista do cliente e dê atenção às prateleiras abaixo da altura da mão;
- Trabalhe com iluminação em LED para ter economia.
Aprenda o projeto luminotécnico com o Master em Iluminação do IPOG
O Master em Iluminação do IPOG compila todas as técnicas necessárias para entregar projetos de iluminação de alto nível e focados nos propósitos de diferentes empresas.
Além de tornar você um luminotécnico de excelência, há conhecimentos fundamentais na hora de se posicionar no mercado de arquitetura e conquistar os melhores projetos.
Grade curricular
- Iluminação: Grandezas Quantitativas e Qualitativas
- Lâmpadas e Luminárias: Fontes, Tecnologias e Aplicações
- Prática de Cálculos de Iluminação
- Representação Gráfica como ferramenta do Processo Criativo
- Iluminação Residencial: Conceituação e Prática Projetual
- Controle e Automação de Sistemas de Iluminação
- Metodologia BIM aplicada a Projetos de Iluminação
- Iluminação Comercial e Corporativa
- Iluminação de Espaços Exteriores
- DIALux I: Simulação Computacional de Projetos de Iluminação
- DIALux II: Prática de Projetos de Iluminação
- DIALux III: Compatibilização e Apresentação de Projetos de Iluminação
Escolha o curso presencial ou remoto
O foco do IPOG é oferecer cursos adequados às necessidades dos arquitetos à procura de boas alternativas de especialização. Justamente por isso, o Master em Iluminação traz a modalidade de curso presencial ou remoto, sendo este com aulas on-line e ao vivo.
Assim, o estudante pode escolher a modalidade que melhor se adapta à rotina de trabalho e às demais tarefas diárias.
Corpo docente qualificado
Além da capacidade pedagógica, todo o corpo docente do IPOG é qualificado, tendo nomes que são referência em todo o mercado de arquitetura e urbanismo.
Assim, o estudante ganha um curso que acompanha todas as melhores tendências de mercado e também conta com o apoio de docentes com qualidade metodológica e sucesso profissional na área de atuação.
Seja um especialista com o selo IPOG no currículo
Seja um especialista com o selo IPOG no currículo e faça parte dos mais de 100 mil alunos que investiram no sucesso profissional com uma pós-graduação em nossa instituição.
Conheça o Master em Iluminação e invista em um diferencial competitivo que pode levar sua carreira a outro nível.