Como fidelizar clientes?
< 1 minuto de leitura
16 de setembro de 2016

Como fidelizar clientes?

Fidelizar clientes

Em uma época de inúmeros produtos e ofertas é possível fidelizar clientes? O que devo fazer para ter clientes fiéis?

Essas são dúvidas recorrentes da atualidade, onde o acesso à informação e o alto nível de exigência protagonizam a disputa por clientes. Para o especialista em Gestão Comercial e coordenador dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado, Edson Teixeira, ter clientes fiéis têm sido o grande desafio das empresas.

Atualmente, nós temos um excedente de ofertantes de tudo aquilo que você procura e, naturalmente, os consumidores se tornam menos fiéis às marcas, aos produtos e aos serviços. É exatamente por isso que o relacionamento pós venda é fundamental para manter o cliente“, explica.

De acordo com o professor, três práticas podem ajudar a garantir a fidelização. Confira!

Experiência positiva

Quando o cliente utiliza seu produto e sua marca, ele cria um registro emocional. Quando você vai escolher entre uma marca e outra, você tende a escolher aquela que você já teve alguma boa experiência. A memória consegue arquivar seu nível emocional.

Inovação

Não basta apenas manter um padrão, é preciso inovar e oferecer algo antes dos concorrentes. Ofereça uma experiência nova para esse cliente que já é usuário. Ele precisa ver novidades que o motivem a continuar com sua marca, seu produto.

Surpreender

Ter espírito empreendedor e criatividade é fundamental.  As empresas precisam estar sempre buscando o que vai surpreender encantar o cliente. Para isso, é preciso criar e gerar sentimentos positivos que o façam sempre lembrar da empresa/marca, o que será convertido em indicações e, claro, novos clientes para fidelização.

Artigos relacionados

Motivos para começar a empreender Todo empreendimento, independente do seu tamanho, nasce do sonho de alguém que ousou dar vida às suas ideias. A junção do sonho e do desejo de promover seu próprio crescimento são os alicerces na hora de empreender. A história do meio empresarial é permeada po...
10 profissões em alta em 2018. Confira! O ano de 2018 promete ser de retomada na economia. Mesmo em passos lentos, o mercado volta a reaquecer. E as empresas anseiam por isso para retomar com a contratação de funcionários. Por isso, se você está por aí em busca de uma vaga de trabalho ou até mesmo p...
9 características de empreendedores de sucesso: qual delas você tem? O coordenador do MBA Inovação, Empreendedorismo & Estratégia Competitiva, Joe Weider, conduziu uma jornada empreendedora na capital goiana, e nós claro acompanhamos tudo para trazer para você os melhores momentos. Durante sua palestra, Joe fez um balanço s...

Sobre Edson Teixeira Alvares Junior

Graduado em Administração de Empresas e Psicologia. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas - Austin/TEXAS - USA. Especialista em Liderança Administração Universitária pela PUC-GO e OUI - Organização Universitária Interamericana e IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano – IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching – Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M - Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como Docente atua na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Mercadologia, Gestão de Pessoas e Liderança. Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e Constelações Organizacionais. Coordenador e professor dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado.

Comentários