Como fidelizar clientes?
< 1 minuto de leitura

Como fidelizar clientes?

Fidelizar clientes

Em uma época de inúmeros produtos e ofertas é possível fidelizar clientes? O que devo fazer para ter clientes fiéis?

Essas são dúvidas recorrentes da atualidade, onde o acesso à informação e o alto nível de exigência protagonizam a disputa por clientes. Para o especialista em Gestão Comercial e coordenador dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado, Edson Teixeira, ter clientes fiéis têm sido o grande desafio das empresas.

Atualmente, nós temos um excedente de ofertantes de tudo aquilo que você procura e, naturalmente, os consumidores se tornam menos fiéis às marcas, aos produtos e aos serviços. É exatamente por isso que o relacionamento pós venda é fundamental para manter o cliente“, explica.

De acordo com o professor, três práticas podem ajudar a garantir a fidelização. Confira!

Experiência positiva

Quando o cliente utiliza seu produto e sua marca, ele cria um registro emocional. Quando você vai escolher entre uma marca e outra, você tende a escolher aquela que você já teve alguma boa experiência. A memória consegue arquivar seu nível emocional.

Inovação

Não basta apenas manter um padrão, é preciso inovar e oferecer algo antes dos concorrentes. Ofereça uma experiência nova para esse cliente que já é usuário. Ele precisa ver novidades que o motivem a continuar com sua marca, seu produto.

Surpreender

Ter espírito empreendedor e criatividade é fundamental.  As empresas precisam estar sempre buscando o que vai surpreender encantar o cliente. Para isso, é preciso criar e gerar sentimentos positivos que o façam sempre lembrar da empresa/marca, o que será convertido em indicações e, claro, novos clientes para fidelização.

Artigos relacionados

Panorama do Agronegócio brasileiro: desafios e conquistas do setor responsável por alavancar a econo... Enquanto o Brasil acumula dois anos de crise econômica, perpetuadas no biênio 2016/2017, o Agronegócio segue na liderança da produção de riquezas para o país. Sua forte atuação tem contribuído consideravelmente para que os números da macroeconomia não sejam ai...
Por que criar uma startup de economia criativa? Cinema, design, moda, arquitetura, literatura, artes cênicas e audiovisual são áreas que têm revelado inúmeras oportunidades no universo das startups, por meio da economia criativa. Além de fazer parte do nosso dia a dia, elas estão entre os setores mais promi...
Qualidade de vida no trabalho: como a logoterapia ajuda a obtê-la? Cada vez mais tem se falado sobre ser feliz no trabalho, sobre propósito e desenvolvimento do potencial humano. Mas será que é realmente possível ter qualidade de vida no trabalho? Afinal, a primeira coisa que nos vem à cabeça quando falamos de trabalho são o...

Sobre Edson Teixeira Alvares Junior

Graduado em Administração de Empresas e Psicologia. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas - Austin/TEXAS - USA. Especialista em Liderança Administração Universitária pela PUC-GO e OUI - Organização Universitária Interamericana e IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano – IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching – Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M - Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como Docente atua na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Mercadologia, Gestão de Pessoas e Liderança. Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e Constelações Organizacionais. Coordenador e professor dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado.