Muito se ouve falar em consultoria, mas o que poucos sabem é que um consultor pode atuar em inúmeros setores dentro de uma empresa. Este profissional está apto a identificar, prevenir e auxiliar na correção de problemas dentro da empresa. Ele pode fazer trabalhos temporários ou de forma continuada, depende muito da necessidade do empresário.
Pedimos para o especialista em estratégias e coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG, Camilo Cotrim, descrever e analisar o mercado de consultoria.
Para ele, esta área é promissora, porém é preciso cautela e muito preparo profissional. O coordenador alerta, também que, entrar no ramo sem uma especialização profunda na área e sem densidade técnica podem fazer com que a sua carreira afunde, ao invés de prosperar.
Você precisa entrar numa empresa, cobrar pelo seu trabalho, mas, em contrapartida, deixar algo em troca. Fazer com que a empresa se beneficie do seu serviço. Quanto mais empresas beneficiadas, mais clientes terá. Afinal, tudo que é bom se propaga sozinho”, afirma o coordenador.
Uma das formas de prosperar na profissão é conseguir alcançar o objetivo de se contratar um consultor: ajudar a empresa a diagnosticar, solucionar problemas pontuais e alcançar resultados positivos. Por isso, para você que pensa em seguir a carreira de consultor o coordenador dá três dicas primordiais:
- Faça SEMPRE um relatório de chegada:
Neste relatório você irá apontar os diagnósticos feitos, descrever os gaps encontrados na empesa e a situação que ela estava quando iniciou o trabalho de consultoria;
- Não se esqueça de fazer uma relatório de saída:
É com este relatório que você irá demonstrar a efetividade do seu trabalho. É com ele que o empresário saberá os resultados do serviço prestado, verá a prosperidade da empresa e saberá se valeu a pena ter te contratado ou não;
- FOQUE em algo:
Ser consultor é o que você realmente almeja ser?
Então foque em qual ramo irá prestar a consultoria, estude profundamente este ramo e faça uma carta de clientes.
É importante iniciar em uma carreira de transição, ou seja, ter um trabalho que lhe sustente e ingressar aos poucos como consultor. Esta profissão cresce à medida que o seus clientes aumentam. Aqui ainda vale, na maioria das vezes, as indicações, por isso é comum ter um crescimento lento no começo da carreira.
Em 2015 a Associação Brasileira de Consultores (ABCO) publicou a pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil 2015, respondida por mais de 900 consultores de todo o país, a qual revelou que os consultores com graduação, MBA’s e especialização são 71,5%.