Excel avançado: 6 recursos para subir de nível
3 minutos de leitura

Excel avançado: 6 recursos para subir de nível

Excel avançado: 6 recursos para subir de nível

O Microsoft Excel é um programa bastante conhecido, mas nem sempre bem aproveitado. Há recursos que não são devidamente usados ou nem sequer são conhecidos.

Por isso, fazer um curso de Excel Avançado será uma ótima oportunidade para descobrir mais detalhes e recursos desse software. Aproveite para saber mais!

Entenda a relevância dos conhecimentos em Excel para o mercado de contabilidade

O Excel é um software de planilhas eletrônicas amplamente utilizado em diversos setores, incluindo o contábil. Como uma ferramenta de contabilidade digita, o Excel se destaca por sua capacidade de:

  • otimizar o fechamento dos demonstrativos financeiros;
  • facilitar a conciliação de contas;
  • ajudar na auditoria de lançamentos;
  • revisar obrigações acessórias.

A importância dos conhecimentos avançados em Excel para se destacar no mercado da contabilidade

O Excel avançado vai ajudar o profissional que atua na área de contabilidade a se destacar em sua profissão. Ele consegue otimizar o processo de revisão de dados a partir da:

  • automação da apuração de BP, DRE e outros demonstrativos com fórmulas;
  • identificação de erros e inconsistências com formatação condicional;
  • criação de layouts personalizados para apresentações;
  • combinação de dados de diferentes fontes (bancos de dados, APIs, planilhas externas).

Quais são os principais conhecimentos/recursos do Excel avançado, aqueles que fazem a diferença na carreira do profissional?

Vamos considerar 6 recursos avançados da ferramenta, que são mais úteis para os profissionais do setor contábil:

1. PROCV

A função PROCV (PROCura Vertical) é uma ferramenta do Excel avançado que permite pesquisar dados em uma tabela ou intervalo por linhas.

A fórmula é: =PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo]), em que:

  • valor_procurado: valor que se deseja encontrar;
  • matriz_tabela: intervalo onde o valor procurado se encontra;
  • núm_índice_coluna: número da coluna que contém o valor que será retornado;
  • [procurar_intervalo]: valor que define se a busca será feita por uma correspondência exata ou aproximada do valor pesquisado, sendo FALSO para busca exata e VERDADEIRO para aproximada. O valor padrão é VERDADEIRO.

2. PROCH

PROCH (PROCura Horizontal) é uma função do Excel que permite encontrar dados em uma determinada linha de uma tabela ou área com base em um determinado valor. É como um “lookup” horizontal, diferente do PROCV, que busca valores verticalmente em colunas.

A fórmula é: =PROCH(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_lin; [procurar_intervalo]), em que:

  • valor_procurado: valor que se deseja encontrar;
  • matriz_tabela: intervalo onde o valor procurado se encontra;
  • núm_índice_lin: número da linha onde está o dado que será retornado;
  • [procurar_intervalo] (opcional): valor booleano que define se a busca será feita por uma correspondência exata ou aproximada do valor pesquisado, sendo FALSO para busca exata e VERDADEIRO para aproximada. O valor padrão é FALSO.

3. CORRESP

A função CORRESP é uma função do Excel que permite encontrar a posição de um valor específico dentro de uma linha ou coluna.

A fórmula é: =CORRESP(valor_procurado, matriz_procurada, [tipo_correspondência]), em que:

  • valor_procurado: valor que se deseja encontrar na matriz_procurada;
  • matriz_procurada: linha ou coluna em que o valor_procurado deve ser encontrado;
  • tipo_correspondência (opcional): como a função deve encontrar o valor_procurado. Os valores possíveis são: 0 (padrão), encontra o valor exato; 1, encontra o menor valor maior ou igual ao valor_procurado e -1, encontra o maior valor menor ou igual ao valor_procurado.

4. SOMASES

SOMASES é uma função do Excel que permite somar valores em um intervalo que satisfazem um critério definido. É uma ferramenta muito valiosa para contabilidade, análise de dados e outras situações onde é necessário somar valores condicionais. A fórmula é: =SOMASES(intervalo; critério; [intervalo_soma]), onde:

  • intervalo: conjunto de células que serão avaliadas pelo critério;
  • critério: condição que as células devem atender para serem incluídas na soma;
  • [intervalo_soma]: (opcional) intervalo de células que você deseja somar. Quando não especificado, o Excel usa o “intervalo”.

5. CONT.SES

CONT.SES é uma função do Excel avançado que permite contar células com base em vários critérios. É uma evolução da função CONT.SE, que permite um único critério. Com CONT.SES, é possível contar células que atendem a várias condições simultaneamente.

A fórmula é: =CONT.SES(intervalo_critérios1, critério1, [intervalo_critérios2, critério2], …), em que:

  • intervalo_critérios1: intervalo de células que contém os dados que serão contados;
  • critério1: critério que será usado para contar as células;
  • intervalo_critérios2, critério2, …: opcionalmente, você pode adicionar mais intervalos de critérios e critérios para contar as células com base em mais de uma condição.

6. Tabelas dinâmicas 

Uma tabela dinâmica é uma ferramenta usada para resumir, calcular e analisar grandes conjuntos de dados.

Ela oferece a capacidade de visualizar comparações, padrões e tendências nos dados, sendo uma solução interativa e eficiente para análise de dados em grandes volumes.

Para criar uma tabela dinâmica, basta selecionar as células a partir das quais deseja criar a tabela e, depois, inserir e escolher os dados desejados para a análise.

Conheça os diferenciais do curso de Excel avançado do IPOG

Com o treinamento em Excel avançado do IPOG, os profissionais aprendem na prática como solucionar problemas do dia a dia.

Eles acessam os principais recursos e fórmulas existentes na plataforma. Ainda estudam outros recursos avançados, como tratamento de bases de dados e de apresentação com dashboards interativos.

Com o que se pôde apreender até aqui, o Excel avançado torna-se uma ferramenta diferenciada para os contadores, podendo ser usada com sucesso em outras áreas que exijam registro, análise e compartilhamento de dados.

Aproveite para conhecer agora mesmo o curso de Excel Avançado do IPOG. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

Artigos relacionados

DESIGN THINKING: Empatia, Colaboração e Experimentação Tim Brown, CEO da IDEO, maior consultoria de Design Thinking do mundo e autor do livro Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias, diz: "Há um papel claro e real para a alta liderança, mas não é o de ter as ideias, e sim c...
Os desafios no caminho rumo à inovação Conduzir organizações em tempos de modernidade líquida, como conceituou Zygmunt Bauman, é um desafio diário que envolve uma enorme capacidade dos gestores em traçar estratégias flexíveis, rapidamente ajustadas às mudanças de contexto e de comportamento da soci...
10 profissões em alta em 2018. Confira! O ano de 2018 promete ser de retomada na economia. Mesmo em passos lentos, o mercado volta a reaquecer. E as empresas anseiam por isso para retomar com a contratação de funcionários. Por isso, se você está por aí em busca de uma vaga de trabalho ou até mesmo p...

Sobre Mestre SEO