O cenário ganha força novamente - Perspectiva 2017
2 minutos de leitura

O cenário ganha força novamente – Perspectiva 2017

O desejo de muitos brasileiros é banir o ano 2016 do calendário, afinal foi um ano extremamente atípico e crítico para o nosso país. O mundo dos negócios se viu à beira de um precipício e, muitas empresas, acabaram caindo. Somente nos seis primeiros meses do ano passado foram registradas a falência de quase 1.100 negócios de diferentes tipos e tamanhos.

Mas, calma! Nem tudo está perdido! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mesmo após o grande déficit financeiro de 2016, empresários se mostram otimistas para o desempenho de seus negócios em 2017. Isso porque após sobreviverem à crise econômica de 2016, os empresários já têm uma ideia de quais caminhos seguir para que as empresas voltem a lucrar.

O coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG e especialista em estratégias, Camilo Cotrim, analisou o mercador e identificou o ponto chave para o crescimento deste otimismo com relação à melhora dos negócios: A PROJEÇÃO DO PIB EM 2017.

Para o especialista, o ano de 2016 foi caracterizado pela recessão do PIB, ou seja, ele fechou o ano negativo (-3,6%) e deve subir para 0,7%.

É um crescimento tímido, mas todo crescimento é bem-vindo, ainda mais quando olhamos para trás e vemos que estamos há 3 anos consecutivos fechando com o PIB negativo”, acrescenta.

A pesquisa do Sebrae confirma este otimismo com relação ao mercado. O estudo feito pelo órgão apontou que apesar do difícil no ano de 2016, 62% dos empresários acreditam que 2017 será melhor para os seus negócios. Em Goiás, esse percentual é de 61,8%.

Portanto, se os negócios não foram tão bem assim no ano passado, fique tranquilo! Tudo poderá ficar melhor em 2017. Afinal neste período você também se superou ao atravessar esta maré baixa e conseguiu se sobressair em meio ao furacão que foi o último ano!

Mas, dar uma forcinha para o otimismo aprendendo técnicas que podem mudar o cenário atual da sua empresa pode ser uma jogada de mestre para os negócios. Com expertise embasada, as chances de prosperar rapidamente neste ano aumentam e muito.

Confira o nosso Webinar gratuito: Retomada da economia: qual é o papel do líder

Artigos relacionados

Gerenciamento de crises: o que fazer e como montar um plano de ação Não importa o segmento de uma empresa ou quão bem vão os negócios – cedo ou tarde os desafios chegam, e saber fazer um bom gerenciamento de crises se torna um diferencial para uma organização. Nos últimos anos, o Brasil acumula casos em que a gestão de cri...
Conheça a metodologia de ensino da faculdade IPOG Com a missão clara de levar ensino superior de qualidade aos profissionais do mercado, a metodologia de ensino da faculdade IPOG não apenas orienta a transmissão do conhecimento, mas também molda a experiência do aluno, influenciando diretamente em seu desenv...
Plano de carreira: não deixe o curso de especialização de fora Muitos alunos já começam a traçar um plano de carreira durante a graduação. Assim, quando o curso é concluído o próximo passo já está bem definido e planejado. Se este é o seu caso, com certeza, um curso de especialização faz parte da sua lista de priorida...

Sobre Camilo Cotrim

Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana-Key. Especialização, MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG; formado em administração pela PUC/GO. Formação de Conselheiro pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projeto. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios e professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Foi sócio da Dr. Atende JÁ!. Atualmente exerce a função de Conselheiro e realiza mentoria a executivos para preparação para sucessão familiar. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor de pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios; Sócio da Prospera.