O cenário ganha força novamente - Perspectiva 2017
2 minutos de leitura
11 de maio de 2017

O cenário ganha força novamente – Perspectiva 2017

O desejo de muitos brasileiros é banir o ano 2016 do calendário, afinal foi um ano extremamente atípico e crítico para o nosso país. O mundo dos negócios se viu à beira de um precipício e, muitas empresas, acabaram caindo. Somente nos seis primeiros meses do ano passado foram registradas a falência de quase 1.100 negócios de diferentes tipos e tamanhos.

Mas, calma! Nem tudo está perdido! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mesmo após o grande déficit financeiro de 2016, empresários se mostram otimistas para o desempenho de seus negócios em 2017. Isso porque após sobreviverem à crise econômica de 2016, os empresários já têm uma ideia de quais caminhos seguir para que as empresas voltem a lucrar.

O coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG e especialista em estratégias, Camilo Cotrim, analisou o mercador e identificou o ponto chave para o crescimento deste otimismo com relação à melhora dos negócios: A PROJEÇÃO DO PIB EM 2017.

Para o especialista, o ano de 2016 foi caracterizado pela recessão do PIB, ou seja, ele fechou o ano negativo (-3,6%) e deve subir para 0,7%.

É um crescimento tímido, mas todo crescimento é bem-vindo, ainda mais quando olhamos para trás e vemos que estamos há 3 anos consecutivos fechando com o PIB negativo”, acrescenta.

A pesquisa do Sebrae confirma este otimismo com relação ao mercado. O estudo feito pelo órgão apontou que apesar do difícil no ano de 2016, 62% dos empresários acreditam que 2017 será melhor para os seus negócios. Em Goiás, esse percentual é de 61,8%.

Portanto, se os negócios não foram tão bem assim no ano passado, fique tranquilo! Tudo poderá ficar melhor em 2017. Afinal neste período você também se superou ao atravessar esta maré baixa e conseguiu se sobressair em meio ao furacão que foi o último ano!

Mas, dar uma forcinha para o otimismo aprendendo técnicas que podem mudar o cenário atual da sua empresa pode ser uma jogada de mestre para os negócios. Com expertise embasada, as chances de prosperar rapidamente neste ano aumentam e muito.

Confira o nosso Webinar gratuito: Retomada da economia: qual é o papel do líder


Artigos relacionados

Reestruturação financeira: o case que contou com os trabalhos de um professor e de um aluno IPOG No post de hoje vamos falar de um assunto que ainda é muito temido por diversos profissionais: a reestruturação financeira. Administrar uma empresa requer um esforço gigantesco, afinal muitas são as funções e obrigações a serem cumpridas para que ela se manten...
Liderança em tempos de constantes transformações Exercer a liderança é um desafio profissional para todos os perfis de pessoas, e que independe da competência pessoal, pois o líder não mede resultados pelo seu próprio desempenho, mas sim por aquilo que alcança ao estimular toda uma equipe. Devido a isso, ...
Pontos fortes e fracos do filme “Fome de Poder” Seguindo a máxima que diz que “a vida imita a arte, e a arte imita a vida”, trazemos como sugestão para esta postagem as lições extraídas do filme “Fome de Poder” (disponível no Netflix), e que conta a história da transformação do McDonald´s na primeira grande...

Sobre Camilo Cotrim

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Estratégia, especialista em Finanças, mestrando em Contabilidade e Coordenador do curso de MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG.

Comentários