O cenário ganha força novamente - Perspectiva 2017
2 minutos de leitura
11 de maio de 2017

O cenário ganha força novamente – Perspectiva 2017

O desejo de muitos brasileiros é banir o ano 2016 do calendário, afinal foi um ano extremamente atípico e crítico para o nosso país. O mundo dos negócios se viu à beira de um precipício e, muitas empresas, acabaram caindo. Somente nos seis primeiros meses do ano passado foram registradas a falência de quase 1.100 negócios de diferentes tipos e tamanhos.

Mas, calma! Nem tudo está perdido! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mesmo após o grande déficit financeiro de 2016, empresários se mostram otimistas para o desempenho de seus negócios em 2017. Isso porque após sobreviverem à crise econômica de 2016, os empresários já têm uma ideia de quais caminhos seguir para que as empresas voltem a lucrar.

O coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG e especialista em estratégias, Camilo Cotrim, analisou o mercador e identificou o ponto chave para o crescimento deste otimismo com relação à melhora dos negócios: A PROJEÇÃO DO PIB EM 2017.

Para o especialista, o ano de 2016 foi caracterizado pela recessão do PIB, ou seja, ele fechou o ano negativo (-3,6%) e deve subir para 0,7%.

É um crescimento tímido, mas todo crescimento é bem-vindo, ainda mais quando olhamos para trás e vemos que estamos há 3 anos consecutivos fechando com o PIB negativo”, acrescenta.

A pesquisa do Sebrae confirma este otimismo com relação ao mercado. O estudo feito pelo órgão apontou que apesar do difícil no ano de 2016, 62% dos empresários acreditam que 2017 será melhor para os seus negócios. Em Goiás, esse percentual é de 61,8%.

Portanto, se os negócios não foram tão bem assim no ano passado, fique tranquilo! Tudo poderá ficar melhor em 2017. Afinal neste período você também se superou ao atravessar esta maré baixa e conseguiu se sobressair em meio ao furacão que foi o último ano!

Mas, dar uma forcinha para o otimismo aprendendo técnicas que podem mudar o cenário atual da sua empresa pode ser uma jogada de mestre para os negócios. Com expertise embasada, as chances de prosperar rapidamente neste ano aumentam e muito.

Confira o nosso Webinar gratuito: Retomada da economia: qual é o papel do líder

Artigos relacionados

Como se tornar um mestre da inovação nos projetos sociais? As mudanças no mercado são constantes e, com isso, inovar deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Porém, adquirir esta expertise não é uma tarefa fácil. Geralmente, demanda: pesquisas, testes, análises, mensuração de resultad...
Mentoria: saiba porque você precisa imediatamente desta ajuda Diversas vezes no mercado de trabalho esbarramos em questões que são difíceis de resolver, pois nos falta algo simples, mas que é conquistado com o tempo: experiência. Nessas horas, bate aquela dúvida de qual decisão tomar ou qual caminho seguir. Antes de a...
Como um gestor de negócios pode impulsionar sua carreira? Um gestor de negócio nem sempre está disposto a colocar sua capacidade e energia nas coisas que realmente importam. Em boa medida, são engolidos pela rotina do dia-dia, dos prazos para cumprirem compromissos e isso lhes rouba tempo precioso para pensar novos r...

Sobre Camilo Cotrim

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Estratégia, especialista em Finanças, mestrando em Contabilidade e Coordenador do curso de MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG.

Comentários