O cenário ganha força novamente – Perspectiva 2017

O desejo de muitos brasileiros é banir o ano 2016 do calendário, afinal foi um ano extremamente atípico e crítico para o nosso país. O mundo dos negócios se viu à beira de um precipício e, muitas empresas, acabaram caindo. Somente nos seis primeiros meses do ano passado foram registradas a falência de quase 1.100 negócios de diferentes tipos e tamanhos.

Mas, calma! Nem tudo está perdido! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mesmo após o grande déficit financeiro de 2016, empresários se mostram otimistas para o desempenho de seus negócios em 2017. Isso porque após sobreviverem à crise econômica de 2016, os empresários já têm uma ideia de quais caminhos seguir para que as empresas voltem a lucrar.

O coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG e especialista em estratégias, Camilo Cotrim, analisou o mercador e identificou o ponto chave para o crescimento deste otimismo com relação à melhora dos negócios: A PROJEÇÃO DO PIB EM 2017.

Para o especialista, o ano de 2016 foi caracterizado pela recessão do PIB, ou seja, ele fechou o ano negativo (-3,6%) e deve subir para 0,7%.

É um crescimento tímido, mas todo crescimento é bem-vindo, ainda mais quando olhamos para trás e vemos que estamos há 3 anos consecutivos fechando com o PIB negativo”, acrescenta.

A pesquisa do Sebrae confirma este otimismo com relação ao mercado. O estudo feito pelo órgão apontou que apesar do difícil no ano de 2016, 62% dos empresários acreditam que 2017 será melhor para os seus negócios. Em Goiás, esse percentual é de 61,8%.

Portanto, se os negócios não foram tão bem assim no ano passado, fique tranquilo! Tudo poderá ficar melhor em 2017. Afinal neste período você também se superou ao atravessar esta maré baixa e conseguiu se sobressair em meio ao furacão que foi o último ano!

Mas, dar uma forcinha para o otimismo aprendendo técnicas que podem mudar o cenário atual da sua empresa pode ser uma jogada de mestre para os negócios. Com expertise embasada, as chances de prosperar rapidamente neste ano aumentam e muito.

Confira o nosso Webinar gratuito: Retomada da economia: qual é o papel do líder

Artigos relacionados

MBA em Martech: por que se especializar nessa área? Com a crescente integração de tecnologia, a área de marketing tem passado por rápidas transformações nos últimos anos. Se você está pensando em avançar na carreira ou se posicionar de forma estratégica nesse mercado cada vez mais competitivo, um MBA em Martec...
Mercado de trabalho em 2021: profissões, salários e tendências O ano de 2020 foi marcado por inúmeras transformações em diversas áreas e em escala global. O cenário da pandemia do novo coronavírus foi muito além do campo da saúde, modificando hábitos e pedindo resiliência e reinvenção de pessoas, empresas e setores da ec...
Como montar um supertime para empreender Ideias brilhantes sempre foram fruto de pessoas brilhantes que conseguiram executar um insight inicial, e através do percurso empreendedor foram encontrando o caminho até esse grande negócio. O fato é que apenas equipes de elite são capazes de fazer isso. Gera...
Camilo Cotrim: Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana-Key. Especialização, MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG; formado em administração pela PUC/GO. Formação de Conselheiro pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projeto. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios e professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Foi sócio da Dr. Atende JÁ!. Atualmente exerce a função de Conselheiro e realiza mentoria a executivos para preparação para sucessão familiar. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor de pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios; Sócio da Prospera.