Por dentro do funcionamento da Supply Chain
2 minutos de leitura

Por dentro do funcionamento da Supply Chain

O termo Supply Chain foi criado para designar a cadeia de suprimentos a qual um produto é submetido. No século passado, a produção da matéria-prima e seu beneficiamento até o produto final eram feitos – em regra geral – em um mesmo local, para posteriormente ser consumido pelo público da região.

Com a globalização e a abertura dos mercado (livre comércio), esses processos foram se aprimorando a tal ponto, que uma matéria prima é perfeitamente processada em outro continente, para retornar ao seu país de origem para ser comercializada. Com a evolução, a estratégia mudou consideravelmente. A produção e o consumo não estão mais concentrados em um mesmo local. As nações passaram a se preocupar em ampliar a escala de transporte para diminuir o custo logístico aplicado.

A organização das nações em torno de países produtores de matéria prima e insumos, e os que detêm tecnologia para seu processamento e beneficiamento, trouxe para as carreiras que lidam com a logística grandes desafios, tendo como metas a resolução dos seguintes temas:

  • Eficiência e segurança no transporte de mercadorias;
  • Melhor custo-benefício agregado;
  • Rotas inteligentes;
  • Administração de estoque;
  • Contingenciamento de tempo aplicado ao deslocamento dos produtos
  • Dentre outros

Evolução logística até chegar à Supply Chain

Com isso, a logística passou a ser uma parte crucial do processo de circulação de mercadorias e riquezas de uma nação. Essa logística simples evoluiu para a logística integrada, que passou a se preocupar com:

  • a origem da mercadoria e qual a sua destinação final;
  • os insumos que a compõe;
  • onde está o seu público-alvo consumidor;
  • a relação com os fornecedores
  • qual a rede de transportes que será envolvida para facilitar o desenrolar de todas as etapas de beneficiamento envolvidas.

Entendendo dessa forma, já dá para notar o tanto que o processo logístico foi se tornando robusto, não é mesmo? Por fim, hoje vivemos um upgrade da logística integrada, o que se configura na Supply Chain, ou seja, cadeia de suprimentos.

São muitas as recompensas de se especializar em Supply Chain. Conheça-as.

Na cadeia de suprimentos é analisada desde a extração da matéria prima até a entrega do produto final ao consumidor. Todos os processos pelos quais aquela matéria prima passará então previstos na cadeia de suprimentos, e no seu desenho logístico.

O grande desafio do profissional de logística da atualidade está em gerenciar, com eficiência, todas as etapas desse processo, garantindo agilidade e redução de custos de transporte que vão incidir diretamente no preço final do produto. Complexo né? Por isso, desenvolvi e coordeno o MBA Logística, Supply Chain & Transportes do IPOG.

Artigos relacionados

Como o varejo pode recuperar o fôlego nos últimos três meses do ano? Em todos os setores da Economia Brasileira, 2017 tem sido um teste de sobrevivência diante da crise que se instaurou, motivada principalmente pelo período conturbado vivenciado pela política brasileira. No entanto, para quem acompanha os principais indicadores...
Como encontrar uma ideia inovadora para empreender Nada como o primeiro passo. Quantas vezes na sua vida você tomou uma decisão muito importante sobre o que acreditava ser um caminho a ser seguido, mas logo se deparava com a visão da nova jornada e tomava um choque de não saber como percorre-la? Muitas vezes p...
Crowdsourcing pode alavancar o seu negócio. Você sabe usar a ferramenta? Há menos de uma década o conceito de crowdsourcing vem sendo desenvolvido, com resultados altamente positivos para as empresas que adotam sua estratégia. Em tradução literal, o termo origina-se de duas palavras inglesas: crowd, que significa multidão; e source...

Sobre Edésio Lopes

Doutor engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o seu mestrado, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É coordenador do MBA de Infraestrutura de Transporte e rodovias do IPOG; MBA Geociências e Geotecnologias; MBA Planejamento Urbano Sustentável; MBA Executivo em Logística de Distribuição e Produção. É colaborador na IDP engenharia (empresa sediada na Espanha) em projetos voltados para infraestrutura de transportes, logística e mobilidade urbana. Atuou por 9 anos como pesquisador no LabTrans/UFSC em projetos relacionados a infraestrutura de transporte em órgão federias e estaduais. Atuou como professor no setor de Geodésia no departamento de engenharia civil da UFSC e trabalhou no Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto em projetos de auxílio à execução de planos diretores municipais.