Balanced Scorecard para uma gestão hospitalar de alta performance
2 minutos de leitura

Balanced Scorecard para uma gestão hospitalar de alta performance

O Balanced ScoreCard (BSC), desenvolvido na década de 1990 por Robert S. Kaplan e David P. Norton, é uma poderosa ferramenta de gestão baseada em estratégia, desempenho e avaliação de resultados, alinhados com a visão, missão e objetivos do negócio. Essa ferramenta é uma forte aliada para que gestores de hospitais e outras empresas de saúde conseguirem superar os principais desafios que o setor enfrenta atualmente possibilitando a sobrevivência no mercado, de forma sustentável.

Fatores externos como concorrência, pressão dos clientes em busca de um atendimento de maior qualidade, legislação, novas tecnologias, o fenômeno da judicialização da saúde, entre outros, exigem que os hospitais tenham uma gestão mais eficiente para gerar resultados positivos que contribuam com o crescimento do negócio e gerem valor para clientes, funcionários e sociedade.

Gestão hospitalar de alta performance

O Balanced Scorecard é uma ferramenta utilizada mundialmente em inúmeras empresas, e se mostra muito eficiente no planejamento estratégico da administração hospitalar. O BSC auxilia os gestores na tradução das estratégias do negócio e no desdobramento de ações que alcancem todos os níveis organizacionais.

A gestão e as estratégias adotadas na sua administração hospitalar convergem com a visão, missão e valores da organização? Se a sua resposta for não, você precisa conhecer e implantar o Balanced Scorecard.

Perspectivas do Balance ScoreCard

O BSC tem o objetivo de traçar indicadores integrados com as políticas estratégicas do negócio e facilitam nas tomadas de decisão nos níveis institucional, intermediário e operacional por meio de quatro perspectivas:

Financeira: Identificar oportunidades de desenvolvimento financeiro pela redução de custos e, principalmente, pelo crescimento da receita. A execução da estratégia está melhorando os resultados financeiros?

Clientes: Buscar a excelência por meio da prestação de serviços de qualidade, com preços competitivos e relacionamento duradouro com clientes. Para melhorar as finanças, como fidelizar e atender as necessidades dos clientes atuais e captar novos?

Processos internos: Para atender as necessidades dos clientes, quais processos internos precisam ser melhorados para alcançar a excelência?

Aprendizagem e crescimento: Quais mudanças, competências e inovações são necessárias para gerar crescimento e melhorias em longo prazo?

A avaliação do desempenho não pode se basear somente em indicadores financeiros, como frequentemente acontece. Indicadores que possibilitem explicitar as expectativas e desempenho do negócio em relação aos clientes, colaboradores e processos são tão importantes quanto aqueles. É preciso ter equilíbrio com essas quatro perspectivas para alcançar a rentabilidade, otimização de processos, satisfação e fidelização dos clientes e a prestação de um serviço de qualidade.

Benefícios do Balanced ScoreCard:

  • Esclarece e traduz a visão e estratégia do negócio;
  • Ações alinhadas com a estratégia;
  • Acompanha a execução da estratégia;
  • Mensuração e monitoramento de resultados;
  • Possibilita o crescimento financeiro do estabelecimento;
  • Maior qualidade operacional e de atendimento;
  • Melhoria nos processos;
  • Satisfação de clientes;
  • Maior sinergia entre a estratégia e colaboradores do hospital;
  • Avalia o desempenho dos serviços oferecidos;
  • Integra a estratégia de longo prazo com ações e resultados de curto prazo;
  • Feedback contínuo da estratégia;
  • Entrega serviços de saúde com alta qualidade e desempenho;
  • Dissemina a estratégica com toda equipe hospitalar;
  • Avalia a performance com foco na execução e resultados;
  • Adota técnicas de gestão para garantir alta qualidade e confiabilidade na prestação do serviço de saúde;

Para colocar essa ferramenta em prática com sucesso é fundamental ter o comprometimento da alta gestão e o envolvimento de todos profissionais da saúde, gestores e equipes do hospital ou da empresa de saúde. A estratégia precisa ser disseminada e deve fazer parte do dia a dia de todos.

 

Artigos relacionados

Como o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser um divisor de águas em sua carreira O curso de terapia cognitivo-comportamental é uma excelente opção de especialização para aqueles que desejam obter expertise na área da psicologia clínica. Essa abordagem psicológica é uma combinação de conceitos do Behaviorismo com teorias cognitivas e busca...
“Escolhi o IPOG por ser uma instituição na qual eu confio”: conheça as razões para fazer a pós-gradu... Já pensou em fazer um curso no qual você tenha contato com pessoas de diversas áreas, conhecimento aprofundado sobre o ser humano e possibilidade de networking com profissionais de todo o país? Foi esse cenário que Carinna Alves encontrou ao se matricular ...
Judicialização da saúde no Brasil em números O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Relatório Justiça em Números 2017, ano-base 2016 e os resultados, de forma geral, mostram que as ações judiciais continuam crescendo e a judicialização da saúde segue o mesmo ritmo. A judicialização da saúde c...

Sobre Hernani Vaz Kruger

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, pelo Hospital Sírio-Libanês - IEP. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Goiás. Especialista em Administração Hospitalar pela São Camilo e em Auditoria de Serviços de Saúde pelo IAHCS e Instituto Francisco Ludovico. Professor Auxiliar do Departamento de Medicina da PUC-Goiás. Professor de cursos de graduação e pós-graduação, tendo atuado na Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de Gestão de Organizações de Saúde, Gestão Pública e Ciências da Computação, e na Uni-Anhangüera, no MBA de Administração Hospitalar, e atualmente no IPOG, no curso de Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, entre outros. Representante do Estado de Goiás, no Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde, e Diretor da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar DF/GO. Palestrante e Consultor. É Diretor Administrativo do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz – HUGO, maior hospital público do Estado de Goiás, sob a gestão da OSS Instituto GERIR.