Navigate
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
IPOG
  • Homepage
  • Saúde
  • Dângelo Andrade in Saúde

Como a Fisioterapia Traumato-Ortopédica atua no tratamento de pessoas com dores musculoesqueléticas

Em muitos países, uma das principais buscas por consultas médicas está relacionada às dores agudas e crônicas. Porém, o tratamento medicamentoso isolado nem sempre é o mais adequado para tais condições. 

Por isso, preparamos este artigo para mostrar como a Fisioterapia Traumato-Ortopédica atua e como o fisioterapeuta pode se preparar para este mercado.

Acompanhe!

O que é Fisioterapia Traumato-Ortopédica?

A Fisioterapia Traumato-Ortopédica é uma das especializações do ramo da Fisioterapia com foco na reabilitação. É uma das áreas com maior mercado atualmente no país e, desta forma, uma das mais procuradas pelos profissionais. 

Atua diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções musculoesqueléticas, e ainda antes e após cirurgias Traumato-Ortopédicas. Isso inclui a abordagem em condições como fraturas, entorses, amputações, lesões neurais e miotendíneas.

Na prática, o fisioterapeuta especialista em Traumato-Ortopedia conta com recursos como Fisioterapia Manual, Educação Fisioterapêutica e Agentes Eletrofísicos Fisioterapêuticos, mas, especialmente com uma ferramenta exclusiva da profissão: os Exercícios Fisioterapêuticos (Cinesioterapia).

A Cinesioterapia pode ter inúmeros objetivos de acordo com as necessidades do paciente, tais como a redução da dor e a melhora da funcionalidade e qualidade de vida. Tais objetivos passam pela restauração de valências como mobilidade, força, resistência, trofismo, potência, controle neuromuscular e funções sensório motora e cardiovascular.

Como o profissional pode atuar nesses casos?

Os fisioterapeutas são profissionais de saúde de primeiro atendimento e apresentam ferramentas baseadas em evidências científicas para prevenção, diagnóstico e tratamento de condições diversas de saúde. Sua atuação ocorre frequentemente em parceria com outras áreas, em um atendimento multidisciplinar, de forma que o paciente seja assistido integralmente.

Saiba também: Como se tornar um fisioterapeuta esportivo?

Medicina Ortopédica versus Fisioterapia Ortopédica: conheça as diferenças

Na Medicina Ortopédica, há a atuação do médico ortopedista, profissional com formação acadêmica em Medicina e especialização em Ortopedia. Ele é responsável pela realização de exames médicos, prescrição de medicamentos e execução de cirurgias.

Já na Fisioterapia Ortopédica, há a atuação do fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Ele utiliza recursos fundamentais nos processos de restabelecimento da funcionalidade e qualidade de vida.

Em geral, trata-se de uma atuação conjunta e complementar, sempre centrada no bem-estar e na reabilitação do paciente. Juntas, as especialidades oferecem um tratamento mais abrangente e completo.

Qual é a importância de uma especialização para o profissional?

Existem inúmeros recursos para cada tipo de lesão. O fisioterapeuta deve estar apto a escolher as melhores abordagens para cada situação. 

Para tal, o profissional precisa estar devidamente preparado e muito bem treinado, pois ele pode pôr em risco a saúde do paciente com uma intervenção aplicada de maneira incorreta e/ou inadequada.


A pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica é indispensável para a atuação profissional nestas condições. O diferencial competitivo de uma pós-graduação é o grande retorno de investimento, incluindo mais oportunidades e melhores salários. Com a base de conhecimentos adquiridos na especialização é possível promover um aprofundamento do conhecimento científico e técnico, auxiliando diretamente as boas práticas. 

Conheça o curso Master em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Desportiva

Oferecendo aos profissionais uma base teórico-científica e contato prático com os principais métodos de tratamento fisioterapêuticos atuais, o curso de Especialização Master em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do IPOG traz o que há de melhor e mais atual baseado em evidências científicas de alto nível. 

Com o corpo docente composto de profissionais atuantes em grandes hospitais e instituições federais e estaduais, o curso conta também com renomados pesquisadores e clínicos.

Por meio desta especialização o fisioterapeuta será capaz de exercer com excelência a assistência funcional em Traumato-Ortopedia e Desportiva utilizando as mais modernas e eficazes técnicas do cenário mundial da Fisioterapia.

Loading video

Conheça alguns diferenciais desta especialização:

  • Fortíssima base teórico-científica, mas ênfase na prática;
  • Desenvolvimento de habilidades voltadas ao Raciocínio Clínico e compreensão / execução da Avaliação e do Tratamento Fisioterapêuticos de alto nível, e não um simples e insuficiente ensino de técnicas;
  • Contato prático com os principais conceitos e técnicas de tratamento fisioterapêutico atuais, como Controle Motor, Educação em Dor Baseada em Neurociência, Conceito Maitland, Conceito Mulligan, Facilitação Neuromuscular, Medicina Ortopédica de Cyriax, Bandagem Fisioterapêutica, Fisioterapia Miofascial, Técnicas Neuromusculares, Mobilização Neural, Neurodinâmica Clínica, dentre outros;
  • Carga horária presencial de 432 horas/aula rigorosamente respeitada, o que faz deste um dos cursos de maior carga horária do país na área;
  • Módulos efetivamente avançados (e não uma repetição da graduação), o que contempla inclusive aqueles alunos mais experientes na área;
  • Infraestrutura impecável como raramente foi visto em cursos de pós-graduação no Brasil em Fisioterapia;
  • E o principal: o melhor corpo docente do Brasil na área, formado por pesquisadores e clínicos com larga experiência nacional e internacional. 

É um curso voltado para fisioterapeutas que necessitam das melhores competências e habilidades no atendimento de pacientes em Traumato-Ortopedia Desportiva.

Já são centenas de fisioterapeutas formados em todo o Brasil. Definitivamente a melhor pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do país!

Se ficou interessado ou quer tirar outras dúvidas sobre o nosso curso, entre em contato conosco!

Gostou do artigo? Talvez você possa se interessar por estes outros também:

  • Como se tornar um fisioterapeuta esportivo?
  • Fisioterapeuta empreendedor: 14 dicas práticas para aumentar seus rendimentos
  • Cursos de Pós-graduação: o que estará em alta em 2020

Este e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado e por seus alunos, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Já possui quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Quais as principais funções e habilidades de um Nutricionista Esportivo? A prática de atividades físicas e esportes exige um acompanhamento nutricional específico para atingir os objetivos de forma saudável. É crescente a necessidade de Nutricionistas Esportivos para fornecer a orientação adequada para atletas e praticantes de ativ...
Como desenvolver sua carreira em Gestão Industrial Farmacêutica? Antes de falarmos sobre Gestão Industrial Farmacêutica, você sabia que  a indústria farmacêutica é uma área de grande interesse para o desenvolvimento de carreira devido ao crescimento do setor, oportunidades de ascensão profissional, aprendizado contínuo, val...
Perícias médicas judiciais: quais normas o perito médico deve cumprir? O último Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgou que em 2015 tramitaram mais de 854.000 demandas judiciais da saúde no Brasil. O fenômeno da judicialização da saúde nos mostra um mercado bastante promissor para quem quer s...
Next Read: Governança de dados e LGPD: como implementar na sua empresa »
Dângelo Andrade: Doutorando em Ciências Médicas (UFRJ); Mestre em Ciências Morfológicas (UFRJ); Mestre em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação em Saúde (ENSP/Fiocruz); Especialista em Gestão por Resultados, Produtividade e Inovação (UFSC); Fisioterapeuta ativo permanente do Serviço de Fisioterapia do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO/Ministério da Saúde); Revisor de periódicos científicos em Fisioterapia; Formação complementar em diversas técnicas de Terapia Manual e Postural. Coordenador do curso Master em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva do IPOG.
Leave a Comment
Related Post
  1. A desextinção do ‘Dire Wolf’ (lobo terrível) e o poder da genética
  2. Entenda como funciona a entrevista forense, técnica mostrada na série ‘Adolescência’
  3. “O farmacêutico não quer ser médico – ele quer ser um ator importante no cuidado do paciente”, afirma especialista

All Rights Reserved | View Non-AMP Version

Powered by AMPforWP

whatsapp