Conheça a Pós-graduação em psicologia hospitalar do IPOG
4 minutos de leitura
30 de julho de 2021

Pós-graduação em Psicologia Hospitalar: conheça a especialização do IPOG

Pós-graduação em Psicologia Hospitalar: conheça a especialização do IPOG

Com o mercado de trabalho mais concorrido e que tem valorizado o investimento na formação contínua, apostar em uma especialização é uma forma de ter diferencial competitivo, mais qualidade e possibilidades na carreira. Para muitos psicólogos, a pós-graduação em Psicologia Hospitalar é a opção ideal.

O campo da saúde mental tem experienciado um florescimento importante nas últimas décadas, já que o debate na sociedade tem encorajado a busca por auxílio profissional, desconstruindo um pouco os fortes estigmas associados aos transtornos mentais.

No contexto da pandemia e suas tensões, a demanda por psicólogos subiu notadamente, inclusive no meio online e nos espaços de trabalho. Nessa mesma linha, os psicólogos hospitalares se tornaram ainda mais importantes nas unidades de saúde e hospitais, apoiando pacientes, familiares e profissionais.

Neste artigo, descubra mais sobre esta área e conheça em detalhes o curso de pós-graduação em Psicologia Hospitalar do IPOG. Boa leitura!

Áreas de atuação e vantagens de trabalhar com Psicologia Hospitalar

Normalmente, quem está buscando fazer uma pós-graduação em Psicologia Hospitalar sabe que essa é uma área com rotina dinâmica, mas também desafiadora.

No contexto hospitalar, o profissional trabalha sobretudo com pacientes acometidos por alguma enfermidade com implicações para seu estado psicológico ou com quadros de doenças mentais. Também orienta os familiares de forma a facilitar a aceitação de novas rotinas e a colaboração com os tratamentos médicos.

Em geral, os pacientes estão diante de diagnósticos graves, como câncer e depressão profunda, de procedimentos difíceis e/ou de cirurgias importantes. Assim, tanto a pessoa enferma quanto seus parentes precisam lidar com sentimentos e desafios cotidianos que terão melhor resultado com suporte psicológico.

É comum que o profissional atue em equipes de saúde multi ou interdisciplinares.

Mercado de trabalho para o profissional na área

O leque de instituições de saúde que abrigam o psicólogo hospitalar é amplo.

  • Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e semi-intensivas
  • Pronto-socorros
  • Ambulatórios
  • Centro Médico Cirúrgico (apoio antes e depois da operação)
  • Enfermarias
  • Hospitais psiquiátricos
  • Clínicas de reabilitação

Dentro de instituições de saúde, o psicólogo hospitalar:

  • realiza a avaliação psicológica de pacientes e dá suporte propondo tratamentos que viabilizem a melhora da condição mental
  • apoia psicologicamente os familiares na rotina de tratamento e situações difíceis
  • presta suporte psicológico aos profissionais de saúde para que estes lidem melhor com a tensão cotidiana do espaço hospitalar e a rotina puxada de plantões etc.

Entre as vantagens da área podem-se citar a contribuição para a melhoria do quadro mental dos pacientes, promovendo bem-estar para eles, familiares e profissionais, o trabalho colaborativo e a baixa concorrência no mercado, já que a procura por esse setor é menor comparada a alguns ramos da Psicologia.

A importância da pós-graduação em Psicologia Hospitalar

Em primeira instância, é preciso afirmar que um profissional com pós-graduação tem um diferencial importante no currículo e é valorizado nos processos seletivos.

Além disso, independentemente do tipo, a pós-graduação em Psicologia Hospitalar proporciona ao psicólogo um conhecimento aprofundado, de especialista, o que assegura mais qualidade na rotina de trabalho e permite o ingresso em um novo campo para aqueles que estão em transição de área.

Titulações de nível superior também são importantes para quem almeja cargos de chefia, progressão na carreira de maneira geral e podem ser requisito para uma melhor remuneração.

Conheça a especialização em Psicologia Hospitalar do IPOG

No intuito de oferecer ao mercado uma capacitação de excelência, preparando o psicólogo da área para os desafios reais do mercado, o IPOG criou o curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar na modalidade remota.

A especialização é completa, com mais de 400h/aula, em uma instituição devidamente credenciada pelo Ministério da Educação e com toda a estrutura e metodologia inovadora para proporcionar a melhor experiência e satisfação ao estudante.

Grade curricular

A pós é composta de 12 módulos distribuídos em uma ampla carga horária.

  1. A atuação da Psicologia no ambiente hospitalar
  2. Conceitos fundamentais da psicologia hospitalar / Teoria clínica
  3. Conceitos fundamentais da psicanálise / Subjetividade e corpo
  4. Atuação do psicólogo na maternidade
  5. Atuação do psicólogo na pediatria
  6. Atuação do psicólogo na UTI e no pronto-socorro
  7. Atuação do psicólogo na oncologia
  8. Atuação do psicólogo na geriatria
  9. Interdisciplinaridade
  10. Saúde mental dos profissionais da saúde
  11. Gestão do serviço de psicologia hospitalar
  12. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Para quem é indicada

Graduação em Psicologia é o requisito deste curso, já que a pós-graduação sozinha não habilita para atuar na área. 

Aulas remotas

O IPOG está há 20 anos no mercado formando especialistas e, ao longo da sua história, implantou formações em diferentes modalidades, incluindo o ensino a distância.

Diante das restrições impostas pela pandemia e pelo isolamento social, a instituição lançou cursos de pós-graduação na modalidade de ensino remota ou ao vivo. Em linhas gerais, as aulas têm horários fixos e a mesma dinâmica interativa dos cursos presenciais, porém sem o deslocamento e com as comodidades do ensino online.

Corpo docente

Um dos diferenciais mais importantes encontrados no IPOG é o grupo de professores formados por especialistas, mestres e doutores com trajetória acadêmica aliada à profissional. Isso permite que os alunos acessem conhecimentos atualizados e práticos da área de estudo.

Metodologia

Outro destaque da instituição é a metodologia de ensino exclusiva, que permite aos estudantes construir um sólido conhecimento com base em um processo de aprendizagem dinâmico, com integração real entre as disciplinas e aulas que trazem conteúdos aplicáveis na rotina profissional dos alunos desde as primeiras aulas.

Ficou interessado?

Se você deseja avançar no seu plano de carreira, adquirindo expertise e assertividade em uma das melhores instituições de ensino particulares do Brasil, fale conosco e conheça todas as vantagens de ser um aluno do IPOG.

Gostou deste artigo sobre Pós-graduação em Psicologia Hospitalar? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

Artigos relacionados

Quais as principais funções e habilidades de um Nutricionista Esportivo? A prática de atividades físicas e esportes exige um acompanhamento nutricional específico para atingir os objetivos de forma saudável. É crescente a necessidade de Nutricionistas Esportivos para fornecer a orientação adequada para atletas e praticantes de ativ...
Entenda como a Terapia-cognitivo Comportamental na Prática Psiquiátrica pode ajudar crianças com tra... Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, em 2018 as internações de crianças diagnosticadas com transtornos mentais aumentaram em 36% após cinco anos de estabilização nas taxas de hospitalização. Segundo especialistas, o aumento significativo dess...
Professora do IPOG ministra palestra sobre ‘Qualidade e Acreditação e o Futuro das Organizações de S... A professora do curso de Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde do IPOG, Gilvane Lolato, ministrou uma palestra gratuita sobre o tema ‘Qualidade e Acreditação e o Futuro das Organizações de Saúde’. O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 24/01, no a...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários