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Acreditação em saúde: o que é e para que serve?

O que é e para que serve o sistema de acreditação em saúde?
Leitura focada

As organizações de saúde privadas e públicas são caracterizadas por sua complexidade sistêmica, com estruturas e processos interconectados, que impactam a vida e o bem-estar de milhares de pacientes.

Avaliar e organizar as estruturas desses serviços é bastante desafiador, e, por essa razão, os profissionais que atuam nesse campo, especialmente gestores de saúde, têm buscado capacitação e soluções de melhoria contínua como a acreditação em saúde.

Esse tipo de ação está ligada ao campo da gestão da qualidade, conjunto de princípios pensados para as indústrias e que atualmente são aplicados à realidade de hospitais, clínicas, laboratórios e outras prestadoras de serviços em saúde.

A necessidade da acreditação fica clara quando pesquisas, como a do 2°Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar, mostram que falhas hospitalares causam mortes de dezenas de pacientes todo ano e que um cenário melhor seria possível com ações preventivas e profissionais mais bem preparados.

O que é acreditação em saúde?

A acreditação é um procedimento de avaliação e certificação para serviços de saúde a partir de uma série de parâmetros qualitativos estabelecidos por uma instituição externa.

No Brasil, quando falamos em sistema de acreditação em saúde, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição responsável pelo estabelecimento de padrões de qualidade e segurança em saúde. Também possui a metodologia de acreditação mais conhecida em solo nacional, emitindo certificados e selos de qualidade e autorizando instituições acreditadoras.

Acreditação em saúde: o que é e para que serve?

Normalmente, o processo de acreditação em saúde tem caráter voluntário, ou seja, de iniciativa da própria prestadora de serviço em saúde, é realizado periodicamente segundo a validade do certificado e as informações coletadas não são divulgadas.

Para que serve o sistema de acreditação em saúde?

Graças ao processo avaliativo da estrutura e dos processos das unidades de serviço em saúde é possível implementar uma prática de educação e melhorias contínuas. 

Dessa forma, é possível tornar a gestão da instituição mais eficiente e assegurar uma assistência de qualidade aos pacientes, com segurança e organização.

Leia também: Os principais desafios da Gestão em Saúde Pública e 5 práticas indispensáveis

Para receber um certificado de acreditação, hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadoras de serviço precisam cumprir diversos requisitos, tornando-se entidades que transmitem maior confiança ao ter uma administração mais organizada, atualizada e processos aprimorados.

Organizações de saúde com creditação alcançam uma visão mais sistêmica de gestão e melhor eficácia na utilização de recursos. Além disso, é possível alcançar benefícios junto a operadoras de planos de saúde.

Quais são os tipos de acreditação em saúde?

Falamos anteriormente da ONA, uma das principais instituições de acreditação desde 1999, mas ela não é a única instituição operando nesse segmento. Além dela, existem também:

  • Joint Commission International
  • Accreditation Canada
  • Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
  • Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho)

O que é cada um desses sistemas de acreditação em saúde e como funcionam?

ONA

A ONA propõe uma modelo com 3 níveis de acreditação:

  1. Acreditado: certificação válida por 2 anos para organizações de saúde que cumprem ou ultrapassam 70% dos requisitos de qualidade e segurança.
  1. Acreditado Pleno: certificação com validade de 2 anos para prestadoras de serviços em saúde que consigam cumprir 2 requisitos:
  1. cumprir os parâmetros de qualidade e segurança em 80% ou mais; e
  2. cumprir ou ultrapassar em 70% ou mais os requisitos de gestão integrada.

 3) Acreditado com Excelência: certificação com validade de 3 anos. Aqui são 3 critérios requisitados:

a) parâmetros de qualidade e segurança cumpridos em 90% ou mais;

b) padrões de gestão integrada atendidos em 80% ou mais; e

c) atendimento em 70% ou mais aos requisitos ONA de excelência em gestão, assegurando uma cultura de melhoria contínua institucional.

Leia também: Balanced Scorecard para uma gestão hospitalar de alta performance

Joint Commission International

Essa organização norte-americana é líder global em acreditação e está presente em mais de 90 nações. No Brasil, tem como associado o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

No modelo proposto pela Joint Commission International, há os seguintes eixos de avaliação:

  • direitos dos pacientes e familiares;
  • uso de indicadores de segurança internacionais; 
  • gestão de fármacos; 
  • acesso ao tratamento e continuidade; 
  • qualificação dos recursos humanos; e
  • gestão das informações hospitalares (prontuários).

Accreditation Canada

O programa de acreditação canadense está orientado em 3 pontos:

  1. governança clínica
  2. medicina baseada em evidências
  3. diminuição da sobrecarga nos colaboradores

Nesse modelo, busca-se eficiência processual, redução da burocracia e eliminação de processos/padrões que não agregam valor.

Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)

Esse programa de acreditação em saúde tem o foco na utilização da tecnologia da informação com o objetivo de otimizar a prestação de assistência à saúde e trazer inovação para esse campo.

Um dos pontos essenciais nessa acreditação são os requisitos a serem implementados para viabilizar a utilização do prontuário eletrônico.

Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho)

Por fim, mas não menos importante, está a Niaho, uma acreditação internacional  que estabelece padrões e regras na área de segurança assistencial, patrimonial e administração do corpo clínico.

Sua abordagem considera a gestão de riscos, a segurança predial e a proteção do paciente.

Curso de acreditação em saúde: essencial quando o assunto é qualidade

Em alguns países, hospitais não creditados não podem funcionar. No Brasil esse não é o cenário, mas a busca por esse tipo de avaliação tem crescido bastante. Afinal, sem esse tipo de investimento as instituições perdem em reputação, em benefícios e recursos.

Profissionais que desejam operar auxiliando as organizações de saúde a entrar nos processos de acreditação, que envolve muitas etapas, já encontram cursos específicos e com foco em gestão da qualidade também. 

Diante da carência de profissionais no mercado de trabalho desse âmbito, o IPOG criou o curso Curso de Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde. Uma formação completa para quem deseja conhecer ferramentas na área e as avaliações de nível nacional e internacional.

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Sobre Gilvane Lolato

Graduada em Administração de Empresas UGF, MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pela INESP, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atua na gestão da qualidade em saúde há mais de 10 anos onde também é docente. Gerente de Educação da ONA. Fellowship ISQua. Mestranda no Instituto Avedis Donabedian – Espanha. Professora do IPOG

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