Inspirando carreiras: aluna do IPOG relata sucesso profissional na atuação em Neuropsicologia

Psicólogo, você já pensou na atuação em Neuropsicologia? Este campo está em plena expansão e tem o objetivo central de compreender a relação e a influência do cérebro nos processos psicológicos humanos.

A empresária, psicóloga e aluna do IPOG da Pós-graduação em Neuropsicologia, Lorena Eleutéria, que já está em sua segunda especialização pela instituição, concedeu uma entrevista para o IPOG para compartilhar a sua trajetória profissional de sucesso e desafios do mercado da Neuropsicologia.

Confira o bate-papo com a aluna IPOG sobre a atuação em Neuropsicologia:

IPOG: Sobre sua trajetória profissional, nos conte sobre sua carreira e as principais atividades desenvolvidas:

Iniciei minha carreira profissional no contexto organizacional, atuando na área de recrutamento e seleção, aplicação de testes psicológicos, ministrava treinamentos e desenvolvimento de profissionais. Posteriormente, fui para a área clínica, iniciando os atendimentos de psicoterapia voltados para crianças, adolescentes e adultos. No presente momento, atuo com avaliação psicológica e orientação profissional também.

Presto atendimentos clínicos na Clínica Cenarium, situada no setor oeste e também contribuo para a execução dos serviços prestados pela livraria Espaço Cognitivo.

IPOG: Sobre a sua atuação em Neuropsicóloga, o que te inspirou ou te motivou em trabalhar nessa área? Houve a percepção de demanda de mercado?

A primeira inspiração veio ao ter a aula de cognição com o professor Fernando Silveira, ainda no curso de avaliação psicológica, onde ele demonstrou tanto amor pela profissão e me interessei muito pelos instrumentos da área e também devido a minha atuação na Espaço Cognitivo, pude verificar o quanto atualmente outros profissionais da área da saúde, vem solicitando laudos neuropsicológicos e que esse realmente seria um diferencial enquanto profissional para o mercado.

IPOG: Como você acredita que está o mercado hoje para Neuropsicólogos?

Atualmente, temos um nicho de profissionais que atuam como avaliação psicológica, mas que não são Neuropsicólogos e, por tanto, com essa qualificação se abre uma demanda específica de pacientes, laudos, reabilitação na prática clínica. Além de ter um mercado bem amplo para pesquisas.

IPOG: Como avalia a importância da Neuropsicologia hoje e quais os desafios para futuro?

A Neuropsicologia é uma ciência em interface com a neurociência que vem passando por constantes mudanças e atualizações. Porém, o principal desafio é ser reconhecida não somente como uma testagem de instrumentos psicológicos, mas como uma profissão que vai além da aplicação de testes psicológicos, mas que atua em gestões públicos em políticas internas, no contexto de orientação dos profissionais da educação e saúde para melhorar a cognição de seus pacientes e alunos. Na intervenção com a habilitação e reabilitação. Ou seja, temos que desmistificar essa visão do senso-comum e abrir as portas para novas demandas que podem ser sim exercidas pelo Neuropsicológo.

IPOG: O IPOG teve alguma influência na sua atuação voltada para a atuação em Neuropsicologia?

Acredito que o IPOG teve 40% de influência na minha tomada de decisão para minha primeira especialização (Avaliação psicológica), devido ao seu nome no mercado. 60% para a especialização em Neuropsicologia e espero continuar nesse ritmo, visto que agora temos um desconto vitalício, a partir da terceira especialização, não pretendo parar de estudar tão cedo. Já que considero muito enriquecedor e com o incentivo da instituição nos auxilia bastante a dar segmento ao aprendizado.

IPOG: Como era a sua realidade antes de começar o curso? O que te fez tomar a decisão de investir em mais conhecimento?

Como ainda estamos no início do curso, acredito que posso dar uma resposta mais concreta futuramente. Porém a minha tomada de decisão se deu em boa parte pela estrutura da instituição e por buscar esse diferencial para atender os pacientes de maneira mais específica que buscam por tal especialidade profissional. Além de poder contribuir com o suporte mais específico aos clientes da livraria Espaço Cognitivo.

IPOG: De acordo com a sua experiência, quais são os principais diferenciais do curso de Neuropsicologia do IPOG?

O IPOG, enquanto, especialização tem esse diferencial em relação a outras instituições e considero significativo o fato de se preocupar que o aluno aprenda nos fins de semana e já possa aplicar na prática, logo na segunda-feira. O atendimento da equipe de apoio que realmente é um diferencial, fazendo com que nos sinta realmente especiais desde o momento do primeiro módulo. A equipe de professores qualificada tanto em conhecimento técnico como teórico para nos passar as disciplinas de maneira mais acessível e pontual possível.

IPOG: Qual a importância de ter profissionais especializados nessa área?

Considero de grande valia ter cada vez mais profissionais dedicados na atuação em Neuropsicologia que está sempre se inovando e novos talentos são excelentes para que se desenvolvam de maneira multidisciplinar.

IPOG: Como é empreender na Neuropsicologia e de onde veio a inspiração?

A espaço cognitivo foi uma oportunidade única que surgiu no momento que ainda estava na especialização de avaliação psicológica. Pude empreender e atuar em algo que amo e me identifico muito, a troca de experiências com nossos clientes é muito enriquecedora, além do aprendizado diário que nos é proposto. A inspiração veio dessa convivência com vários profissionais da área que nos instigam dia a dia a gostar ainda mais da profissão e buscar novos instrumentos e produtos para melhor atendê-los.

IPOG: O que os profissionais e o mercado ganham com esta formação?

Os profissionais ganham um diferencial por se tornarem Neuropsicólogos em um mercado, onde se tem tantos psicólogos, porém com uma escassez de Neuropsicólogos para atuar na área, principalmente no interior e o mercado ganha profissionais capacitados para atuar de maneira eficaz juntos aos pacientes e oportunidades de mais estudos na área.

IPOG: Quais são as orientações que você aconselha para quem deseja atuar em Neuropsicologia?

Sugiro que nunca pare de estudar, pois as oportunidades surgem, porém, o aprendizado e estudo continuo nos mostram o quanto precisamos continuar estudando. Já que cada caso é um caso e são lançadas novas técnicas, métodos, instrumentos psicológicos, então estudem.

IPOG: Resuma sua trajetória profissional com uma única palavra ou frase?

Determinação.

Se você gostou de conhecer a trajetória profissional inspiradora da Psicóloga Lorena Eleutéria e tem também interesse na atuação em Neuropsicologia, especialize-se com a pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG e construa uma carreira de sucesso.

Artigos relacionados

Cirurgia plástica estética: conheça as principais orientações preventivas A busca pela transformação da aparência física por meio da cirurgia plástica estética aumenta mediante as novas técnicas cirúrgicas, aos resultados surpreendentes, ao maior acesso à classe média e pelo desejo das pessoas em alcançar o ideal da beleza e não fic...
Profissionais de Enfermagem: conheçam as normas para divulgação profissional em meios de comunicação... Sabemos o quanto é importante divulgar informações profissionais em meios de comunicação para impulsionar a carreira. Mas será que você está fazendo isso da forma certa? Profissional de Enfermagem, você publica fotos dos seus pacientes em redes sociais? Como ...
Em busca de uma pós-graduação em Avaliação Psicológica? Tenha a especialização do IPOG no currículo... A Avaliação Psicológica tem como pressuposto o desenvolvimento de habilidades para investigação de fenômenos psicológicos e manuseio de métodos e técnicas destinadas à coleta de dados, assim como a análise de conteúdos com base em fundamentação teórica sobre ...
Lorena Eleutéria: Psicóloga (CRP 09/9923), Especialista em avaliação psicológica ( IPOG-GO), Pós-Graduanda em Neuropsicologia( IPOG), atua na clínica com foco em atendimentos individuais através da  abordagem cognitivo-comportamental em crianças, adolescentes e adultos, psicodiagnóstico, avaliação psicológica, orientação profissional. Além de fornecer suporte especializado aos clientes que adquirem instrumentos psicológicos na Espaço Cognitivo.