Professora do IPOG ministra palestra sobre ‘Qualidade e Acreditação e o Futuro das Organizações de Saúde’
3 minutos de leitura

Professora do IPOG ministra palestra sobre ‘Qualidade e Acreditação e o Futuro das Organizações de Saúde’

A professora do curso de Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde do IPOG, Gilvane Lolato, ministrou uma palestra gratuita sobre o tema ‘Qualidade e Acreditação e o Futuro das Organizações de Saúde’. O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 24/01, no auditório do IPOG, e contou com a participação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, gestores hospitalares e outros profissionais que atuam na área da saúde.

Confira nesse post as principais informações apresentadas na palestra pela especialista

Qual influência da qualidade e Acreditação com o futuro das organizações de saúde? Essa foi uma das perguntas respondidas pela especialista durante o evento. A professora iniciou a palestra com reflexões do cenário atual das instituições de saúde e apontou os desafios enfrentados por gestores para oferecer a cada vez mais um serviço com alta qualidade para os pacientes.

Gilvane Lolato discutiu sobre a essencialidade da Acreditação em organizações de saúde, seja em hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, para a avaliação, busca de melhorias contínuas e certificação da qualidade dos serviços de saúde com foco na segurança do paciente.

A professora reforçou que a Acreditação evidência mais credibilidade e, consequentemente, gera mais retorno para a instituição de saúde.

Qualidade como um caminho sem volta

Durante a palestra, Gilvane Lolato enfatizou que a qualidade, além de ser requisito básico de qualquer instituição de saúde, é um caminho sem volta e a única certeza do futuro sustentável de qualquer negócio.

A qualidade dos serviços de saúde deve ser aplicada diariamente como uma ferramenta de gestão para alcançar a excelência na segurança do paciente e é a solução para resolver, ou pelo menos amenizar, todas as deficiências no setor da saúde que o país enfrenta.

Desenvolvimento da liderança como um fator crítico para a implantação e manutenção da Qualidade e Acreditação

Além disso, a especialista do IPOG também apresentou os principais modelos de Acreditação válidos no Brasil e sua aplicação em diversas instituições de saúde. Diante disso reforçou que o sucesso da implantação e manutenção da qualidade e da Acreditação dependente, em primeiro lugar, do comprometimento da liderança e de uma gestão inovadora que realmente acredita que o sucesso da organização está diretamente ligado com a somatória de qualidade, melhoria contínua e ações bem-sucedidas.

Comprometimento dos colaboradores para a Qualidade diária

Dentre os assuntos discutidos, abordou também sobre a importância do envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores para o exercício diário da profissão com qualidade.

É preciso promover uma transformação de cultura de qualidade associada à valorização pessoal e profissional em todo o quadro de colaboradores. Seguir à risca todos os procedimentos operacionais padrões e as boas práticas deve ser uma ação natural e não imposta. O grande desafio dos gestores é investir em pessoas da maneira certa.

Visão organizacional associada à Qualidade e Segurança

A especialista destacou a importância da visão organizacional estar totalmente alinhada e integrada com a qualidade na prestação do serviço e na segurança do paciente. A qualidade deve estar inserida no cerne da visão, missão e valores da instituição, e mais do que isso, ser colocada verdadeiramente em prática.

As políticas institucionais, princípios, metas e objetivos devem ser compartilhadas e fazer parte de todos os níveis da organização, do operacional ao estratégico. Isso é gestão integrada em saúde.

A especialista também destacou a seriedade no cumprimento de protocolos, processos e procedimentos e também na promoção de estímulos para a mudança de hábitos em prol da qualidade e segurança do paciente.

A professora do IPOG pontuou que foi muito satisfatório compartilhar informações de um tema tão necessário e emergente para a saúde no Brasil e que o futuro das organizações de saúde depende de um serviço de qualidade ‘acreditado’ pela sociedade.

Se você não participou dessa palestra ou se participou e quer se capacitar para atuar na implantação das ferramentas de qualidade e do processo de Acreditação em instituições de saúde, conheça o curso de curta duração do IPOG em Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde e invista no seu futuro profissional e contribua par ao avanço da saúde no Brasil.

Artigos relacionados

Quais procedimentos estéticos invasivos não-cirúrgicos o Farmacêutico Esteta pode realizar? A saúde estética tem a função de promover a saúde por meio do equilíbrio entre corpo, mente e saúde com a realização de recursos e procedimentos estéticos. É uma área crescente no mercado, que atinge um grande público e a cada vez mais conquista novos adeptos....
Ferramenta de gestão em unidades de saúde No mundo globalizado, os sistemas de saúde vêm enfrentando dificuldades decorrentes da incorporação de tecnologia na assistência, em um momento de forte crise no setor financeiro, associado à crescente demanda da população cada vez mais bem informada e exigent...
#OutubroRosa: sintomas, fatores de risco, prevenção e direitos das mulheres com câncer de mama Estamos em outubro e o assunto destaque nesse mês é o câncer de mama. O movimento Outubro Rosa promove ações para divulgar informações sobre o câncer de mama e  conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. É preciso falar abertamente ...

Sobre Gilvane Lolato

Graduada em Administração de Empresas UGF, MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pela INESP, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atua na gestão da qualidade em saúde há mais de 10 anos onde também é docente. Gerente de Educação da ONA. Fellowship ISQua. Mestranda no Instituto Avedis Donabedian – Espanha. Professora do IPOG