Conheça as principais ferramentas de Business Intelligence

Você sabe quais são as principais ferramentas de Business Intelligence?

A inteligência de mercado ou Business Intelligence (BI), como ficou conhecida no mundo todo, é uma forma de se entender como comportam os prospects de uma empresa, ou mesmo seus concorrentes.

Importante para balizar as tomadas de decisões, seu aprimoramento tem sido constante, facilitado principalmente pelo desenvolvimento de ferramentas que permitem obter importantes informações para conduzir a empresa.

O objetivo deste artigo é justamente apresentar as principais ferramentas de business intelligence, as quais são de fácil acesso e manipulação, e oferecem valiosas informações de forma gratuita. Antes, porém, vale a pena entender de onde vem este conceito (BI) e qual a sua funcionalidade.

Como surgiu o BI?

O termo Business Intelligence, ou Inteligência de Mercado, é tão antigo quanto o processo de venda e escambo (troca de mercadorias sem fazer uso de dinheiro). Trata-se de descobrir uma necessidade de alguma pessoa e então criar e vender alguma solução para ela.

Embora haja controvérsias, várias fontes atribuem a nomenclatura BI ao Gartner Group, que nos anos 80 e 90 iniciou, em larga escala, este processo de análise de dados tendo como bases as novas tecnologias da época.

Business Intelligence e as inovações tecnológicas

De certa forma, os bons empresários do passado já “aplicavam” as ferramentas de Business Intelligence de uma forma mais empírica. É o caso do “Seu João” da padaria que sabia que a cliente “Maria” gostava do pão mais moreninho e o cliente “José” gostava dele mais branquinho.

Contudo, da forma como vemos hoje, o BI é uma ferramenta que surgiu justamente com a maior capacidade de armazenamento e processamento de informações dos computadores, permitindo às empresas maior análise de dados e criação de produtos mais adequados aos comportamentos de cada cliente.

Com o avanço de tecnologias, como a inteligência artificial, Big Data, Cloud Computing e georreferenciamento, a mineração e a análise de dados tornaram-se mais poderosas, ofertando um conjunto de informações mais amplas, atualizadas e precisas.

Assim, as ferramentas de Business Intelligence também permitem fazer previsões futuras sobre o comportamento dos mercados, utilizando-se de modernos algoritmos que leem as séries de dados no Big Data.

Qual é a relação entre Big Data e Business Intelligence?

Importante abrir este parênteses, pois é comum que algumas pessoas confundam ou pense que BI e Big Data são exatamente a mesma coisa. O BI é um conceito “guarda-chuva” com várias ferramentas e outros conceitos “embaixo”.

Assim, Big Data, Datamining, Inteligência Artificial, Machine Learning, Sensores, Mapa de Calor, Programas de Fidelização, entre outros, são hastes desse grande guarda-chuva.

(Neste artigo explicamos o que é Big Data e qual é a sua importância para as empresas).

Principais ferramentas de Business Intelligence

Chegou o momento de apresentar as principais ferramentas de Business Intelligence! Importante dizer que constantemente surgem novas ferramentas que analisam o comportamento do consumidor, ou Costumer Experiense, seja para negócios online ou offline.

Este ano o destaque é todo do Instagram, que tem apresentado crescimento em termos de audiência e números de usuários. Por esse motivo, o aplicativo tem fornecido informações relevantes sobre o público que visita os perfis de quem faz negócios por esta plataforma.

1IBGE Cidades

Se você planeja inserir sua empresa em um novo ponto geográfico, a navegação pelo IBGE Cidades é obrigatória. Nela você consegue extrair dados atualizados do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, agrupadas de forma facilitada e acessível.

É possível fazer um levantamento sobre o número de habitantes da cidade, sua renda per capita, quantidade de carros no município, número de escolas públicas e privadas, enfim, uma série de informações relevantes para compreender a economia local, e a viabilidade de seu negócio neste novo ponto. As informações podem ser pesquisadas referentes a cidades, estados e sobre todo o país.

2Google Adwords

O maior buscador virtual de todos os tempos – o Google, oferece gratuitamente uma ferramenta que mostra quais são as palavras chaves mais pesquisadas na internet de acordo com o assunto desejado. Para utilizá-la basta criar uma conta no site adwords.google.com utilizando sua conta do gmail e começar a explorar como pensam os internautas diante da descoberta de algum assunto.

Essa ferramenta é altamente útil para quem pretende definir palavras chaves para serem utilizadas na geração de conteúdo online, permitindo com isso o melhor ranqueamento de sua presença virtual. Também auxilia na hora de escolher a forma mais atrativa para desenvolver uma comunicação com seus prospects, clientes em geral. Vale a pena conhecê-la.

3. Audience Insights do Facebook

o Ambiente projetado para interações sociais com a presença de um sexto da população mundial, o Facebook permite que as empresas montem suas fanpages gratuitamente, permitindo com isso a presença em uma importante rede social.

Dessa forma é possível difundir uma série de informações importantes sobre sua empresa, gerar relacionamento com seu público e marcar presença nos feeds de notícias de usuários diversos.

A partir do momento que você cria a página da sua empresa no Facebook é possível ter acesso ao Audience Insights (ou informações ao público), que é uma ferramenta gratuita que permite conhecer o sexo, faixa etária, escolaridade, cidade, profissão, e uma série de informações sobre o público que curtir a fanpage.

Uma forma eficiente de conhecer quem sua empresa mais desperta interesse, contribuindo para o alinhamento da linguagem na comunicação estabelecida com o público alvo, e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, tendo como ponto de partida os maiores interessados em seu trabalho.

4. Mailchimp

Esse disparador de emails automático consegue enviar milhares de emails de uma única vez, evitando que você encaminhe um a um. Além disso, a ferramenta ainda mostra quem dos seus destinatários abriu o email enviado, quantas vezes checaram o conteúdo, se clicaram no link interno enviado junto ao comunicadado.

Uma importante forma de definir para quais clientes você deve fazer a abordagem direta, ou seja, dar um passo mais concreto rumo a negociação, tendo como parâmetro aqueles que se interessaram pelo seu e-mail enviado. A ferramenta funciona gratuitamente para dois mil emails cadastrados e 12 mil envios por mês, ou seja seis disparos para toda a lista.

5. Crystal Knows

Essa ferramenta permite que você faça a análise de perfil DISC de qualquer pessoa, por meio de seu perfil no Linkedin ou pelo Gmail. Mas ela vai mais longe, além de trazer em detalhes o perfil psicológico dos seus prospectos, ainda apresenta uma sugestão de como deve ser o e-mail a ser enviado, contendo o número de palavras e quais podem agradar o destinatário.

O ponto negativo é que ele é em inglês, portanto se não estiver tão afiado na língua você pode instalar no seu navegador Google Chrome o plug-in do Google Translator, e traduzir para o português. A tradução não ficará perfeita, mas dará para entender bastante coisa.

6. Google Trends

Novamente o Google dando meios de posicionar a empresa de forma mais assertiva. Enquanto o Google Adwords mostra as palavras mais utilizadas, no Google Trends é possível verificar a tendência do uso dessas palavras ao longo do tempo, se estão em alta ou caindo em desuso. Também é possível comparar as tendências filtrando-as por países, estados e até mesmo cidades.

7. Clear Analytics

Existem vários softwares onde você pode importar os relatórios da sua empresa, os quais mineram dados e geram relatórios com informações gerenciais úteis na tomada de decisão. O Clear Analytics é um deles, e ele é bacana por dois motivos.

  • O primeiro é que ele usa como base o Excel, então se você já tem familiaridade com planilhas eletrônicas, vai ter facilidade em alimentar a plataforma e gerar as informações que você precisa.
  • O segundo é que ele possui uma versão free.

8. Cliente oculto

Uma das funções da Inteligência de Mercado é monitorar as táticas e estratégias dos concorrentes da empresa. Uma atividade muito utilizada para mapear como anda o nível do atendimento das empresas é o Cliente Oculto ou Comprador Misterioso.

Existem empresas especializadas em oferecer esse serviço de análise oculta do atendimento, fornecendo relatórios sobre sua percepção e até imagens que provem sua análise.

Você pode usar desta ferramenta para avaliar como está o atendimento e os processos da sua empresa, como também para investigar quais são os diferenciais, preços, prazos e condições que seus concorrentes estão praticando no momento.

9. Teleco

Teleco é um site que reúne muitas informações gratuitas sobre o mundo de telecom. Nele você encontra dados sobre operadoras e fabricantes de telefonia fixa e móvel, e das empresas de TVs por assinatura.

Você pode, por exemplo, consultar a cobertura de cada operadora, por tecnologia, em cada DDD do país, pode ver qual é a participação do mercado de cada companhia, e também ver os modelos de aparelhos mais vendidos no mundo.

São informações muito úteis se você trabalha na área de telecomunicações, e para quem não trabalha ajuda na hora de decidir onde instalar sua empresa por exemplo, para identificar se há infraestrutura de comunicação no local. Ajuda a escolher qual companhia contratar como fornecedora de comunicação, analisando sua participação nos mercados onde você irá atender.

E para quem trabalha desenvolvendo aplicativos para celulares, auxilia em decidir sobre quais tecnologias os apps serão desenvolvidos, analisando os sistemas operacionais móveis mais presentes no mercado.

E quais são as próximas tendências?

Em termos de ferramentas de Business Intelligence, as próximas tendências são tecnologias que utilizam o reconhecimento da face e da voz, possibilitando às empresas que usarem estas ferramentas um atendimento individualizado.

Benefícios para as empresas que adotam BI

As empresas que adotam a Business Intelligence como estratégia competitiva, conseguem interpretar melhor os desejos de seus atuais e futuros clientes, bem como desenvolver melhores soluções e alcançar vantagem sobre seus concorrentes.

No entanto, para se trabalhar com ferramentas de Business Intelligence é necessário se atentar a algumas questões:

  • É preciso ter muito cuidado com a privacidade e segurança das informações coletadas. Com os problemas de vazamentos de dados de grandes empresas como o Facebook, novas leis estão sendo criadas no mundo inteiro a fim de evitar abusos e proteger as pessoas.
  • Outro ponto importante: foque nos KPIs (Indicadores Chave de Performance), pois são as informações que realmente valem a pena gerenciar. Pode-se gastar tempo e dinheiro colhendo e tratando informações que não tenham muita relevância, e o profissional precisa fazer antes esta análise.

Bom, com todas essas ferramentas de Business Intelligence em mãos, está na hora de conhecê-las melhor e utilizá-las na sua rotina de trabalho.

Quer se aprofundar mais? Investir em conhecimento é fundamental para quem deseja ser um especialista em Marketing!

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