Marketing em tempos de crise: como se adaptar às oscilações do mercado, sem acumular prejuízos para a imagem da marca
3 minutos de leitura

Marketing em tempos de crise: como se adaptar às oscilações do mercado, sem acumular prejuízos para a imagem da marca

Quem optou em se dedicar à área do Marketing já deve ter percebido que a partir do mês de Agosto as verbas para as ações e campanhas previstas começam a sumir, para serem realocadas no orçamento do próximo ano. Um processo cíclico, que quem vivencia o dia a dia da profissão precisa aprender a lidar.

Paralelo a isso, a macroeconomia em geral também apresenta desafios vinculados aos ciclos de prosperidade, seguidos (infelizmente) pelos de crise, que contribuem para desestabilizar até o departamento criativo mais organizado do planeta. Diante de tantas possibilidades reais e previsíveis de cortes de recursos, como o Departamento de Marketing ainda consegue cumprir sua função?

Identificando prioridades

Como medida de segurança administrativa, em tempos de crises, as verbas de marketing são as primeiras a sofrerem os cortes. Ao invés de lamentar essa triste constatação, é preciso entender que o momento pede um comportamento mais focado em resultados, driblando a escassez de dinheiro, visto que em tempos de recessão é preciso estancar as saídas de caixa.

Segundo pesquisas apuradas pela American Management Association, cerca de dois terços das vendas mensais de uma empresa são provenientes de clientes habituais, e não de novos. Quando entendemos que o cliente é a principal fonte de receitas da empresa, enquanto todos os outros departamentos existentes (financeiro, recursos humanos, administrativo em geral) representam custos, fica mais fácil ao marketing ajustar suas estratégias.

Logo o foco deve ser:

1. Manutenção dessa parcela de clientes habituais que já se relacionam com a marca;

2. Cuidado em preservar a marca

Explicando melhor…

Em momento de recessão econômica, é preciso reverter os recursos que restaram ao marketing na manutenção de clientes já adeptos da marca, ao invés de queimá-los na tentativa de conquistar novos. Afinal, são os clientes habituais que se mantêm fiéis ao seu negócio, independentemente das oscilações do mercado. A conquista de novos nichos e públicos deve ser um esforço de tempos de abundância, ou quando se tem um novo produto com tremenda possibilidade de mudar o mercado, ou quando as verbas do marketing não estão em racionamento.

Já o cuidado com a marca é fundamental para continuar transmitindo a esse cliente habitual a sua presença, valores e superioridade perante os concorrentes. Foi por meio da sua imagem marcante que esse cliente foi fidelizado. Deixar de cuidar dessa característica importante vai fazê-lo questionar se realmente tem dedicado lealdade a uma empresa de relevância.

Questionamentos a serem respondidos em tempos de crise

Em tempos de crise, a pergunta a ser feita pelo departamento de Marketing deve ser a de quanto e como devo investir os recursos que me restam? Vão se sobressair aqueles que desenvolverem as ideias mais ousadas, e estiverem mais preparados a impactar com ações que não demandem recursos vultuosos. Afinal, fazer bonito não significa fazer mais caro. E os profissionais de marketing devem estar habituados a terem grandes ideias, com baixo custo operacional.

A crise permite ao profissional desenvolver formas diferentes de se obter os mesmos resultados, os mesmos rendimentos, para se adaptar às novas condições. A máxima do “fazer mais com menos” não se aplica ao Marketing. Mas sim o “fazer mais de forma diferente”. Quando os executivos entenderem as nuances que envolvem o departamento criativo, vão deixar de usar o primeiro jargão aplicado ao marketing.

(Invista em qualificação!)

Cases e o Marketing

O executivo da Staples, concorrente direta da Kalunga, Leo Piccioli, defende a seguinte ideia: “Quem vem por preço, por preço vai”. Partindo desse princípio vamos analisar alguns exemplos de grandes empresas que miraram em seus clientes habituais para mantê-los fieis em tempos de crise, ao invés de correr atrás de público volante atraído apenas pelas promoções de preço baixo:

* A rede varejista inglesa Tesco criou um mecanismo para expandir sua rede de distribuição na Coréia do Sul (mais precisamente em Seoul), e levar o oferecimento de seus produtos para além de suas lojas físicas. Ela montou um painel simulando gôndolas do supermercado nas mais movimentadas saídas do metrô de Seul e compartilhou os códigos de barras dos produtos. Ao baixar um aplicativo, seus clientes conseguiam selecionar os itens que precisavam e enviar uma mensagem à loja física, efetuando com isso uma compra virtual. A mercadoria era entregue diretamente na casa do cliente;

* Já a rede varejista Pão de Açúcar criou um programa de fidelidade chamado Cliente Mais. Por meio de um simples cadastro, os clientes Mais passam a ter acesso a vantajosos descontos nos produtos habituais da loja. Com isso, a loja busca fidelizar seus clientes, ao direcionar suas melhores ofertas a eles;

* O clube Corinthians criou o plano Torcedor Fiel, onde assistindo a jogos secundários é possível acumular pontos que são revertidos em prioridade na compra de ingressos de importantes partidas. Com isso, o clube encontrou uma forma de garantir o público durante as partidas menos relevantes, ao criar uma vantagem na hora de se adquirir ingresso para os grandes clássicos.

Veja como ser competitivo em tempos de crise.

Artigos relacionados

Seu plano de Marketing vai gerar resultados estratégicos? O planejamento de marketing, por incrível que pareça, na maioria das empresas é negligenciado ou mal feito, sem foco real nos objetivos estratégicos, o que pode tornar o departamento de marketing inócuo ou uma área de publicidade sem o viés necessário para ati...
Uma singela homenagem ao Dia do Jornalista E aí, quem vai entregar a matéria aos 45 minutos do segundo tempo? Quem vai extrapolar os limites do deadline e ainda vai chorar para o editor pedindo mais cinco centímetros de página para a matéria? Quem vai almoçar coxinha pingando óleo, isso, claro, se almo...
Dia do Publicitário: profissional que usa a criatividade para construir sonhos No dia 01 de fevereiro comemora-se o Dia do Publicitário, uma data para honrar e reconhecer o trabalho de profissionais que usam a criatividade para construir sonhos. Esta é a data dos profissionais descolados, ousados, antenados e que se reinventam todos os ...

Sobre Gilmar Marques

Professor possui ampla e diversificada experiência e realizações em empresas de Saúde, Consumo e Varejo, atuando na direção geral de Unidades de Negócios e de Mercado (operações, marketing e comercial) no Fleury Medicina e Saúde, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Medial Saúde, Ultragaz, Quaker, Danone, Carrefour e Pão de Açúcar Pão de Açúcar. Professor de marketing estratégico, produtos e marcas no IPOG, na ESPM e FIA (USP). É mestre em Administração/Marketing pela PUC/SP, onde também se graduou em Administração de Empresas, e em Psicologia na Universidade São Marcos. Além das atividades de consultoria, treinamento, e em startUp, realiza trabalho voluntário no Instituto Alma Rugby. Como Psicólogo desenvolve atividade focada na temática do trabalho, relações e performance profissionais.