Marketing na Era Digital: veja as mudanças, as tendências e os desafios da área
Quem trabalha com marketing na Era Digital sabe que este é o melhor momento para essa área. Hoje, é possível contar com uma infinidade de estratégias para conquistar o público, como pesquisa por voz, novas formas de engajamento, uso das redes sociais, conteúdo criativo etc.
Essa “evolução” é chamada por Philip Kotler, referência na área, de Marketing 4.0 e 5.0, que utilizam a tecnologia e o sentimento como forma de aproximação com o público.
No entanto, tantas possibilidades e inovações tecnológicas trazem também um desafio: como não ficar para trás em relação à concorrência e se tornar obsoleto?
Neste artigo, trazemos alguns exemplos de como o Marketing Digital está revolucionando a relação das pessoas com as marcas e os desafios que podem surgir pelo caminho.
Para entender o que é o Marketing na Era Digital, que tal conhecer tudo o que veio antes dele?
Marketing na Era Digital: como ocorreu a evolução do 1.0 ao 5.0?
O Marketing 1.0 era focado nos produtos e em sua produção, já que não existiam muitas opções para o consumidor.
A baixa concorrência entre as empresas fazia com que os benefícios do produto ou serviço bastassem, sendo apenas necessário focar na massificação da divulgação.
Já no Marketing 2.0 a concorrência fica mais acirrada entre as empresas. Aqui, surge uma preocupação maior com a identidade da marca para que ela se diferencie das demais e seja a escolhida pelos consumidores.
Há também uma mudança no próprio público. Ele passa a ficar mais exigente, já que há diversas opções de escolha.
Por outro lado, o Marketing 3.0 decide focar em segmentação e personalização. Dessa forma, os clientes deixam de ser tratados como público para ser vistos como seres únicos e repletos de particularidades.
Apesar de o Marketing 3.0 já acontecer em um contexto digital, é apenas no 4.0 que as tecnologias digitais assumem o papel principal. A busca por consumidores acontece via internet e, com ela, a personalização desses produtos e serviços começa a ser aprimorada para agradar cada pessoa.
Isso aconteceu principalmente porque as tecnologias eram restritas às empresas com grande disposição financeira. Com a sua popularização, as plataformas de CRM, por exemplo, ficam muito mais acessíveis e até mesmo gratuitas.
Além disso, a popularização da internet foi outro ponto que tornou o uso de novas formas de marketing mais acessível, como conteúdos multimídias.
Assim, as empresas passaram a estar mais presentes no ambiente digital, seja por meio de sites, redes sociais ou aplicativos.
Já o Marketing 5.0 é focado no lado emocional dos compradores. Ou seja, ele precisa despertar emoções e a identificação do consumidor com o produto, serviço ou marca.
Atualmente existem exemplos muito famosos desse marketing de relacionamento, como Starbucks, Nike, Netflix e Burger King.
Cada uma utiliza estratégias mais condizentes com o seu público, como a Nike, com um estilo mais sentimental, e a Netflix e o Burger King, que utilizam a comédia como forma de aproximação.
Agora que você já está por dentro da evolução do marketing, saiba quais foram as principais mudanças que aconteceram na Era Digital!
Quais as principais mudanças do Marketing na Era Digital?
O Marketing na Era Digital traz muitas novidades em relação ao desenvolvimento de produtos ou serviços e ao comportamento do cliente/consumidor (que é mais abrangente do que o modo de consumo).
A revolução tecnológica automatizou diversos processos e tornou a análise de dados mais rápida e barata, dando ao marketing um papel de essencial relevância para a estratégia da empresa.
Entre as principais mudanças estão:
- automação de processos;
- foco na experiência do consumidor;
- Big Data;
- investimento em publicidade, tecnologias e ferramentas mais acessível;
- facilidade de acesso e uso das ferramentas de marketing.
Automação de processos
A automação de processos no marketing reflete em maior agilidade nas tarefas do dia a dia de muitos profissionais da empresa. Afinal, atividades que antes eram feitas manualmente passam a ser programadas com softwares.
Por exemplo: se antes, para divulgar informações de uma empresa por e-mail, era necessário enviar centenas deles, hoje, com apenas um clique, toda a sua base de contatos recebe aquele e-mail.
Essa versatilidade é benéfica por três motivos: a otimização de tempo, a maior produtividade do time, que pode executar mais tarefas no mesmo espaço de tempo, e o barateamento das operações de markerting.
Experiência do consumidor
Nem sempre o marketing considerou a experiência do consumidor em suas estratégias.
Com menos concorrência de mercado, as estratégias de marketing eram muito focadas nas características e na venda do produto e pouco nos desejos e anseios do consumidor.
Dessa forma, a fim de se destacar da concorrência, o marketing na Era Digital passa a ser mais dedicado ao seu público.
Big Data
Com a constante publicação de informações, o Big Data ajuda na análise dos grandes conjuntos de dados.
Assim, fica mais fácil identificar e entender do que as pessoas gostam com base em seu comportamento e nos rastros que deixam na internet. Além de compreender também os concorrentes e o próprio mercado.
Quantas vezes acessou aquela página, em quais horários, em quais produtos têm interesse, o que pesquisou… todos esses dados podem ser reconhecidos pelo Big Data e auxiliar na formação de uma estratégia mais assertiva.
Alguns exemplos de empresas que utilizam o Big Data com inteligência são Amazon, Walmart, Netflix e Google Now.
Investimento em publicidade mais acessível
Outra mudança do Marketing na Era Digital é a possibilidade de investir em publicidade de uma maneira mais acessível e barata.
Caso queira patrocinar publicações nas redes sociais, por exemplo, as plataformas podem ser Facebook Ads ou Instagram Ads.
Após conhecer as mudanças do Marketing na Era Digital, confira as principais tendências para os próximos anos.
Quais são as principais tendências do marketing?
As principais tendências do Marketing na Era Digital são a criação de conteúdo em áudio, os aplicativos de mensagens, maior investimento em SEO e vídeo.
Criação de conteúdo em áudio
A criação do conteúdo em áudio é algo que vem ganhando destaque nos últimos anos. Por isso, a tendência é que se invista ainda mais nesse segmento.
De acordo com um levantamento feito pela Deezer, o consumo de podcasts cresceu 177% em 2019. A pesquisa revela também que 25% dos ouvintes brasileiros tendem a consumir mais de uma hora de programa por dia.
No entanto, com a nova rotina dos brasileiros por conta da pandemia, o consumo de conteúdos em aúdio e vídeo aumentou consideravelmente. Em uma pesquisa realizada também pelo Deezer, mostra que houve um aumento de 19% no consumo de podcasts, principalmente aqueles com conteúdo infantil, que teve crescimento de 278%.
O podcast acaba sendo uma maneira de conectar a marca às pessoas por um período mais longo. Com isso, muitas empresas acabam buscando fazer anúncios nos programas de áudio.
Aplicativos de mensagens
O uso de aplicativos de mensagens já é realidade no Marketing Digital! Entretanto, essa alternativa pode revolucionar ainda mais a área.
Se os aplicativos são usados para manter um contato mais direto com o cliente, ele pode ser visto também como uma versão mais jovem do e-mail.
Lançado em 2018, o WhatsApp Business é uma versão mais profissional do aplicativo de mensagens. Ele oferece recursos diferenciados, como a possibilidade de adicionar ao perfil endereço, número para contato, e-mail e até descrição do produto.
Além disso, ele disponibiliza métricas para que a empresa possa basear suas decisões de negócio de forma mais acertada.
Dessa forma, as marcas podem utilizá-lo para enviar a newsletter ou até mesmo nutrir os leads com conteúdo educativo. Isso pode ser feito por grupos ou listas de transmissão.
Maior investimento em SEO
Responsável por melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, o SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que visa otimizar sites, blogs e páginas da web.
Com isso, é possível atrair tráfego orgânico para o seu site, o que acarreta maior qualificação e credibilidade para a marca.
Vídeos são aposta do marketing.
Diversas pesquisas já apontam que o vídeo será um dos protagonistas da difusão de conteúdo dentro do marketing.
A rede social destinada aos vídeos, o Youtube, é a mais utilizada no Brasil, de acordo com o relatório Digital 2019 Brazil, feito pelo DataReportal, Hootsuite e We Are Social. A pesquisa aponta que 95% dos entrevistados utilizam a rede social com regularidade.
Além do alto volume de adesão, a pesquisa também mostrou que é a rede social em que os usuários mais passam tempo, chegando a 22 minutos e 28 segundos em cada visita.
Portanto, os números não deixam mentir: uma boa estratégia de marketing não pode deixar de fora a criação de conteúdo em formato audiovisual!
Depois de descobrir quais as principais tendências, veja quais são os desafios do Marketing na Era Digital.
Quais são os principais desafios do Marketing na Era Digital?
Apesar de todos os benefícios proporcionados pelo Marketing na Era Digital, surgiram também alguns desafios.
Os principais deles são o cibridismo, a humanização de serviços, a equipe multidisciplinar e a produção de conteúdo.
Comunicação multimídia
As tecnologias digitais transformaram as pessoas em cyber-híbridas, ou seja, que vivem o mundo on e off-line ao mesmo tempo.
Nesse sentido, é importante pensar que cada plataforma irá pedir por tipos de comunicação diferenciados; dessa forma, estratégias, indicadores e a maneira de se comunicar devem ser personalizadas de acordo com esses ambientes.
Humanização de serviços
Como citamos anteriormente, a tecnologia foi a grande responsável por automatizar os processos e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.
Entretanto, em meio a tantos avanços, como fazer para não perder a humanização dos serviços? Afinal, os consumidores têm buscado por empresas que tenham um atendimento personalizado e que falem diretamente com eles.
Um ótimo exemplo de marca humanizada é a Netflix. Seja nas redes sociais ou na criação de vídeos para divulgar suas séries, a marca está sempre preocupada em interagir com os seus usuários e clientes em potencial.
Logo, a Netflix aposta em utilizar memes, pessoas ou qualquer outro artifício que esteja relacionado à cultura local.
Para divulgar a série Stranger Things, a marca criou um vídeo de divulgação com a Xuxa, conhecida por ser a “Rainha dos Baixinhos”. Confira abaixo.
Até a publicação deste artigo, o vídeo acumulava mais de 3 milhões de visualizações e cerca de 8 mil comentários.
Isso quer dizer que a Netflix pensa sempre em como engajar o público para que continue sendo uma das maiores referências do mercado de streaming.
Equipe multidisciplinar
O Marketing Digital e a evolução tecnológica andam lado a lado. Logo, é fundamental trabalhar com uma equipe que seja multidisciplinar.
Isso quer dizer que os profissionais de Marketing Digital precisam estar sempre em busca de conhecimento, além de acompanhar as novas tendências.
Quando uma empresa tem uma equipe dedicada e que gosta de estudar, fica mais fácil se reinventar a cada mudança.
Assim, seu negócio terá profissionais que farão de tudo para pensar em novas estratégias para o seu negócio, a fim de se transformá-lo em uma referência no mercado em que atua.
Gostou?
Deu para entender um pouco mais sobre o Marketing na Era Digital? Esperamos que sim!
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Até o próximo artigo!