Accountex USA 2017: professor do IPOG conta tudo sobre o evento
2 minutos de leitura

Accountex USA 2017: Professor do IPOG explica como foi participar do maior evento de contabilidade do mundo

Accountex USA 2017

Já imaginou participar do Accountex USA 2017, o maior Congresso do mundo de tecnologia contábil? O coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, Roberto Dias Duarte, participou do evento e, o melhor, neste post ele conta um pouquinho de tudo que aconteceu por lá.

O Accountex é um congresso que ocorre anualmente em Londres e em Boston. Neste ano, o evento aconteceu nos dias 6 à 8 de setembro. De acordo com o professor, foram três dias de muito aprendizado, uma vez que ocorreram mais de 110 horas de instruções e palestras.

Accountex USA 2017: o Congresso

O professor garante que quem está acostumado com o formato dos congressos brasileiros da área pode se surpreender muito no Accountex. Isso porque logo no primeiro dia do evento já ocorrem as sessões de palestras, simultaneamente e sobre diferentes temas.

O evento começa pontualmente e cada palestra tem no máximo uma hora de duração, isso incluindo perguntas e respostas. De acordo com o professor, a feira de negócios também chama atenção, pois conta com stands simples e reutilizáveis.

Existe diferença entre o profissional de contabilidade brasileiro e americano?

O professor afirma que a contabilidade brasileira está na mesma página mundial. Segundo o especialista, a Oceania, Nova Zelândia e Austrália estão em um patamar um pouquinho mais evoluído em negócios contábeis.

Em seguida, no ranking estão os Estados Unidos e o Brasil, ambos com um padrão muito próximo. Ele destaca que há excelentes empresários da área contábil no Brasil e que competem a nível global.

Roberto considera que a Europa, comparado ao Brasil, está um pouco abaixo a nível de maturidade em termos de consciência empresarial, adoção de tecnologia.

Níveis de serviços contábeis no mundo

Roberto relata que a palestra que chamou mais a sua atenção no evento foi sobre a questão dos três níveis contábeis que existem no mundo.

O primeiro deles é o nível de compliance, onde o profissional busca prestar serviços calculando os impostos, cumprindo obrigações, seguindo as demonstrações contábeis no mundo inteiro. Este nível é técnico e conforme vamos passando para os níveis superiores o valor agregado do serviço aumenta. Além disso, essa fase vem sendo substituída pelo processo automatizado e pela inteligência artificial.

O segundo nível é o de performance de desempenho. Ele explica que dentro das empresas existem uma consultoria de desempenho, onde os serviços principais são: gestão financeira e o planejamento ligado a questões empresariais. O terceiro nível é o estratégico, que é caracterizado como um serviço de altíssimo valor.

Estratégia de Marketing

Outro aspecto que chamou atenção no evento é a adoção das estratégias de marketing. Roberto explica que todas as empresas estadunidenses precisam ter processos comerciais de marketing muito bem definidos e entender a segmentação de mercado como processo de agregação de valores, de especialidade para os clientes e de redução de custos para a organização.

Além disso, as palestras evidenciaram como o marketing de conteúdo pode educar o cliente e gerar mais valor, reduzir custos operacionais dos escritórios. O especialista destacou também que as palestras abordaram muito sobre a diferenciação de precificação por custo, mais margem e a precificação por valor.

A diferenciação do serviço por valor é entender como o seu trabalho impacta na vida do cliente para você cobrar de acordo com o benefício que gera para ele. Foi discutido também sobre o uso de técnicas usadas para quantificar o benefício gerado para o consumidor. (Foto: divulgação)

Artigos relacionados

Saiba quais são os princípios legais mais utilizados pelos profissionais da área tributária Num país como o nosso, em que a produção legislativa é intensa e alterada com tanta frequência, requer que os profissionais da área contábil estejam sempre atualizados. Para isso, quem lida com a área fiscal deve ter noções de princípios básicos do Direito Tri...
Finanças Corporativas: atenção para o reenquadramento tributário Enquanto o orçamento doméstico se apresenta como uma verdadeira montanha russa no decorrer do ano, com altos e baixos de acordo com as contas a pagar, as empresas que ficam atentas ao planejamento financeiro conseguem se organizar com maior facilidade. O empre...
Auditoria Contábil: Descubra quais são as seis etapas do processo Quando o assunto é gestão financeira, sua empresa faz tudo certo? Os controles hoje praticados refletem a realidade dela? E os registros de receitas e despesas, estão sendo feitos adequadamente? Se ficou em dúvida quanto a essas questões, vale a pena conhecer ...

Sobre Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, Fortes Tecnologia, NTW Contabilidade e Bizdocs (Portugal). Autor da série Big Brother Fiscal (o primeiro livro sobe SPED). Realizou mais de mil palestras e treinamentos no Brasil, USA e Europa. Mantém um blog com mais de 7 milhões de acessos. Coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária.