Accountex USA 2017: professor do IPOG conta tudo sobre o evento
2 minutos de leitura

Accountex USA 2017: Professor do IPOG explica como foi participar do maior evento de contabilidade do mundo

Accountex USA 2017

Já imaginou participar do Accountex USA 2017, o maior Congresso do mundo de tecnologia contábil? O coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária do IPOG, Roberto Dias Duarte, participou do evento e, o melhor, neste post ele conta um pouquinho de tudo que aconteceu por lá.

O Accountex é um congresso que ocorre anualmente em Londres e em Boston. Neste ano, o evento aconteceu nos dias 6 à 8 de setembro. De acordo com o professor, foram três dias de muito aprendizado, uma vez que ocorreram mais de 110 horas de instruções e palestras.

Accountex USA 2017: o Congresso

O professor garante que quem está acostumado com o formato dos congressos brasileiros da área pode se surpreender muito no Accountex. Isso porque logo no primeiro dia do evento já ocorrem as sessões de palestras, simultaneamente e sobre diferentes temas.

O evento começa pontualmente e cada palestra tem no máximo uma hora de duração, isso incluindo perguntas e respostas. De acordo com o professor, a feira de negócios também chama atenção, pois conta com stands simples e reutilizáveis.

Existe diferença entre o profissional de contabilidade brasileiro e americano?

O professor afirma que a contabilidade brasileira está na mesma página mundial. Segundo o especialista, a Oceania, Nova Zelândia e Austrália estão em um patamar um pouquinho mais evoluído em negócios contábeis.

Em seguida, no ranking estão os Estados Unidos e o Brasil, ambos com um padrão muito próximo. Ele destaca que há excelentes empresários da área contábil no Brasil e que competem a nível global.

Roberto considera que a Europa, comparado ao Brasil, está um pouco abaixo a nível de maturidade em termos de consciência empresarial, adoção de tecnologia.

Níveis de serviços contábeis no mundo

Roberto relata que a palestra que chamou mais a sua atenção no evento foi sobre a questão dos três níveis contábeis que existem no mundo.

O primeiro deles é o nível de compliance, onde o profissional busca prestar serviços calculando os impostos, cumprindo obrigações, seguindo as demonstrações contábeis no mundo inteiro. Este nível é técnico e conforme vamos passando para os níveis superiores o valor agregado do serviço aumenta. Além disso, essa fase vem sendo substituída pelo processo automatizado e pela inteligência artificial.

O segundo nível é o de performance de desempenho. Ele explica que dentro das empresas existem uma consultoria de desempenho, onde os serviços principais são: gestão financeira e o planejamento ligado a questões empresariais. O terceiro nível é o estratégico, que é caracterizado como um serviço de altíssimo valor.

Estratégia de Marketing

Outro aspecto que chamou atenção no evento é a adoção das estratégias de marketing. Roberto explica que todas as empresas estadunidenses precisam ter processos comerciais de marketing muito bem definidos e entender a segmentação de mercado como processo de agregação de valores, de especialidade para os clientes e de redução de custos para a organização.

Além disso, as palestras evidenciaram como o marketing de conteúdo pode educar o cliente e gerar mais valor, reduzir custos operacionais dos escritórios. O especialista destacou também que as palestras abordaram muito sobre a diferenciação de precificação por custo, mais margem e a precificação por valor.

A diferenciação do serviço por valor é entender como o seu trabalho impacta na vida do cliente para você cobrar de acordo com o benefício que gera para ele. Foi discutido também sobre o uso de técnicas usadas para quantificar o benefício gerado para o consumidor. (Foto: divulgação)

Artigos relacionados

Você está preparado para o futuro da contabilidade? A área da contabilidade traz algumas particularidades estritamente desafiadoras. Se você parar para pensar no histórico da profissão verá inúmeras mudanças e inovações que os profissionais contábeis tiveram que se adaptar ao longo dos anos. Um exemplo univers...
Profissional de Contabilidade, como escolher um MBA que realmente faça diferença em sua carreira? Obter um diploma de um MBA – Master in Business Administration, para atuar na área contábil é um excelente investimento para construir uma carreira bem sucedida. Além de propiciar excelentes oportunidades no mercado de trabalho, a qualificação profissional é e...
Por que ser um analista SPED? Você sabe os impactos e as consequências do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)? Implantado em 2008, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o sistema da Receita Federal brasileira que prevê a facilitação na entrega de documentos contábeis e fiscais...

Sobre Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, Fortes Tecnologia, NTW Contabilidade e Bizdocs (Portugal). Autor da série Big Brother Fiscal (o primeiro livro sobe SPED). Realizou mais de mil palestras e treinamentos no Brasil, USA e Europa. Mantém um blog com mais de 7 milhões de acessos. Coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária.

Comentários