Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional
3 minutos de leitura
21 de setembro de 2017

Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional! 

Contador

Você sabia que, há 72 anos, o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que permitiu a criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais?

Pois é, e o interessante é que a data em questão, 22 de setembro, que marca esse fato histórico no ano de 1945, também foi escolhida como o Dia do Contador! Então, se você é Contador ou Contadora e chegou até aqui: parabéns pelo seu dia!!

E para enfatizar a importância dessa data, o IPOG convidou o especialista em SPED e professor do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária, Fellipe Guerra, para falar um pouco sobre essa profissão que tem se inovado e ganhado um espaço cada vez maior e indispensável nas entidades públicas e privadas.

Afinal, o que faz um Contador e qual é a importância dele?

Assim como o médico tem por função zelar pela saúde e bem-estar das pessoas, o Contador, por sua vez, é o profissional que cuida da vida das empresas, de sua “saúde” financeira e econômica. É assim que o professor Fellipe o define.

É a pessoa que, a partir dos números fornecidos pela contabilidade, irá auxiliar a gestão da organização na tomada de decisões, conduzindo as empresas e entidades a tomarem as posturas corretas frente aos investimentos, decisões de compras ou vendas de ativos, contratações, entre outros.

A atuação não para por aí…

Muitas pessoas acreditam que a atuação do Contador se restringe ao escritório de contabilidade. A verdade é que o mercado está cada vez mais amplo e necessitado de profissionais que atendam às demandas da atualidade.

O professor também explica que o Contador é o responsável por fornecer informações específicas das empresas ao governo federal, estadual e municipal. Além disso, o profissional da área contábil pode atuar em:

  • Empresas privadas, exercendo a própria contabilidade, como gerenciar tributos, trabalhar na procuradoria e auditoria interna;
  • Empreendedorismo na área contábil;
  • Auditorias digitais, cruzamento de informações e revisões fiscais;
  • Salas de aula como professor, ministrando disciplinas ou cursos, em treinamentos para profissionais e estudantes.

E muito mais!

Já está mais do que certo que a área contábil é para você? Então confira algumas dicas para ingressar de vez na profissão!

O professor Fellipe Guerra conheceu a contabilidade por meio dos incentivos do pai. O primeiro passo foi fazer um curso técnico na área e, de lá pra cá, nunca mais parou! Aos 30 anos, já trabalhou em muitas empresas, desde o primeiro semestre da graduação.

4 dicas primordiais para um contador

Com base em toda a sua experiência e qualificação, ele elaborou algumas dicas muito importantes para os futuros contadores! Mas elas também valem para os que já possuem o diploma:

1º Dica: Estude muito!

O primeiro de tudo é: invista na qualificação continuada. Tem que estudar muito, ler bastante sobre a legislação dos tributos, da contabilidade e outros temas afins.

2º Dica: Esteja atento ao uso da tecnologia

Hoje em dia, o profissional da contabilidade precisa entender de tecnologias e inovações da área. Dessa forma, ele estará mais capacitado parar atuar no mercado.

3º Dica: Seja um ótimo comunicador!

É necessário saber escrever bem, falar e se comunicar muito bem. Isso faz muita diferença na atuação dos profissionais da contabilidade.

4º Dica: Experiência nunca é demais!

É importantíssimo que o estudante busque estar na área, atuando, praticando estágios e outras atividades desde o início da faculdade. Muitas pessoas deixam a prática para o fim do curso e isso compromete a atuação no mercado de trabalho.

Por fim…

“A contabilidade é linda!” Com essa definição do professor do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária, Fellipe Guerra, o IPOG parabeniza novamente os profissionais homenageados neste dia, por trabalharem em prol do bom funcionamento das entidades públicas e privadas do Brasil.

Artigos relacionados

Saiba como fazer a Classificação Fiscal de Mercadorias Se há uma dúvida que causa muita preocupação em empresários e profissionais de contabilidade trata-se da correta classificação fiscal de mercadorias. De fato, sabemos que a inteligência humana foi a grande responsável pela criação de milhares de produtos qu...
Contabilidade para franquias no Brasil Antes de falarmos sobre a contabilidade para franquias, você sabia que abrir este tipo de negócio é considerado um mistério para muitos profissionais? Neste artigos vamos desmitificar esta questão. Para quem deseja empreender, todas as oportunidades de negócio...
Profissional de Contabilidade, como escolher um MBA que realmente faça diferença em sua carreira? Obter um diploma de um MBA – Master in Business Administration, para atuar na área contábil é um excelente investimento para construir uma carreira bem sucedida. Além de propiciar excelentes oportunidades no mercado de trabalho, a qualificação profissional é e...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.

Comentários