Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional
3 minutos de leitura
21 de setembro de 2017

Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional! 

Você sabia que, há 72 anos, o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que permitiu a criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais? Pois é, e o interessante é que a data em questão, 22 de setembro, que marca esse fato histórico no ano de 1945, também foi escolhida como o Dia do Contador! Então, se você é Contador ou Contadora e chegou até aqui: parabéns pelo seu dia!!

E para enfatizar a importância dessa data, o IPOG convidou o especialista em SPED e professor do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária, Fellipe Guerra, para falar um pouco sobre essa profissão que tem se inovado e ganhado um espaço cada vez maior e indispensável nas entidades públicas e privadas.

Afinal, o que faz um Contador e qual é a importância dele?

Assim como o médico tem por função zelar pela saúde e bem-estar das pessoas, o Contador, por sua vez, é o profissional que cuida da vida das empresas, de sua “saúde” financeira e econômica. É assim que o professor Fellipe o define.

É a pessoa que, a partir dos números fornecidos pela contabilidade, irá auxiliar a gestão da organização na tomada de decisões, conduzindo as empresas e entidades a tomarem as posturas corretas frente aos investimentos, decisões de compras ou vendas de ativos, contratações, entre outros.

A atuação não para por aí…

Muitas pessoas acreditam que a atuação do Contador se restringe ao escritório de contabilidade. A verdade é que o mercado está cada vez mais amplo e necessitado de profissionais que atendam às demandas da atualidade.

O professor também explica que o Contador é o responsável por fornecer informações específicas das empresas ao governo federal, estadual e municipal. Além disso, o profissional da área contábil pode atuar em:

  • Empresas privadas, exercendo a própria contabilidade, como gerenciar tributos, trabalhar na procuradoria e auditoria interna;
  • Empreendedorismo na área contábil;
  • Auditorias digitais, cruzamento de informações e revisões fiscais;
  • Salas de aula como professor, ministrando disciplinas ou cursos, em treinamentos para profissionais e estudantes.

E muito mais!

Já está mais do que certo que a área contábil é para você? Então confira algumas dicas para ingressar de vez na profissão!

O professor Fellipe Guerra conheceu a contabilidade por meio dos incentivos do pai. O primeiro passo foi fazer um curso técnico na área e, de lá pra cá, nunca mais parou! Aos 30 anos, já trabalhou em muitas empresas, desde o primeiro semestre da graduação.

4 dicas primordiais para um contador

Com base em toda a sua experiência e qualificação, ele elaborou algumas dicas muito importantes para os futuros contadores! Mas elas também valem para os que já possuem o diploma:

1º Dica: Estude muito!

O primeiro de tudo é: invista na qualificação continuada. Tem que estudar muito, ler bastante sobre a legislação dos tributos, da contabilidade e outros temas afins.

2º Dica: Esteja atento ao uso da tecnologia

Hoje em dia, o profissional da contabilidade precisa entender de tecnologias e inovações da área. Dessa forma, ele estará mais capacitado parar atuar no mercado.

3º Dica: Seja um ótimo comunicador!

É necessário saber escrever bem, falar e se comunicar muito bem. Isso faz muita diferença na atuação dos profissionais da contabilidade.

4º Dica: Experiência nunca é demais!

É importantíssimo que o estudante busque estar na área, atuando, praticando estágios e outras atividades desde o início da faculdade. Muitas pessoas deixam a prática para o fim do curso e isso compromete a atuação no mercado de trabalho.

Por fim…

“A contabilidade é linda!” Com essa definição do professor Fellipe Guerra, o IPOG parabeniza novamente os profissionais homenageados neste dia, por trabalharem em prol do bom funcionamento das entidades públicas e privadas do Brasil.

 

 

 

 


Artigos relacionados

Auditoria Contábil: Descubra quais são as seis etapas do processo Quando o assunto é gestão financeira, sua empresa faz tudo certo? Os controles hoje praticados refletem a realidade dela? E os registros de receitas e despesas, estão sendo feitos adequadamente? Se ficou em dúvida quanto a essas questões, vale a pena conhecer ...
Tecnologia na Contabilidade: Reflexões sobre a profissão e o setor No último dia 22 de setembro, comemoramos o Dia do Contador. Portanto, é uma oportunidade ímpar para que se gere uma reflexão sobre a importância desta profissão e do empreendedorismo na Contabilidade.Nos últimos anos, o contador passou de um simples prest...
Imposto de Renda: Você sabe quais são as formas de tributação para a Pessoa Jurídica? As pessoas jurídicas, por opção ou por determinação legal, são tributadas por uma das seguintes formas: simples, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado. A tributação pelo Simples Nacional é aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte, previst...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários