2 minutos de leitura
09 de novembro de 2016

Legislação trabalhista: Por que devo conhecê-la?

IPOG, Legislação trabalhista, Leis

Você sabia que o Brasil é o campeão mundial de ações trabalhistas?

Só no ano de 2015 foram cerca de três milhões de processos trabalhistas no país. Em consequência da crise econômica que vivemos hoje no Brasil, o número de desempregos tem aumentado e, consequentemente o das ações trabalhistas também, sendo que a maioria delas decorrem de erros cometidos pelas empresas por desconhecimento da legislação.

Quais são os principais erros cometidos pelas empresas?

Por desconhecimento da legislação trabalhista, a ausência do pagamento de horas extras, adicionais (noturno, insalubridade etc) e pagamentos de valores sem constar nos contracheques configuram como erros frequentes cometidos pelos empregadores.

Tipos de ações trabalhistas mais comuns, quais são eles?

Falta de pagamento de adicionais e horas extras; Recebimento de verbas rescisórias cumulativas com pedido de liberação de FGTS e Seguro Desemprego; Não reconhecer vínculo empregatício cumulado com pedido de pagamento de verbas que não foram pagas durante a relação sem registro; Reconhecimento de doença profissional cumulada com pedido de indenização e pensão mensal vitalícia.

Como se resguardar de processos trabalhistas?

Todas as empresas devem manter um arquivo com todas as documentações referentes ao vínculo empregatício com o funcionário: registro de pontos, holerites, atestados médicos etc. A organização ajuda a empresa a manter salvo tudo o que foi pago e aplicado de forma correta ao empregado em caso de processos.

O que fazer para conhecer de forma correta as legislações trabalhistas?

Ter conhecimento de todos os valores devidos a cada um dos seus funcionários é extremamente importante, por isso o conhecimento da legislação trabalhista é fundamental para todas as empresas. Por isso, o IPOG oferece o curso de pós-graduação em Ciências e Legislação do Trabalho, voltado para todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente na área trabalhista para proporcioná-los uma visão mais ampla do setor.

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários