Faça Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço no IPOG
5 minutos de leitura

Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço: conheça a pós-graduação do IPOG

A produção do espaço apresenta cada vez mais protagonismo em projetos de arquitetura e urbanismo. Isso porque o debate sobre a importância de a ambientação ter sinergia com os propósitos do espaço vem ganhando cada vez mais espaço entre empresas, clientes e profissionais.

Dessa forma, o dinamismo das relações cotidianas impacta a percepção sobre arquitetos e urbanistas, bem como a entrega de projetos cada vez mais personalizados.

Hoje, os profissionais podem atuar em diferentes tipos de projetos de forma dinâmica e com foco na construção de espaços que levam em consideração a relação do indivíduo com o espaço.

Por isso, quem quer se destacar no mercado precisa estar por dentro das principais tendências e entender como gerar sensações por meio da produção do espaço. Neste texto, você entende como se dá esse processo e conhece uma pós-graduação focada em ajudar a conquistar grandes projetos!

O que faz um profissional de ambientação e produção do espaço?

O profissional de ambientação e produção do espaço é responsável pelas etapas de criação de um ambiente que retrata o objetivo da empresa ou do cliente. No geral, todas as decisões compositivas e técnicas são tomadas pelo arquiteto especialista em ambientação.

Desse modo, o profissional realiza a composição espacial, considerando os critérios de design universal, a psicologia das cores, o detalhamento de mobiliário, as técnicas de iluminação e as melhores opções de paisagismo.

Na questão visual, as decisões sobre composição de cores são baseadas em investigações e entrevistas junto à empresa ou ao cliente. Na sequência, inicia-se o processo de tradução, isto é, transformar os pensamentos abstratos do contratante em algo mais tangível, por meio de sketches e do método BIM, por exemplo.

Já na perspectiva técnica, o profissional também fica responsável pelas decisões ergonômicas. Nesse processo, há a necessidade de entender quais são os fatores que impactam positiva ou negativamente os objetivos do ambiente.

Além disso, vale mencionar o uso de luminotécnica, de design biofílico, neuroarquitetura, entre outros fatores que aumentam a qualidade da entrega do projeto.

Quais são os ramos de atuação no mercado?

Há três grandes ramos de atuação no mercado de design de interiores e na produção do espaço:

Em construtoras, o profissional fica responsável pela produção do espaço de grandes empreendimentos, que geralmente são voltados para nichos muito específicos e de alto padrão. Nesse caso, o grande destaque é produzir ambientes com um budget definido.

No entanto, a maioria dos postos de trabalho está concentrada em estúdios de design, com salários que variam de acordo com o porte da empresa. Sendo assim, os projetos não seguem escopos padronizados e é possível aplicar técnicas e composições específicas de acordo com o ambiente.

Por fim, a melhor forma de ter resultados rápidos e conseguir sucesso no mercado é atuar como profissional liberal. Para isso, você deve criar a própria empresa e entregar projetos cada vez mais valiosos, aplicando técnicas e saberes que acompanham a tendência do design de interiores.

Quando se tem o próprio escritório, o profissional pode criar uma marca própria e ser reconhecido por projetos personalizados que representam seu modo de trabalhar com a ambientação e a criatividade.

Pós-graduação em Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço: como o IPOG ajuda você a se qualificar

A pós-graduação em Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço reúne todas as tendências e técnicas que garantem o sucesso do arquiteto no mercado.

Hoje, tanto os critérios ergonômicos quanto os compositivos dependem de conhecimentos especializados. Sem os saberes necessários, dificilmente o profissional agrega valor ao entregar um projeto e põe seu nome entre os melhores da área.

Ou seja, quanto mais especializado for seu serviço, maior será o valor de entrega e, consequentemente, maior importância o profissional terá no mercado.

Com isso em mente, o IPOG traz esta pós-graduação para promover profissionais interessados em se destacar dentro da sua especialidade.

São 12 módulos ministrados por profissionais referência no mercado. Dessa forma, o estudante conhece as novas tendências de atuação, desenvolve avaliações mais críticas em relação à produção do espaço e aprende técnicas compositivas para aplicar em projetos.

1. Grade curricular

A grade curricular da pós-graduação em Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço compila tendências do mercado, habilidades técnicas de composição e exemplos práticos de ambientação.

Tudo isso para qualificar o profissional não somente do ponto de vista técnico, mas também em relação à prática em diferentes projetos, sejam de caráter comerciais ou residenciais.

Sendo assim, na pós-graduação você vai estudar temas como:

  • Composição Espacial no Design de Interiores;
  • Design Universal e Acessibilidade no Design de Interiores;
  • Cor Aplicada ao Design de Interiores;
  • Detalhamento de Mobiliário e Metodologia BIM;
  • Materiais e Revestimentos: Técnicas e Usos;
  • Psicologia: o Comportamento Humano Impresso nos Ambientes;
  • Projeto Luminotécnico Voltado ao Design de Interiores;
  • Design de Interiores Residenciais;
  • Gestão e Planejamento do Escritório;
  • Design Biofílico;
  • Interior Landscape: Paisagismo Aplicado ao Design de Interiores;
  • Design de Interiores Comerciais.

2. Professores qualificados e com sucesso profissional na área

Todos os docentes do IPOG seguem uma política de união entre capacidade pedagógica e competência profissional. Justamente por isso, você encontra professores que ensinam para além da teoria.

Os docentes da área são certificados com cursos nacionais e internacionais, experiência no mercado e anos de estudo em diferentes vertentes do design de interiores.

Esse é um dos grandes diferenciais para que o profissional saia da pós-graduação pronto para assinar grandes projetos e oferecer a melhor entrega aos clientes.

3. Método de ensino dinâmico

O IPOG sabe que o cotidiano dos profissionais é agitado. Esse é um dos fatores pelos quais muitas pessoas seguem apenas com a graduação, sem se atualizar, e não conseguem tirar a pós-graduação do papel.

Sabendo desse desafio, o IPOG faz todo o possível para flexibilizar e garantir um ambiente de aprendizado facilitado aos interessados em uma pós-graduação.

Hoje, os módulos acontecem apenas uma vez ao mês e em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo). Desse modo, os projetos não atrapalham os estudos e vice-versa.

4. Excelência no ensino

Os cursos do IPOG têm 97% de índice de satisfação entre os estudantes já formados e seguem em constante atualização para sempre oferecer o melhor aos profissionais em formação.

Outro ponto que destaca a excelência no ensino é a infraestrutura física e digital que hoje atende todas as cinco regiões do Brasil, com reconhecimento pelo MEC e participação de instituições internacionais de ensino.

Inclusive, a pós-graduação em Design de Interiores é uma das poucas que tem parceria com o Consórcio Politécnico de Milão, a maior referência mundial para profissionais da área de design de interiores.

Seja um especialista em produção do espaço com o IPOG

O IPOG é uma instituição de ensino superior que traz graduações, especializações e cursos de curta duração. Tudo isso com o propósito de formar futuros líderes das tantas indústrias brasileiras existentes.

Desde 2001, o IPOG é responsável por mais de 100 mil alunos em todo o Brasil, com 25 mil alunos matriculados em diferentes áreas de ensino, e soma 52 polos de aprendizado espalhados por todo o país.

Além do alto índice de satisfação e da flexibilidade de ensino, estudar no IPOG garante diferentes benefícios, como a garantia de profissionais qualificados e a excelência no ensino comprovada.

Conheça a pós-graduação em Design de Interiores, Ambientação e Produção do Espaço no site, preencha o formulário e entre em contato com nossos consultores de carreira. Seu sucesso profissional está a poucos cliques de se tornar uma realidade!

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

Neuroarquitetura em ambientes hospitalares: guia completo para ter sucesso na área Em ambientes hospitalares, a neuroarquitetura tem um papel importante para projetar espaços amigáveis, confortáveis e menos angustiantes em um momento de cuidado com a saúde. Isso é possível por conta da relação entre indivíduo e ambiente. As cores, por ex...
O que esperar do mercado de Arquitetura em 2023? Quem deseja ter sucesso na área de Arquitetura em 2023 precisa estar atento às novas tendências e exigências do mercado. São esses pontos que ditam como o profissional vai atuar e as técnicas que precisam ser desenvolvidas para captar mais projetos. Atualm...
Acessibilidade no Design de Interiores A acessibilidade tem sido um preocupação crescente na arquitetura, principalmente a acessibilidade no design de interiores. Afinal, ao tornar um ambiente acessível, isso permite que as pessoas com necessidades especiais ou até mesmo com mobilidade reduzida pos...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br