6 cursos de atualização em arquitetura para se aprimorar
5 minutos de leitura

6 dicas de cursos de atualização em arquitetura

No mercado de arquitetura, a atualização constante é essencial para manter o profissional sempre competitivo e capaz de oferecer soluções inovadoras nos projetos, especialmente quando levamos consideração a evolução das tecnologias e o surgimento de novas abordagens.

Nesse aspecto, a busca por cursos de atualização em arquitetura tem crescido muito. São formações rápidas e práticas que ajudam o arquiteto a expandir seu conhecimento, adquirir novas competências e explorar as últimas tendências do setor.

No entanto, diante de uma ampla gama de opções disponíveis, pode ser desafiador escolher os cursos mais adequados às suas necessidades e aos seus objetivos.

Se essa é sua dúvida, leia neste artigo a importância do aprimoramento profissional e veja quais são as 6 dicas valiosas de cursos de atualização em arquitetura que podem impulsionar sua carreira e elevar seu trabalho a um novo patamar. Confira!

Qual é a importância da atualização em arquitetura?

Um arquiteto que se mantém atualizado consegue acompanhar as tendências e inovações, melhorar a qualidade do trabalho e adquirir conhecimento especializado. Além disso, ele passa a figurar como um profissional de destaque, que não se acomoda a velhas práticas e, consequentemente, é visto como melhor opção para desenvolver grandes projetos.

Ao escolher os cursos de atualização em arquitetura, os profissionais podem adquirir novas habilidades, explorar novas tecnologias e abordagens e estar em sintonia com as demandas do mercado.

Ou seja, investir na atualização contínua é essencial para o sucesso e crescimento profissional na área da arquitetura.

Tendências de arquitetura para os próximos anos

Uma das formas de estar sempre atento às novidades é acompanhar as novas formas de consumo e as mudanças sociais. Elas podem refletir mudanças em ascensão que podem durar anos e criar diferentes demandas para arquitetos e urbanistas.

Confira algumas das tendências em arquitetura que merecem sua atenção:

  • Sustentabilidade e eficiência energética: edifícios com baixo consumo energético, materiais eco-friendly, sistemas de captação de água da chuva, energia renovável e estratégias de design sustentável.
  • Construções inteligentes: integração da Internet das Coisas (IoT) em edifícios, com automação residencial, sistemas de controle inteligente, monitoramento e segurança avançados.
  • Arquitetura adaptativa: projetos arquitetônicos que se adaptam às necessidades dos usuários e do ambiente, permitindo flexibilidade e reconfiguração dos espaços.
  • Reutilização e revitalização de edifícios: renovação e transformação de estruturas existentes, adaptando-as para novos usos, preservando a história e reduzindo o desperdício.
  • Design biofílico: incorporação de elementos naturais, como luz natural, vegetação interna, materiais orgânicos e espaços ao ar livre, para promover o bem-estar e a conexão com a natureza.
  • Arquitetura resiliente: projetos que levam em consideração a resiliência às mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar, tempestades e eventos extremos, por meio de medidas de adaptação e mitigação.
  • Design inclusivo: espaços arquitetônicos projetados para atender às necessidades de todas as pessoas, independentemente de sua idade, habilidades físicas ou cognitivas.

6 cursos de atualização em arquitetura

Se você busca cursos de arquitetura para se atualizar conforme a demanda do mercado, segue aqui uma lista de capacitações essenciais que seguem as tendências acima descritas.

Confira, a seguir, e saiba como valorizar seu currículo e se tornar apto a atuar em grandes projetos.

1. Curso de Curta Duração em Imersão Internacional em Arquitetura e Design

O Curso de Curta Duração em Imersão Internacional em Arquitetura e Design é o caminho certo para consolidar expertises e dominar ferramentas de alta aplicabilidade mercadológica no âmbito projetual.

O IPOG, reconhecido por seu compromisso em promover e disseminar conhecimento, fortalece ainda mais sua parceria com o Consórcio POLI.design do Instituto Politecnico di Milano.

Essa renomada instituição é mundialmente reconhecida por oferecer programas de ensino continuado e aperfeiçoamento profissional nas áreas de Arquitetura, Design, Iluminação e seus respectivos campos de atuação no mercado.

Durante o curso, o arquiteto tem uma visão internacionalizada de tendências, mercados e modos operacionais.

Assim, a proposta da Imersão Internacional em Arquitetura e Design tem como foco oferecer aos profissionais brasileiros a inédita possibilidade de serem internacionalmente certificados pela união das marcas IPOG + POLI.design, trazendo aos seus currículos uma inquestionável certificação mundialmente reconhecida.

2. MASP – Método para Análise e Solução de Problemas: Ferramentas da Qualidade

O Curso de Curta Duração em MASP – Método para Análise e Solução de Problemas: Ferramentas da Qualidade é desenvolvido para que o estudante possa fazer uso de estudos práticos com cases dinâmicos e ferramentas da qualidade para investigar a causa de problemas e buscar por oportunidades para otimização de processos.

Durante a formação, são consideradas a estratificação para análise de dados, a tomada de ações com foco na melhoria contínua e a garantia da eficácia das ações corretivas.

Assim, o curso irá abordar as sete perdas: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, perda por inventário, por movimentação e por não qualidade (defeitos).

3. Aplicação Prática dos Métodos Ágeis em Projetos

No Curso de Curta Duração em Aplicação Prática dos Métodos Ágeis em Projetos, o profissional será preparado para gerenciar projetos por meio dos métodos ágeis mais utilizados no mercado, em qualquer organização e ramo de negócio.

Esse curso trata dos principais temas referentes aos métodos ágeis, como Canvas, Lean, Kanban, SCRUM, Design Thinking, Business Process Management (BPM) e Business Process Management Notation (BPMN).

4. BIM e Processo de Produção do Projeto de Arquitetura e Engenharia

O Curso de Curta Duração em BIM e Processo de Produção do Projeto de Arquitetura e Engenharia vai ajudar você a entender “o que” deve ser feito e “como” fazer projetos AEC. Para isso, serão abordados processos gerais das teorias de projeto considerando os avanços tecnológicos.

Nesse curso, o profissional irá entender a importância do uso da tecnologia BIM no projeto de Arquitetura, conhecendo as possibilidades na criação de um projeto BIM.

5. Gestão de Escritórios de Arquitetura, Design e Engenharia

O Curso de Gestão de Escritórios de Arquitetura, Design e Engenharia é um curso de arquitetura para iniciantes, aqueles que se formaram e não sabem como dar o primeiro passo na carreira. Até porque abrir um escritório é relativamente fácil. O difícil é sobreviver.

Nesse caso, a formação foge da visão apresentada na graduação e parte para uma preparação em gestão e empreendedorismo.

Assim, ele vai além de uma dica de cursos de atualização em arquitetura, mas sim um guia para o sucesso profissional, como planejamento estratégico, gestão de custos, precificação dos serviços, elaboração de propostas, contratos, e técnicas de negociação.

6. Light Design

O Light Design é uma tendência que envolve o planejamento e a criação de soluções de iluminação eficientes e esteticamente agradáveis. Utilizando conhecimentos de arquitetura, design de interiores e engenharia elétrica, a técnica busca realçar a arquitetura, criar atmosferas adequadas e melhorar a experiência do usuário.

Ao investir em cursos de atualização em arquitetura com este tema, os profissionais podem criar grandes projetos, aplicando soluções criativas e inovadoras para criar espaços iluminados de forma eficiente, estética e funcional.

No IPOG, o profissional tem à disposição duas formações na área, com focos distintos:

Por que escolher o IPOG para fazer cursos de atualização em arquitetura?

O IPOG é uma instituição de referência com amplo catálogo de cursos de graduação, pós-graduação e curta duração atualizados, que acompanham as reais necessidades do mercado.

Ao escolher seu curso de arquitetura do IPOG, você conta com um corpo docente altamente qualificado, com professores com experiência acadêmica e projetos importantes em suas carreiras.

Além disso, os cursos são frequentemente revistos para que o estudante tenha o que há de mais novo em teoria, tendências e práticas do universo de arquitetura e design.

Outro ponto de destaque é a parceria com programas internacionais de design, como a imersão internacional por meio do convênio com o Consórcio POLI.design do Instituto Politecnico di Milano. É uma oportunidade rica de troca de experiências e de obtenção de um diploma com referências internacionais sem sair do país.

Seja um arquiteto que domina técnicas inovadoras em projetos

Invista em cursos de atualização em arquitetura e domine técnicas inovadoras para aplicar em seus projetos.

Visite a página dos cursos de curta duração e escolha aquele que atende melhor às suas necessidades.

Artigos relacionados

Professora do IPOG participa da criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboração de Orçamentos de ... A Professora do MBA Planejamento, Execução de Controle de Obras Públicas e do MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, Inaiara Ferreira Marini, participou da comissão para a criação da Primeira Norma Brasileira de Elaboraçã...
O que a decoração dos lares diz sobre seus moradores? Parte da história da vida das pessoas está escrita na decoração de seu lar – e carrega informações, como hieróglifos a serem desvendados. A escolha de estilos, cores, composições e peças oferece pistas sobre os traços da personalidade dos moradores de uma casa...
Como se preparar para abrir seu escritório de Arquitetura? Em uma época em que o empreendedorismo está em alta, na arquitetura a realidade não tem sido diferente. Vários profissionais têm o desejo de construir uma carreira e serem reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no seu próprio escritório de Arquitetura. Uma p...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br