Em sua segunda obra na área da engenharia civil somente neste ano, o professor Flávio Augusto Settini Sohler está confiante no sucesso do seu mais novo livro: Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações, com data de lançamento prevista para novembro próximo. Em maio passado, em parceria com Sérgio Botassi dos Santos, Flávio lançou Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção. Esta parceria também foi mantida na coordenação desta obra mais recente.
O objetivo da mais nova produção consistiu em elaborar um material que abordasse as principais áreas da engenharia para servir, principalmente, aos alunos do MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), curso coordenado pelo próprio Flávio e Sérgio.
São cerca de 500 páginas divididas em vinte capítulos e escritas por vinte autores diferentes, todos professores do MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações do IPOG. Uma grande produção que levou três anos para ser concluída. “Foi um desafio enorme porque eram muitos autores envolvidos”, afirmou. O conteúdo da obra é inovador, pois reuniu diversas áreas da engenharia civil numa única publicação.
O tema
Produzido para atender projetistas e calculistas de estruturas, o livro vem para suprir lacunas na literatura técnica da engenharia civil. “Não existe livro desta natureza no Brasil. As pessoas encontram mais obras sobre só fundações ou só de concreto… o nosso objetivo é tratar diversos temas da engenharia civil, de forma sucinta e que forneça ao leitor uma referência para posterior aprofundamento”, explicou Flávio. Cada capítulo corresponde a uma disciplina do MBA em questão.
E como será o lançamento do livro de Engenharia?
Assim como ocorreu no lançamento do primeiro livro, em maio, o professor Flávio pretende apresentar a nova obra em várias regionais do IPOG de todo o Brasil, como Recife, Porto Alegre, Campo Grande, Manaus, João Pessoa, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros. Para quem quiser adquirir os livros, basta ficar ligadinho no site da Editora Ciência Moderna: www.lcm.com.br.