MBA em Energia Elétrica: atue em grandes concessionárias ou geradoras
4 minutos de leitura

MBA em Energia Elétrica: o caminho para atuar em grandes concessionárias ou geradoras 

Um MBA em Energia Elétrica é uma oportunidade para o profissional expandir os seus conhecimentos, ampliar o seu networking e garantir salários mais competitivos no mercado de trabalho. 

Esta é uma área em plena ascensão no mercado, mas com poucos profissionais realmente capacitados. Por isso, quem investe agora neste setor tende a ter boas remunerações desde o início e, futuramente, estabelecer uma carreira sólida – até como referência a outros engenheiros.

Quer saber mais? Neste artigo, o IPOG apresenta detalhes sobre a área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, as oportunidades para especialistas e qual pós-graduação escolher para se consolidar no mercado. Confira! 

Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica: área em expansão para engenheiros

O setor elétrico é uma área importante da economia. Dividido em geração, transmissão, distribuição e comercialização, o sistema é responsável pela produção de energia e transporte do ponto de geração até as subestações, antes de chegar nas residências e empresas. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é o órgão de regulação do setor. É a Aneel que fiscaliza o fornecimento de energia elétrica e determina as tarifas de energia para os consumidores, conforme critérios estabelecidos pelo governo, a legislação do setor e o que está previsto nos contratos de concessão.  

Especialistas na área ganham vantagem

Engenheiros que se especializam na área de energia elétrica ganham destaque no mercado. Os experts no setor contam um diferencial no currículo e ampliam as suas possibilidades de atuação. 

Assim, eles oferecem inovação para as empresas, garantindo melhores resultados na prestação do serviço. Como consequência, as remunerações são satisfatórias e o crescimento na carreira é praticamente certo. 

Oportunidades de trabalho que se abrem com um MBA em Energia Elétrica

Um MBA em Energia Elétrica oferece conhecimento para orientar os profissionais quanto à utilização de técnicas e programas computacionais para o projeto, a construção, a análise e a proteção de subestações, linhas de transmissão e redes de distribuição de energia. 

Áreas para atuação

  • Empresas concessionárias ou permissionárias de energia
  • Empresas geradoras de energia
  • Linhas e usinas geradoras de energia elétrica
  • Empresas de projeto, construção e manutenção de redes

Qual a média salarial do especialista em energia elétrica?

A média salarial do especialista em energia elétrica no Brasil é R$16.824 por mês, de acordo com sites especializados em levantamento de remunerações . Contudo, este valor pode variar conforme a área de atuação, a localidade, o tipo de contração e o cargo.

Há ainda o aumento em decorrência da senioridade do cargo e de posições de gestão

Como se preparar para atuar em concessionárias ou geradoras de energia?

As concessionárias e geradoras de energia procuram por profissionais altamente capacitados, com conhecimento técnico específico para essa área de atuação para oferecer diferenciais frente a quem tem conhecimentos básicos.

Sendo assim, quem deseja se preparar deve buscar uma pós-graduação focada na área para garantir melhores oportunidades e oferecer soluções adequadas para as empresas.

Benefícios da pós-graduação

  • Aprofundamento do conhecimento técnico
  • Contato com professores que conhecem os desafios da área
  • Acompanhamento de tendências do setor
  • Possibilidade de networking
  • Melhoria das perspectivas de remuneração
  • Expansão da empregabilidade
  • Alcance de cargos de gestão

Impulsione sua carreira com o MBA em Energia Elétrica: Geração, Transmissão e Distribuição

O IPOG tem a melhor opção de MBA em Energia Elétrica do mercado. Com foco na geração, transmissão e distribuição, a pós-graduação foi idealizada para atender às demandas do mercado, formando profissionais altamente qualificados e com conhecimentos aprofundados sobre o tema. 

Conheça, a seguir, a grade curricular e os diferenciais que fazem deste o melhor curso na área.

Módulos do curso

  • Geração de Energia Elétrica
  • Geração Distribuída e Fontes Renováveis
  • Linhas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica
  • Subestações de Energia Elétrica
  • Análise de Sistemas Elétricos de Potência
  • Proteção de Sobrecorrente em Sistemas Elétricos
  • Proteção de Sobretensões e Aterramento de Sistemas Elétricos
  • Planejamento da Ampliação, Operação e Manutenção do Sistema Elétrico
  • Sistemas de Automação e Comunicação Aplicados a Redes, Linhas e Subestações
  • Engenharia Econômica e Financeira Aplicada ao Setor Elétrico
  • Qualidade de Energia e Eficiência Energética
  • Mercado e Gestão da Energia Elétrica

Diferenciais do curso

O curso apresenta um conteúdo atualizado com as demandas do mercado de trabalho. A formação prepara especialistas para responder às exigências das empresas do setor, propondo soluções inovadoras e garantindo uma gestão mais eficiente. 

Ao explorar temas como a engenharia econômica e financeira aplicada ao setor, o profissional matriculado conta com a vantagem de ampliar a sua visão. Dessa forma, pode contribuir com respostas mais adequadas às necessidades da área de geração, transmissão e distribuição de energia. 

Melhor corpo docente do país

O curso prepara você com professores especialistas em várias áreas de pesquisa e em assuntos atuais. Assim, é possível contar com uma orientação apropriada para a utilização de técnicas e programas para o projeto, a construção, a análise e a proteção de subestações, linhas de transmissão e redes de distribuição.

Um dos coordenadores do curso é Alan Nascimento, engenheiro eletricista formado pela Escola de Engenharia Mauá, mestre em energia pela UFABC e professor no IPOG desde 2010. Com sólida formação técnica com treinamentos na Bélgica e Portugal, ele atua há mais de vinte anos no mercado de iluminação. 

Vilson Luiz Coelho também faz parte da coordenação do MBA em Energia Elétrica do IPOG. Ele possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Além disso, ele é líder do Grupo de Pesquisa Científica em Engenharia Elétrica da UNISATC.

Aulas on-line com foco na prática

O curso é ofertado na modalidade remota, com aulas on-line ao vivo. Isso permite que profissionais de todo o país possam se matricular e estudar de onde forem.

Mesmo sendo on-line, a formação do IPOG é voltada para a união de teoria e prática, com estudos de casos para que os alunos obtenham uma perspectiva sistêmica, aprofundada e aplicável das teorias ensinadas.

Troca de experiência e networking

A pós-graduação em Energia Elétrica do IPOG promove troca de experiências entre os profissionais e professores, estimulando o networking para garantir novos passos na sua carreira e aumentar a sua empregabilidade. Também é possível ter contato com diferentes pontos de vista e potencializar a sua criatividade. 

Invista em sua carreira com o MBA em Energia Elétrica do IPOG

Foque em uma área promissora, com escassez de profissionais e com crescimento certo. Matricule-se no MBA em Energia Elétrica: Geração, Transmissão e Distribuição e acrescente grandes diferenciais ao seu currículo!

Acesse a página do curso, preencha o formulário e fale com um de nossos consultores de carreira. 

Artigos relacionados

Engenharia Elétrica segue na contramão da crise. Saiba o porquê Enquanto outras áreas experimentam a amargura da crise, a Engenharia Elétrica parece não sentir os efeitos dos tempos de recessão econômica. Muitas pessoas não sabem, mas o engenheiro elétrico pode atuar como projetista, executor de soluções para redução de co...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br