A produção e o consumo de alimentos tem sido fortemente transformados pelos avanços da ciência ao longo das últimas décadas. Nesse ponto, a tecnologia agrícola no Brasil tem sido uma grande aliada na otimização da gestão e no manejo do tempo de agricultores, pesquisadores e até mesmo de consumidores.
Por meio de um conhecimento cada vez mais aprofundado acerca do melhoramento genético, da mecanização, do plantio direto, dos defensivos agrícolas e de outras inovações, a produção agrícola no Brasil e no mundo foi revolucionada.
Para entender melhor como a tecnologia agrícola tem sido uma poderosa ferramenta, confira nosso artigo! Você vai ver:
- O que é tecnologia agrícola?
- Importância da tecnologia na agricultura no Brasil
- A relevância da pesquisa no desenvolvimento de tecnologia na agricultura
- As principais inovações na biotecnologia agrícola
- Internet das Coisas na agricultura
O que é tecnologia agrícola?
A tecnologia agrícola é o principal instrumento para o crescimento do setor agrícola de forma eficiente e rentável.Ela atua diretamente nos processos que envolvem equipamentos, qualidade do solo, desenvolvimento das equipes, pesquisas científicas, vendas e gestão de projetos de forma moderna e sustentável.
A aplicação de técnicas para controlar o crescimento e a colheita dos produtos de origem animal e vegetal no Brasil começou nos laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Para se tornar líder em tecnologia agrícola, a Embrapa tem investido em pesquisas e na especialização de seus funcionários.
Entenda a importância da tecnologia na agricultura no Brasil
Para superar os desafios que a agricultura enfrenta no Brasil, é preciso investimento em tecnologia moderna. Essas tecnologias devem garantir a segurança alimentar em perfeita sintonia com a conservação ambiental.
Dessa forma, para que a agricultura possa continuar desempenhando o seu papel, é fundamental a adoção de tecnologias modernas, que assegurem o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e a oferta de alimentos com qualidade.
Afinal, para que possam ser disponibilizados para a população alimentos em quantidade e com a qualidade exigida, serão necessários sistemas de produção integrados e dinâmicos, fundamentados em ciência e tecnologia, tendo como fundamentos a economia de escopo.
Alguns dos benefícios que a tecnologia agrícola proporciona são:
- O aumento da produtividade, possibilitando detectar os gargalos na produção e aumentar o número de plantas por hectare, elevando assim a produtividade da plantação.
- A redução do consumo de água, fertilizantes e pesticidas, o que, além de proporcionar aumento do lucro, permite reduzir o valor do produto.
- Diminuição dos impactos ambientais no ecossistema e menor escoamento de produtos químicos nos rios e lençóis freáticos, tornando o negócio mais sustentável.
- O aumento da segurança dos produtores e dos processos por meio de tecnologias altamente confiáveis que reduzem a probabilidade de falhas e erros.
- Produção científica qualificada que proporciona investimentos no setor e novas tecnologias em sementes, cultivo e manutenção da biodiversidade.
Além de todos esses benefícios, os avanços provenientes da tecnologia agrícola permitem maior confiabilidade da plantação, monitoramento de todo o campo e gestão de todos os recursos utilizados.
A relevância da pesquisa no desenvolvimento de tecnologia na agricultura
O setor do agronegócio brasileiro é destaque internacional pela dinâmica e eficiência da sua produção. Para alcançar esse patamar, as transformações do setor começaram na década de 1970 e caracterizaram-se por significativos investimentos públicos em pesquisa agrícola.
Esses investimentos foram utilizados, em boa medida, para capacitar pesquisadores no exterior e construir modernos centros de pesquisa dotados de laboratórios bem equipados, como a Embrapa, que foi criada em 1973, dando origem aos desenvolvimentos tecnológicos que mudaram o jeito de fazer agricultura no Brasil.
O crescimento da produção agrícola brasileira vem provando que o investimento em pesquisa gera tecnologias que dão suporte ao aperfeiçoamento e ao aumento de produção.
Como consequência disso, proporciona melhoria da alimentação e renda de toda a população, por meio da maior disponibilidade de alimentos baratos e de qualidade.
Confira as principais inovações no setor agrícola
Sempre associamos tecnologia a algo novo, não é? Mas no decorrer da história, é possível notar a presença de tecnologias no campo ao longo da evolução humana.
A própria cultura agrícola é sinônimo de tecnologia para a sobrevivência da espécie, que com o tempo aprendeu a plantar, colher e cuidar do solo em cada estação.
Com o avanço das culturas e a necessidade de plantio e consumo em grande escala, as tecnologias referentes à agricultura foram aprimoradas. Hoje, existem diversas possibilidades, desde o cultivo de sementes a técnicas de gestão de equipes, maquinário e tudo que envolve a produção no campo, seja essa produção animal ou vegetal.
Conheça algumas destas tecnologias agrícolas
Biotecnologia
O uso, o estudo e o desenvolvimento de sementes transgênicas e defensivos naturais que proporcionam melhores produções e reduções nas pulverizações convencionais fazem parte da biotecnologia agrícola.
É uma categoria ampla que envolve tipos diferentes de tecnologia e ciência, incluindo genética, pesquisa de microbiomas, química sintética e saúde animal.
Robótica
Na maior parte da história da agricultura, a produtividade foi, sobretudo, resultado da capacidade humana. Mas, com o passar dos séculos, o desenvolvimento social e a tecnologia agrícola, a robótica passou a fazer parte da agricultura de forma muito efetiva.
Nessa nova fase de desenvolvimento agrícola, algoritmos, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) estão se encontrando com os motores do campo, ocupando um espaço nas máquinas agrícolas que antes era exclusivo para um operador.
Essas novas tecnologias elevam a produtividade e a eficiência nas lavouras a níveis espetaculares.
Internet das Coisas na agricultura
O cenário futurista das máquinas autônomas não surge de uma hora para outra. Ele está diretamente ligado ao contexto da tecnologia global, que vê o avanço rápido de modalidades como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
Os líderes dessa revolução são os gigantes da tecnologia, como Google, Amazon, Microsoft, Apple e IBM, responsáveis por desenvolver assistentes virtuais, sistemas que interagem com as pessoas e respondem a perguntas, mas também com um maior desenvolvimento e massificação do uso de tecnologia, inúmeras startups focadas no mundo agro, as agtechs, são criadas, formando um ecossistema de empreendedorismo muito forte e atuante no Brasil.
A tendência é de que os maquinários agrícolas se transformem cada vez mais em veículos conectados e inteligentes, trabalhando integradamente a plataformas virtuais, gerando dados cada vez mais eficientes para o controle e a qualidade da produção.
O solo, a plantação, os fatores ambientais e climáticos como chuva, temperatura, umidade, ventos e até comportamento animal podem ser monitorado de forma remota e todos estes sensores estão integrados em sistemas inteligentes, para o melhor controle da produção e criação.
Este cenário tecnológico se deve ao grande potencial agrícola do país, e é também o maior desafio para o produtor brasileiro.
Por isso, estar cada vez mais preparado para as mudanças tecnológicas e inserido no ambiente empreendedor, é fundamental para profissionais que desejam atuar nessa área.
Se você quer investir no seu futuro profissional e aprofundar seu conhecimento na tecnologia agrícola, entre em contato conosco!
Gostou do nosso conteúdo sobre tecnologia agrícola? Temos certeza de que estes outros artigos irão ajudar você:
- Entenda como a evolução dos drones influenciou a fotogrametria na área de Geociências
- Agronegócio: como o empreendedorismo rural vem atualizando a atividade no campo
- Importação e exportação no agronegócio: 5 formas para driblar a competitividade e se destacar
Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!