O modo de fazer negócios mudou. Com tantas informações e com a rapidez das informações, seja por meio da internet ou graças à globalização, as empresas estão repensando a forma de criar e entregar seus produtos e serviços.
O Business Model Generation (BMG) é uma ferramenta que, diante destas mudanças, que têm ganhado cada vez mais espaço entre gestores e empreendedores ao redor do mundo.
Para entender como o BMG funciona, quais são suas vantagens e como aplicar em sua empresa, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas sobre esse método inovador.
O que é Business Model Generation?
Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios é um manual prático para aprimorar ou desenvolver um modelo de negócios. Ele ensina, por meio do Business Model Canvas (BMC), técnicas de inovação poderosas e práticas utilizadas hoje pelas empresas líderes no mundo.
Em forma de quadros, divididos em nove etapas, o Método Canvas de Negócios ajuda a visualizar o modelo de negócios de maneira mais simples e eficiente, focando nos principais aspectos e reduzindo o tempo que antes era demandado na escrita e na elaboração de projetos.
Entenda a importância do BMC
Construir um Plano de Negócios é a melhor maneira de iniciar sua estratégia. Para montar uma empresa e fazer com que suas ideias se transformem em um projeto de sucesso, você precisa ter uma visão abrangente e detalhada do mercado, do seu produto ou serviço e das suas atitudes como empreendedor.
O modelo BMC (Business Model Canvas) permite mostrar como o negócio como um todo.
Para empresas iniciantes, o BMC auxilia, por exemplo, na segmentação de clientes, área que precisa ser bem definida, além de ser o primeiro passo na elaboração de um Modelo de Negócio. A visualização dos diferentes segmentos facilita a identificação de propostas de valor específicas para cada um.
Para empresas já existentes, a ferramenta do Business Model Generation colabora na avaliação de desempenho do negócio, pois entrega informações de forma bastante objetiva sobre diversos aspectos da organização.
O que é o Modelo Canvas, o mapa que tem conquistado o mundo empresarial?
A metodologia Business Model Canvas é resultado de estudos e experimentações realizadas por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Os conceitos, a forma de utilização e os exemplos estão reunidos no livro Business Model Generation.
O nome do livro foi mantido em inglês na publicação brasileira, com o subtítulo Inovação em Modelos de Negócios. O Modelo Canvas de Negócios é uma ferramenta prática para que empreendedores e gestores visualizem o modelo de negócio.
Pensado de forma colaborativa por cerca de 200 coautores e colaboradores ao redor do mundo, o Canvas funciona como um mapa. Ele descreve o caminho que a organização irá percorrer para chegar ao seu destino — os objetivos globais —, mostrando a lógica de como uma organização pretende gerar valor.
Para contribuir de maneira mais eficiente na elaboração de cada plano, o livro Business Model Generation dispõe de uma ideia na qual é possível visualizar o “encaixe perfeito” entre as áreas de atuação de um negócio.
Com essa visão em quadros, é possível refletir sobre cada área específica da empresa e entender quais são os pontos que precisam de maior atenção de acordo com o objetivo de negócio.
Para entender melhor, conheça o passo a passo para montar o seu próprio modelo por meio das etapas propostas no Business Model Generation e no Modelo Canvas.
Passo a passo: como montar o seu plano
Por ser uma ferramenta extremamente prática, o Canvas deve ser impresso em um papel grande (preferencialmente formato A1) ou disposto em um quadro. As quatro etapas são divididas em nove blocos (ou funções), que devem ser preenchidos com adesivos autocolantes para facilitar o acréscimo, a remoção e a realocação das ideias.
O Canvas é um espaço livre para imaginar o futuro negócio, com criatividade, permitindo-se pensar inovações que possam criar uma proposta de valor única. Desse mapa visual do negócio, o empresário é convidado a validar essas hipóteses junto aos clientes.
Só depois das incertezas reduzidas com a validação das hipóteses é que se define o Modelo de Negócios, que será o insumo para o planejamento e a execução.
O ideal é não escrever diretamente no quadro do Modelo Canvas. Prefira sempre o uso dos adesivos por diversas razões: pelo uso das cores, que podem ser usadas para separar as propostas de valor, pela facilidade de escrever, desenhar, reescrever, trocar de lugar, agrupar, enfim, usar livremente o quadro sem precisar trocá-lo.
Blocos do Business Model Canvas: conheça as nove etapas
O Modelo Canvas, criado por Alexander no livro Business Model Generation, é dividido em nove etapas de execução. Essas etapas permitem a visualização das principais funções de um negócio em blocos relacionados. Assim é possível descrever, visualizar e alterar modelos de negócios de forma muito simples e intuitiva.
Confira as etapas que compõem o quadro do Modelo Canvas de Negócios:
Como?
1. Parcerias principais
2. Atividades principais
3. Recursos principais
O quê?
4. Proposta de valor
Para quem?
5. Relacionamento com clientes
6. Principais clientes
7. Canais
Quanto?
8. Estrutura de custos
9. Fontes de Receita
Esses blocos permanecem independentemente do tamanho da organização.
Para preencher cada bloco, entenda como cada um funciona:
Parcerias principais: este bloco representa quem realiza as atividades-chave que a sua empresa não faz. São os fornecedores, empresas parceiras que irão colaborar para a execução de seus produtos ou serviços.
Atividades principais: neste bloco deverão constar as principais atividades da empresa. Ter este bloco bem elaborado será fundamental para uma entrega de valor ao cliente. Uma pizzaria, por exemplo, pode descrever a criação e a entrega de pizzas; já em uma escola é possível preencher com planejamento de aulas, elaboração de provas e avaliação de alunos.
Recursos principais: este é o bloco para preencher com todos os recursos que serão utilizados para entregar ao cliente aquilo a que a empresa se propõe, como tecnologia, ferramentas de trabalho, equipes inovadoras e etc.
Proposta de valor: a proposta de valor refere-se ao valor agregado de um serviço ou produto. Como a Coca-Cola, que oferece alegria em cada gole, além do refrigerante.
Relacionamento com clientes: qual a estratégia que será utilizada para contactar os clientes? Qual será o gatilho utilizado para que este cliente consuma seu produto ou serviço, e não do seu concorrente?
Principais clientes: eles têm um perfil específico? Como eles estão agrupados? Como estão localizados? Há uma necessidade em comum?
Canais: neste bloco serão definidos quais canais serão utilizados para entrar em contato com os clientes, novos e atuais.
Estrutura de custos: o bloco de custos representa todos os investimentos, diretos e indiretos, que serão necessários para manter o negócio ativo. Alguns exemplos: mão de obra, aluguel do espaço, energia etc.
Fontes de Receita: é a forma pela qual você vai transformar sua proposta de valor em recursos financeiros para o empreendimento. Os exemplos mais comuns são: venda de recursos, licenciamento, aluguel e taxa de assinatura.
Diferenciais desse método
É importante entender que o Modelo de Negócios é diferente do Plano de Negócios. Por meio da análise e reflexão sobre o Modelo é possível elaborar um Plano bem estruturado e com maior potencial de sucesso. Uma ferramenta não invalida a outra, podem e devem ser complementares.
As mudanças no Modelo de Negócio implicam diretamente atualizações no Plano. Esse alinhamento é o que garante o resultado positivo ao final do processo de elaboração de um Plano de Negócios eficiente.
A proposta estruturada no Business Model Generation propõe a visão sistêmica com base na análise do todo por meio das estruturas de partes e da interação entre elas. Também viabiliza a cocriação em que pessoas de diferentes hierarquias podem, juntas, elaborar um Modelo de Negócio que seja mais assertivo para a empresa em diferentes aspectos, o que o torna inovador.
Após a aplicação do Modelo Canvas, o Business Model Generation recomenda que ele seja aplicado e testado. Somente após sua utilização na prática será possível analisar quais os pontos de melhorias e ajustes, a fim de que o Plano de Negócios criado a partir desse Modelo torne-se realmente inovador.
Gostou do nosso conteúdo sobre Business Model Generation? Temos certeza de que estes outros artigos irão ajudar você:
- O que levar em consideração na hora de escolher o melhor curso de Gestão de Negócios
- Gestão estratégica: confira 5 dicas que irão potencializar a produtividade e rotina da empresa
- Gerenciamento por Processos de Negócios: o que você precisa saber sobre BPM
Estes e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog IPOG!
IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado e por seus alunos, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores mestres e doutores. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.