Coworking e os benefícios para o empreendedor
2 minutos de leitura

Coworking e os benefícios para o empreendedor

Coworking

Você já ouviu falar sobre coworking, os novos espaços de trabalho que têm ganhado força no Brasil? Trata-se de lugares que reúnem diversos profissionais, que compartilham não apenas a infraestrutura, mas também os serviços diários e muita inspiração.

O mercado exige profissionalismo por parte de qualquer empreendedor, até mesmo daqueles que estão apenas iniciando suas carreiras. Isso quer dizer que você precisa ter uma boa postura profissional, conhecimento, um cartão de visita e um escritório! Mas acontece que nem todos têm um espaço privativo, afinal, custa caro. E como resolver esta questão? Uma boa maneira é deixar os custos altos de um escritório para compartilhar ideias e experiências em um coworking.

Como funciona um coworking?

Um coworking é um local de trabalho compartilhado, onde existem vários espaços que podem servir a seus propósitos profissionais. é como se você trabalhasse em uma empresa, mas cada pessoa que está lá trabalha com o seu próprio negócio. A lógica do coworking é compartilhar espaços e infraestruturas que não são utilizados todo o tempo, como uma sala de reuniões, por exemplo.

No coworking, essa sala de reuniões é alugada por hora, ou seja, maior aproveitamento do espaço e menos custo para quem utiliza, pois você só paga pelo tempo que usa. O mesmo acontece com impressoras, scanners, sala do café, serviços terceirizados, como motoboy, entre outros. Até as secretárias são compartilhadas para que você reduza custos e aumente a qualidade dos seus serviços.

Por que um coworking?

O coworking é ideal para quem quer um lugar tranquilo para trabalhar, com toda a infraestrutura de que necessita, pagando o preço justo. Mas as vantagens deste modelo de negócios vão bem mais além. Conheça algumas delas:

Flexibilidade

Você não precisa ir todos os dias para o seu escritório no coworking, pode ir duas ou três… Quantas vezes achar melhor. Enquanto você não estiver lá, outra pessoa pode usar o espaço, e assim todos ganham. Além disso, boa parte dos coworkings funcionam aos finais de semana também, então, se você é daquelas pessoas que não têm um horário fixo para trabalhar, é uma grande vantagem.

Custo reduzido

Como você paga somente pelo espaço e pelos recursos que realmente usa, o seu custo operacional mensal se torna bem mais baixo do que se alugasse um escritório próprio. A economia de recursos que você tem pode muito bem ser usada para reinvestir no seu empreendimento para gerar novas receitas.

Alternativa ao home office

Quem está começando a empreender e não tem como montar um escritório, muitas vezes prefere o home office. Mas em casa sempre há distrações, o que pode comprometer seu rendimento. Neste sentido, o coworking se torna uma ótima alternativa, já que você paga pouco e tem um espaço mais adequado para trabalhar.

Networking

No mundo corporativo, esteja você sozinho ou acompanhado, formar boas parcerias é sempre uma boa ideia, mas nem sempre sabemos onde encontrar essas pessoas que podem agregar valor ao nosso trabalho. Como os espaços de coworking estão cheios de profissionais dos mais variados setores, é uma ótima oportunidade para ampliar sua rede de contatos e criar vínculos.

O professor do curso de MBA Inovação, Empreendedorismo & Estratégia Competitiva, Welligton Villarinho, diz que o coworking é uma atividade que iniciou há pelo menos 10 anos no Brasil, e hoje já existem pelo menos uns 400 espaços bem estruturados. Legal, não é mesmo?! Se você deseja iniciar o seu negócio e não sabe como reduzir custos, está aí uma boa ideia!

Artigos relacionados

#MulheresNoComando: uma história de amor e partilha pelo empreendedorismo O número de mulheres que empreendem no Brasil e no mundo tem crescido ano após a ano. Isso se deve, dentre outros motivos, à crescente busca pela independência e pela vontade de assumir espaços e conquistar novos caminhos, antes designados somente ao masculino...
Danos Morais: o impacto nas organizações e os caminhos para evitá-los Somente nos dois primeiros meses de 2018 (janeiro e fevereiro), a Justiça do Trabalho somava 22.069 processos de Indenização por Danos Morais, segundo levantamento que trata dos assuntos mais recorrentes na JT, divulgado em abril. No Ranking que acompanha o l...
Preciso contratar, e agora? Um dos problemas que mais tiram o sono de um líder é a contratação errada. Quando um recrutamento é mal feito, além dos custos financeiros desembolsados pela empresa, também podem ser gerados desgastes emocionais para o funcionário e alguma outra parte envolvi...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br