Economizar ou investir?
1 minuto de leitura
11 de maio de 2017

Economizar ou investir?

Em 2016 muito se ouviu falar em economia, dicas para conter o fluxo de caixa empresarial, corte de despesas, entre várias outras expressões que caracterizam a contenção de gastos. O mercado sofreu consideravelmente com os cortes pessoais por conta da crise financeira pela qual o Brasil passa. Mas, e agora? Se a perspectiva para 2017 é boa, o que deve ser feito? É hora da sua empresa investir o que tem ou continuar economizando e se preparar para possíveis problemas financeiros?

Para te auxiliar e responder essas questões, procuramos quem entende do assunto: o especialista em estratégias e coordenador do curso Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG, Camilo Cotrim. Para ele, este ano é o momento certo para as duas coisas, economizar e investir! Ficou confuso? Calma que vamos explicar o porquê.

Economizar: Por mais que seja um ano com uma expectativa financeira favorável, ainda é necessário economizar, afinal 2017 não será tão fácil assim portanto é preciso ter cautela. As empresas precisam gerir muito bem seus gastos e os custos. “É uma tarefa de casa nada fácil, mas de grande importância para todas as empresas independente do ramo seguido, ainda mais em períodos de instabilidade como o que estamos”, explica o professor.

Investir: Neste ano os investimentos estão menos arriscados, mas atenção! Atue em projetos prioritários para a sua empresa! Escolha aqueles que são mais necessários para os negócios, concentre a energia empresarial apenas neles. Não importa que sejam poucos, desde que sejam aqueles projetem a empresa. Não desperdice energia à toa e, consequentemente, você evitará sofrer com um fluxo de caixa desequilibrado.


Artigos relacionados

Edição revisada do livro Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia já está disponível para... Professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Marco Túlio Bertolino tem outra novidade para a literatura técnica do segmento de alimentos: o relançamento do livro Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia.Já contamos aqui sobre a su...
Formei! E agora, por que devo fazer uma especialização? A experiência adquirida em uma graduação há um bom tempo deixou de ser o principal motivo para conseguir um bom cargo nas organizações e até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, os recrutadores dão vantagens para aqueles que possuem algum ...
Quer ser um empreendedor? Confira nossas dicas! A arte de empreender é capaz de transformar vidas, gerar empregos e possibilitar que desafios sejam superados. O empreendedorismo faz com que as pessoas se inspirem, sonhem, e tenham muitas ideias para a construção de um negócio promissor. Mas antes de pensar ...

Sobre Camilo Cotrim

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Estratégia, especialista em Finanças, mestrando em Contabilidade e Coordenador do curso de MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG.

Comentários