Economizar ou investir?
< 1 minuto de leitura

Economizar ou investir?

Economizar ou investir

Em 2016 muito se ouviu falar em economia, dicas para conter o fluxo de caixa empresarial, corte de despesas, entre várias outras expressões que caracterizam a contenção de gastos. O mercado sofreu consideravelmente com os cortes pessoais por conta da crise financeira pela qual o Brasil passa. Mas, e agora? Se a perspectiva para 2017 é boa, o que deve ser feito? É hora da sua empresa investir o que tem ou continuar economizando e se preparar para possíveis problemas financeiros?

Para te auxiliar e responder essas questões, procuramos quem entende do assunto: o especialista em estratégias e coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG, Camilo Cotrim. Para ele, este ano é o momento certo para as duas coisas, economizar e investir! Ficou confuso? Calma que vamos explicar o porquê.

Economizar:

Por mais que seja um ano com uma expectativa financeira favorável, ainda é necessário economizar, afinal 2017 não será tão fácil assim portanto é preciso ter cautela. As empresas precisam gerir muito bem seus gastos e os custos.

É uma tarefa de casa nada fácil, mas de grande importância para todas as empresas independente do ramo seguido, ainda mais em períodos de instabilidade como o que estamos”, explica o professor.

Investir:

Neste ano os investimentos estão menos arriscados, mas atenção! Atue em projetos prioritários para a sua empresa! Escolha aqueles que são mais necessários para os negócios, concentre a energia empresarial apenas neles. Não importa que sejam poucos, desde que sejam aqueles que projetem a empresa. Não desperdice energia à toa e, consequentemente, você evitará sofrer com um fluxo de caixa desequilibrado.

Artigos relacionados

Por que se especializar em Gestão Financeira? O ano de 2018 iniciou com expectativas de retomada da economia após três anos de recessão, sendo 2015 e 2016 os períodos mais críticos. Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a crise econômica provocou o...
Como enfrentar o desafio de ser um líder diante das multitarefas É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que se orgulham de fazer várias atividades ao mesmo tempo. E elas sentem orgulho por isso. Dirigir e falar ao celular ou usar um aplicativo, abrir várias janelas de navegação na internet e executar diferentes tarefas,...
Líder, você sabe como delegar tarefas com eficiência? Você sabe delegar tarefas com eficiência? Pode soar uma pergunta um tanto quanto desimportante, mas um líder que entende e pratica um processo de delegação eficiente proporciona à equipe um clima de trabalho mais harmonioso, melhora o relacionamento e ainda c...

Sobre Camilo Cotrim

Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana-Key. Especialização, MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG; formado em administração pela PUC/GO. Formação de Conselheiro pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projeto. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios e professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Foi sócio da Dr. Atende JÁ!. Atualmente exerce a função de Conselheiro e realiza mentoria a executivos para preparação para sucessão familiar. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor de pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios; Sócio da Prospera.