Gestão do Tempo: Melhore suas práticas e se torne mais eficiente!

Gestão do Tempo

Já teve aquela impressão de que 24 horas são insuficientes para cumprir com todos os compromissos do dia?! Se esse sentimento é frequente na sua rotina, vai aí uma dica do coordenador do MBA a distância em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva do IPOG, Daniel Vieira:

É  preciso aprender a fazer a gestão do tempo para alcançar maior eficiência na realização dos objetivos de vida”.

Para isso, é importante que você faça uma reflexão sobre quais os objetivos e estilo de vida que pretende levar daqui para frente. Nesse caso, o ideal é deixar a melodia do “deixa a Vida Me Levar” somente para os shows do Zeca Pagodinho. Gestão e planejamento são necessários para uma maior qualidade de trabalho e de vida.

O professor e especialista em Gestão do Tempo explica que após definir os objetivos é hora de planejar o tempo. Determine atividades que são essenciais para seu projeto de vida e podem contribuir para que sua rotina diária seja mais harmoniosa. Depois, reserve de dois a três horários da sua agenda para realizá-las.

Por fim, trabalhe prioridades. Verifique sobre quais tarefas devem ser feitas em médio e longo prazo.

Primeiro, divida suas metas grandes em metas menores, mensais, semanais e até diárias. E separe um dia da semana para que você possa planejar os próximos dias. Planeje sua semana antes dela começar”, sugere Daniel.

Com o planejamento pronto, é só colocar a sua gestão do tempo em prática. Agora, fica aqui um alerta importante! É  fundamental não se envolver demais com os chamados ladrões do tempo. Eles são os vilões da sua gestão e podem colocar o seu planejamento a perder.

Conheça alguns dos ladrões de tempo:

  • Tecnologia mal utilizada

Tem pessoas que ficam horas conectadas em redes sociais, bate-papos e aplicativos que não estavam previstos no planejamento. Quando mal utilizada, a internet e suas extensões podem consumir o seu tempo de produção útil.

  • Tirania da multitarefa

É preciso ter foco e priorizar o que está no planejamento do tempo. As pessoas se enganam ao encarar a realização de multitarefas como um gesto de eficiência. Realizar uma atividade de cada vez pode levar a uma maior produtividade.

  • Dizer sim a tudo

Nem sempre é possível fazer tudo que gostaríamos durante um dia. Também não é tudo que nos é ofertado que é bom. Aceite apenas aqueles convites de trabalho, eventos e atividades possíveis de serem realizadas sem sobrecarga.

Curtiu essa leitura?! Aproveite para explorar um pouco mais do conteúdo. Bons Estudos!

Leia Também: Gestão do Tempo para engenheiros: Por que se preocupar?

E não deixe de conhecer o E-book: Gestão de Tempo: 8 dicas para aumentar a sua produtividade!

Artigos relacionados

5 motivos para investir em uma loja colaborativa. Vem ver! Está em desenvolvimento no Brasil um tipo de gestão que já se encontra bastante aprimorada em outros continentes: a gestão colaborativa. Durante o período em que vivi na África do Sul, entre 2013 e 2015, me deparei com inúmeros tipos de comércio que se estrutu...
Saiba tudo que rolou na 2ª Jornada Empreendedora do IPOG O Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG, em Goiânia, reuniu grandes nomes do empreendedorismo para oferecer uma verdadeira aula sobre o assunto. Em um formato bem descontraído, tipo bate-papo, mediado pelo diretor executivo da Ace Gyntec (aceleradora d...
#MulheresNoComando: o empreendedorismo como espaço de realização É nítida a força dos movimentos de mulheres que se espalham por todos os setores da sociedade, uns de forma mais tímida, outros com uma atuação mais feroz, mas ambos em prol de um único objetivo: conscientizar a população sobre a importância de as mulheres ocu...
Daniel Vieira: Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial com foco em economia da experiência e coordenador do curso de MBA EaD Gestão Empresarial, Inovação & Estratégia Competitiva do IPOG.