Nas últimas décadas, o e-commerce surgiu como uma nova arena de competição na área comercial, concorrendo com as tradicionais lojas físicas pela preferência dos consumidores. Neste cenário, somente a habilidade de comunicação e a capacidade de persuasão não bastam para garantir o bom desempenho de um profissional de vendas.
Por isso, investir em um MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado é indispensável para quem atua ou deseja atuar com vendas (on e off-line) e alcançar excelentes resultados.
Seja você um profissional da área comercial ou alguém que deseja migrar para ela, continue a leitura deste artigo e descubra o que uma pós-graduação em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado poderá fazer por sua carreira.
Confira!
O que é o MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado?
O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado tem como objetivo preparar os profissionais para o desenvolvimento de novos negócios. Dessa forma, o curso oferece uma visão ampla e estratégica do setor, além de desenvolver habilidades e competências para gerir empresas lucrativas.
Dessa forma, o MBA é um diferencial competitivo que faz toda a diferença na área de gestão e negócio. Isso porque profissões voltadas ao gerenciamento de empresas têm sido ainda mais cobradas por entregar resultados satisfatórios.
Ou seja, quem se especializar na área tem muito a ganhar em visão analítica, promoção de estratégias mais assertivas e gerenciamento inteligente – tudo o que o mercado busca em um profissional.
Diferença entre inteligência competitiva e inteligência de mercado
A inteligência competitiva tem como foco os fatores relacionados ao ambiente externo da organização, tais como concorrentes e ambiente de mercado. Por outro lado, a inteligência de mercado analisa o hábito de compra do cliente, bem como o contexto e circunstâncias em que isso ocorre.
No dia a dia de uma corporação, independente do porte e segmento, os dois tipos de inteligência são aplicadas para se antecipar no que diz respeito às tendências de mercado e garantir as melhores tomadas de decisão.
Sendo assim, desenvolver essas competências é imprescindível para profissionais que desejam atuar na administração de negócios.
Portanto, se você quer se destacar no cenário de alta competitividade das empresas atuais, considere cursar uma especialização em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.
Para quem o MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado é indicado?
O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado é indicado para qualquer profissional com formação superior, independente da área do conhecimento que atue ou deseje atuar no mercado comercial.
Dessa forma, tornar-se um especialista em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado pode ser o que faltava para sua ascensão na carreira comercial. Por meio do conhecimento adquirido neste MBA é possível que:
- líderes de equipes comerciais consigam intensificar o papel estratégico da área Comercial nas empresas em que atuam, compondo equipes de alta performance em vendas;
- empreendedores se direcionem de maneira mais estratégica para os mercados, alavancando seus negócios do ponto de vista comercial;
- gestores e diretores comerciais desenvolvam competências para planejar e executar estratégias comerciais em cenários de alta competição;
- profissionais que querem se tornar líderes de equipes comerciais.
Quais as vantagens de fazer uma pós-graduação na área?
A pós-graduação é a melhor opção para quem deseja atuar em empresas maiores, com responsabilidades e salários também mais altos.
Hoje, o mercado exige cada vez mais dos profissionais. Por isso, apenas a graduação não é suficiente para suprir as necessidades do setor e enfrentar os desafios da área de gestão e negócios.
Assim, fazer uma pós-graduação em gestão comercial e inteligência de mercado é importante para:
- proporcionar networking profissional;
- acompanhar as tendências de mercado;
- desenvolver soft e hard skills;
- promover visão estratégica de negócio;
- garantir conhecimento sólido para a profissão;
- concorrer a cargos e salários mais elevados;
- ganhar diferenciação técnica entre os concorrentes.
Qual é o melhor MBA para área comercial?
Quem quer se destacar no mercado deve escolher o MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG. A instituição tem referência no mercado e já formou mais de 100 mil estudantes em todo o país.
O curso é voltado para a prática e ministrado por professores que, além de conhecimento didático, têm carreiras promissoras na área. Ou seja, eles sabem realmente como preparar os melhores gestores e líderes, com foco nos desafios do mercado.
Conheça o MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG
A área comercial vive do que acontece no mercado. Por isso, esse MBA foi projetado para a construção de competências duradouras e requisitadas pelo novo perfil profissional exigido neste segmento.
O MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG trabalha com técnicas de negociação e vendas e visa instrumentalizar os alunos para a realização de campanhas promocionais a partir da construção do pensamento estratégico.
O curso está estruturado em quatro grandes eixos.
1. Dinâmicas do mercado
Neste primeiro eixo, os alunos compreendem a relação entre Marketing e Vendas.
É aqui que é apresentado o conceito de inteligência competitiva, mostrando como as empresas podem encontrar os melhores nichos e, assim, compreender as forças que moldam a competição no mercado.
2. Gestão da operação comercial
O segundo eixo apresenta os conceitos referentes à gestão da operação comercial. São tratados assuntos como: promoção e concepção de produtos; estratégias de precificação e comunicação; utilização de um CRM atrelado a operação comercial; entre outros.
Além disso, é neste momento que o Marketing Digital é introduzido como um elemento de conexão entre a área comercial de uma empresa e seu público.
3. Gestão de pessoas
Esta etapa apresenta o elemento estratégico de toda e qualquer operação comercial: pessoas Aqueles que fazem a área comercial acontecer.
Nos módulos deste grande eixo, a proposta é trabalhar os seguintes conteúdos:
- estruturação da equipe comercial, começando com o recrutamento e seleção de consultores e executivos eficazes;
- treinamento e desenvolvimento desses profissionais;
- estratégia adequada para remuneração;
- avaliação de desempenho dos times;
- ferramentas de coaching com a finalidade de facilitar a gestão da equipe comercial.
4. Criação de negócios inovadores
O quarto e último eixo do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG trabalha empreendedorismo e comportamento empreendedor.
O desenvolvimento dessas competências interessa tanto ao empresário, quanto aos colaboradores – que precisam ter comportamento empreendedor para enfrentar os desafios do mercado.
Afinal, o empresário espera do seu funcionário uma atitude semelhante a dele, ou seja, uma atitude de dono do negócio.
Ao estudar empreendedorismo, o aluno IPOG é estimulado a pensar a perspectiva do comportamento empreendedor para atuar na organização em que está inserido (intraempreendedorismo) e para montar um plano de negócio eficaz à qualquer gestão (caso saia da empresa).
Por que investir na pós-graduação em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG?
O grande diferencial do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG é no foco no potencial humano. Todos os módulos são trabalhados para criar no aluno o espírito empreendedor e de liderança.
A grade do curso foi desenvolvida para obedecer à uma cadeia lógica: primeiro o aluno é apresentado ao mercado, depois, ao novo Marketing para, em seguida, apresentar técnicas de vendas, liderança e gestão comercial.
Além disso, dentro da sala de aula se desenvolve uma excelente rede de relacionamento comercial.
Esse ambiente permite aos alunos compartilhar o melhor de sua experiência pessoal aliada à expertise dos professores IPOG, que são profissionais atuantes no mercado.
Ademais, outra característica marcante neste curso é a heterogeneidade das turmas.
Há pessoas das mais diversas áreas de formação, trazendo consigo um rico background e a perspectiva de vários segmentos de atuação.
O que essas pessoas têm em comum é que, independente da competência técnica adquirida na graduação de origem, em algum momento tiveram que aprender sobre o universo mercadológico.
O “pulo do gato” está em perceber que a sala de aula é um mercado comprador e vendedor, seja de produtos ou serviços, seja de mão de obra. Dentro dela surgem parcerias para negócio, contratação de profissionais etc.
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Você faz ideia de quais serão os cenários que a sua organização vai enfrentar nos próximos 5 anos? E quais serão os grandes desafios da sua empresa diante desses cenários?
Nós, do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado do IPOG, nos colocamos à sua disposição para, juntos, encontrarmos essas respostas.
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