As empresas que investem em Tecnologia crescem mais! É o que aponta o resultado de uma pesquisa da Information and Communications for Development 2006, do Banco Mundial (Bird).
Trata-se de uma aposta de muitas empresas que priorizam a inovação e entendem que os investimentos em tecnologia trazem resultados a longo prazo, o que torna a exigência quanto a qualidade, organização e segurança na implantação de projetos da área ainda maior.
É aí que a Consultoria em TI se torna tão importante, pois é ela que indica os caminhos mais viáveis para resolução de problemas específicos de uma organização relacionados a tecnologia.
Para quem atua em Consultoria de TI, as expectativas profissionais são positivas justamente pela constante necessidade das empresas utilizarem a tecnologia como aliada para o seu progresso no mercado.
Essas mesmas empresas costumam compreender que sem esse recurso o seu funcionamento e inovação estariam totalmente comprometidos e até mesmo fadados ao fracasso.
Consultoria em TI: uma escolha consciente!
Por identificar essas oportunidades e almejar contribuir ainda mais para esse mercado, Mário Jorge, graduado em Processamento de Dados, vem construindo sua trajetória profissional e alcançando resultados cada vez mais promissores.
Com 19 anos de experiência em gerenciamento de projeto e gestão de operação de consultorias de TI (ERP SAP, BI e Solução Fiscal), dois MBAs concluídos e cursando a pós-graduação em MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação – Liderança, Governança e Negócios no IPOG, Mário é hoje consultor independente e presta consultoria de gerenciamento de projetos, de processos e para operação de consultorias de TI.
E quem vê o seu currículo e sua expertise profissional não imagina que ele teve que passar por uma virada de carreira e abandonar de vez um emprego público, no qual atuou por 10 anos, para enfrentar novos desafios e se tornar um verdadeiro empreendedor na área de TI.
E ele afirma: “Foi à melhor escolha!”
O desafio de empreender
Mário conta que a inspiração em empreender nasceu há 14 anos, quando assumiu um cargo de gerente de operação em uma empresa global de TI. Lá, os gestores eram incentivados a pensar como donos de parte do negócio, tendo suas respectivas autonomias e cobranças por resultados. E após alguns anos nessa consultoria, tomou a decisão de alçar vôos mais altos, alocando-se diretamente no mercado.
Hoje Mário se vê como um empreendedor habilidoso em relacionamentos empresariais e interpessoais. Adquiriu competências por ter atuado em empresas de diversos segmentos, inclusive apoiando “Boards” e participando de Comitês de Estratégias de Negócios e de TI.
Tive a oportunidade de me relacionar com proprietários de empresas, integrantes de “Holdings”, CEOs, CFOs e VPs para Gestão de Contratos e Direcionamentos Estratégicos, além de Gestores de Negócios e TI dos clientes”, conta.
Agora, colhe os frutos que plantou ao longo de muitos anos de trabalho e acredita que empreender nessa área não é tão complicado depois que você se torna conhecido e passa a ser indicado pelos seus clientes.
Acontece que até lá a pressão é grande, principalmente pela falta de um “porto seguro” financeiro. Então um dos segredos é preparar-se financeiramente para os períodos de “baixa”, sugere.
A velocidade da informação
Todos os dias novas empresas surgem com novidades para superar o que já existe no mercado. Nos noticiários, as informações são frenéticas.
Muda a economia, a política, o modo das pessoas se relacionarem e também de fazer negócios. “E como acompanhar tudo isso, trazer soluções inteligências para os meus clientes e agregar valor a minha marca?”
Mário não tem dúvida, a resposta é CONHECIMENTO. “Em certos momentos da carreira, é normal se sentir estagnado em relação a novas informações, que hoje em dia tem velocidade “supersônica”. Além do mais, é difícil acompanhar tantas mudanças sozinho, ainda mais na área de TI”, acredita.
Foi aí que decidiu iniciar o MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação no IPOG e hoje percebe que a grande vivência e atualização dos professores nas áreas em que atuam fazem com que a experiência de aprendizagem do aluno seja muito mais ampla.
Para ele, as atividades práticas e o acompanhamento dos professores em tempo real, no momento da aula, ajudam na fixação e aplicação do conteúdo, o que faz total diferença em uma especialização.
Com o nosso aperfeiçoamento, o mercado recebe novos especialistas que estão em contato com o que há de mais novo em Gestão da Tecnologia. É uma relação de ganha-ganha”, considera.
Esteja disposto a aprender!
Mário acredita que sua paixão pelo que faz move suas ações e impulsiona os seus resultados.
É seu compromisso aprender constantemente com o cotidiano corporativo, abrangendo de líderes bem preparados a funcionários de baixo cargo nos organogramas funcionais.
Para ele esse é o segredo: “estar disposto a aprender”.
Mas não é só isso! Além do conhecimento técnico e da constante atualização, é fundamental ser essencialmente um bom gestor de pessoas e um negociador, pois essas competências lhe ajudarão a construir uma forte rede de contatos profissionais e a desenvolver a flexibilidade necessária para gerir conflitos corporativos.