MBA em Segurança da Informação: tópicos para preparar o profissional
5 minutos de leitura

MBA em Segurança da Informação: conheça os tópicos para preparar o profissional

O avanço tecnológico tem trazido consigo um aumento significativo nas ameaças cibernéticas, pondo em risco a segurança das informações e dos sistemas. Diante desse cenário, profissionais qualificados em Segurança da Informação são cada vez mais demandados para proteger organizações de ataques virtuais e garantir a integridade dos dados.

Nesse contexto, um MBA em Segurança da Informação é a formação ideal para quem deseja se especializar em uma área com mercado de trabalho em crescimento. Com esse curso, os estudantes se preparam com conhecimentos e habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo digital – tendo em mente o dia a dia de uma profissão.

Neste artigo, explicamos qual é a importância da área e quais são os tópicos essenciais para estudo nessa área. Também citamos qual é o melhor MBA em Segurança da Informação e os atributos da formação oferecida pelo IPOG. Confira!

Qual é a importância da Segurança da Informação?

A Segurança da Informação se direciona para a proteção de dados que podem comprometer o valor, o sigilo e a integridade das informações. Dessa forma, assegura dados de usuários e organizações privadas e governamentais.

O objetivo é manter sistemas e informações livres de invasões e outras iniciativas maliciosas. Apenas quem está autorizado deve ter acesso aos dados, para que nenhuma informação seja alterada e deletada sem permissão.

Além disso, a Segurança da Informação é importante para que as empresas evitem danos financeiros causados por hackers. Assim, também podem manter a credibilidade junto aos clientes.

Quais são os tópicos essenciais para o estudante de Segurança da Informação?

Os principais tópicos de Segurança da Informação são: Princípios de Criminalística, Introdução à Computação Forense, Segurança e Inteligência Cibernética, Perícias em Imagens Digitais, Criptografia e Criptoanálise, além da Dark Web, IoT e Forensic Readiness

Entenda mais sobre cada um deles a seguir.

Princípios de Criminalística

A Criminalística é uma área estudada no MBA em Segurança da Informação que se dedica à aplicação de métodos e de processos científicos para resolução de crimes, tendo como objetivos reconhecer, identificar e avaliar evidências.

Ela tem como princípios a individualidade, a troca, a mudança progressiva, a correspondência de características, a reconstrução de fatos e fenômenos, a probabilidade e o princípio dos eventos circunstanciais.

Introdução à Computação Forense

Depois, a Introdução à Computação Forense é um método que se direciona à investigação de evidências coletadas a partir de dispositivos digitais ou na rede de computadores. Assim, envolve a documentação de indícios de forma estruturada para apresentação em tribunal ou órgão legal.

Segurança e Inteligência Cibernética

A Segurança e Inteligência Cibernética, por sua vez, são técnicas para proteger sistemas de ameaças digitais. Essas medidas incluem camadas como a segurança de rede, a segurança de aplicações e a segurança da informação.

É um tópico fundamental para quem deseja se aprofundar no tema e quem procura se atualizar com o MBA em Segurança da Informação.

Perícias em Imagens Digitais

Já a Perícia em Imagens Digitais está relacionada com a verificação de provas em fotos, a fim de validar a originalidade dos arquivos. A área se direciona para técnicas e meios tecnológicos a fim de  saber se uma imagem foi ou não adulterada, se um equipamento foi responsável por um registro, entre outros aspectos.

Criptografia e Criptoanálise

A Criptografia utiliza técnicas matemáticas para proteger dados confidenciais e pagamentos, além de assegurar a identificação de usuários e a integridade das informações. Por outro lado, a Criptoanálise busca tentar obter dados por meio de informações codificadas.

Dark Web, IoT e Forensic Readiness

O estudante do MBA em Segurança da Informação também terá contato com os temas Dark Web, IoT e Forensic Readiness. Primeiramente, a Dark Web é uma camada mais profunda da internet, que inclui sites que não são indexados em mecanismos de busca. Essa parcela geralmente é acessada por pessoas que pretendem visualizar conteúdos ilícitos.

Já a IoT (Internet das Coisas) é uma rede de objetos físicos conectados a equipamentos como senadores e outras tecnologias para troca de informações. Por último, a Forensic Readiness (Prontidão Forense, em português) é a habilidade de organizações para usar evidências digitais, considerando custos mínimos e um período de tempo limitado.

Qual é o melhor MBA em Segurança da Informação?

A IPOG é a instituição que oferece a formação mais completa em Segurança da Informação. Isso porque, ao longo dos anos, o instituto acumulou experiência e notoriedade no ensino, reunindo o corpo docente mais preparado.

Além do mais, o IPOG selecionou para a pós-graduação conteúdos ajustados com as demandas do mercado de trabalho, para que os profissionais sejam qualificados para lidar com os desafios da área.

Ao concluir o MBA em Segurança da Informação do IPOG, o profissional terá um diferencial em seu currículo. Com isso, estará apto para demonstrar, no dia a dia, as habilidades técnicas que essa área precisa.

Quem pode fazer pós-graduação em Segurança da Informação?

O público-alvo da pós-graduação em Computação Forense e Segurança da Informação é formado por profissionais com graduação completa em qualquer área, com ênfase em Tecnologia da Informação, que pretendem se especializar no tema.

Aprofunde-se com a pós-graduação em Computação Forense e Segurança da Informação

A pós-graduação em Computação Forense e Segurança da Informação do IPOG oferece conhecimentos técnicos robustos para que você atue no setor com excelência. 

O aluno que realiza esta formação ganha destaque competitivo no mercado, devido à abordagem prática ao longo de todo o curso. Com isso, o profissional matriculado ainda tem a chance de aprender com professores que conhecem os principais desafios de atuar nessa área. 

Conheça os detalhes sobre o curso.

Módulos do curso

  • Princípios de Criminalística e Introdução à Computação Forense
  • Perícias em Mídias de Armazenamento
  • Análise Forense do Sistema Operacional Windows
  • Análise Forense do Sistema Operacional Linux
  • Exames em Malwares e Técnicas Antiforenses
  • Perícias em Locais de Internet e Relacionados à Pornografia Infantojuvenil
  • Segurança e Inteligência Cibernética
  • Criptografia e Criptoanálise
  • Perícias em Imagens Digitais
  • Perícias em Equipamentos Computacionais Portáteis e de Telefonia Móvel
  • Tópicos Especiais: Criptomoedas, Darkweb, IoT e Forensic Readiness
  • Práticas Forenses: Elaboração de Laudos e Pareceres e Assistência Técnica

Curso atualizado e planejamento por peritos federais

A formação do IPOG é atualizada e foi planejada por peritos federais, que conhecem a realidade do mercado de trabalho. Como resultado, você aprende os principais métodos e técnicas que podem ser aplicadas à construção e análise da prova pericial.

A pós-graduação ainda permite que os estudantes resolvam problemas forenses. Durante as aulas, os alunos ampliam as suas habilidades por meio da discussão de casos reais e de atividades práticas simuladas.

Corpo docente altamente qualificado

A pós-graduação em Segurança da Informação do IPOG conta com a coordenação de José Rocha de Carvalho Filho, que é mestre em Gestão de Criminalística. Ele também é perito criminal da Polícia Federal, com experiência em várias áreas de perícias forenses e atuação principal em análise de evidências digitais e multimídia.

Conheça os demais professores do curso:

  • José Helano Matos Nogueira
  • Marcelo Abdalla dos Reis
  • Luis Felipe da Cruz Nassif
  • Evandro Mário Lorens
  • Gustavo Pinto Vilar
  • Mateus de Castro Polastro
  • Pedro Monteiro da Silva Eleutério
  • Gabriel Menezes Nunes
  • Rodrigo Lange

Aulas presenciais e troca de experiências

O curso é ofertado na modalidade presencial, com cada módulo planejado para oferecer ao aluno uma sólida abordagem teórica. A formação também é pautada em fornecer conceitos estudados que podem ser aplicados na prática. Para isso, cases de sucesso são abordados e dão ao aluno uma visão sistêmica das teorias ensinadas.

Aprimore os seus conhecimentos para atuar na computação forense e produzir laudos

A pós-graduação do IPOG é a formação ideal para quem deseja se especializar nessa área e garantir as melhores oportunidades de trabalho.

Invista em um MBA em Segurança da Informação para impulsionar sua trajetória profissional.

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Artigos relacionados

Tendências em Segurança da Informação para 2018 Fazer previsões certeiras no mundo da informática não é algo trivial. Muitas vezes nos deparamos com previsões que foram atropeladas por outras inovações. Mesmo assim, me arrisco a dizer que as tendências em segurança da informação para 2018 se ancoram princip...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br