Logística internacional e comércio exterior: como driblar desafios empresariais
Em todo o mundo, a economia se fortalece pela compra e venda entre países. O comércio internacional aquece o Produto Interno Bruto (PIB) não só do Brasil, e a gestão de compra, entrega e transporte desses itens é o que chamamos de logística.
Quando esse comércio acontece entre países, é da logística internacional que estamos falando.A logística internacional tem um papel importante para estreitar essas relações e facilitar as transações de produtos e serviços. Entretanto, assim como em outros setores, é comum encontrarmos diversos desafios, sejam eles internos ou externos.
O que é logística internacional?
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo. Ela leva em consideração diversos fatores que influenciam essa prática comercial, tais como o desenvolvimento constante da tecnologia de informação, transporte, movimentação e armazenagem.
O processo de logística tradicional tem um papel estratégico, no qual é necessário lidar com o abastecimento de empresas e distribuição de mercadorias.
Já a logística internacional acontece entre dois ou mais países onde a regulamentação que deve ser seguida para envio de cargas é baseada nas políticas e legislação de comércio exterior.
A logística internacional atua como uma atividade fortemente estratégica, exigindo efetividade, transparência e performance. Ela contribui também para alavancar os resultados da empresa. Porém, se a atuação for falha, pode ser determinante para o fracasso da estrutura empresarial do comércio exterior.
Qual a importância da logística internacional no processo de importação e exportação?
Com a globalização, os mercados estão cada vez mais competitivos e com mudanças que vão ocorrendo cada vez mais rapidamente, obrigando as empresas a procurar maneiras que possibilitem a sua sobrevivência.
Exportar o excedente da produção ou reorientar vendas para o mercado externo pode proporcionar diversificação de receitas e possibilitar posicionamento diferenciado para a empresa. Complementarmente, importação de insumos ou algum produto acabado para compor o mix oferecido poderá colocar a empresa na liderança em seu setor.
O cumprimento dos procedimentos previstos na logística internacional vai garantir o sucesso da estratégia internacional que a empresa está se propondo em implementar.
Negociar e garantir transporte e armazenagem internacionais tem suas peculiaridades, mas uma vez aprendidos termos e técnicas específicos colocam o profissional que os domina em um patamar mais elevado de competitividade e que poderá trabalhar em qualquer lugar do Brasil e até em outros países. Já pensou em seguir a área de Logística, Supply Chain & Transportes? Então esse vídeo é para você!
Já pensou em seguir a área de Logística, Supply Chain & Transportes? Então esse vídeo é para você!
Alguns objetivos da logística internacional são:
- centralizar e padronizar as operações
- minimizar erros e reduzir custos com processos de fluxo de produtos
- garantir a satisfação do cliente com a mercadoria, seu preço e qualidade, além de prover serviços justos e valor agregado
- alcançar credibilidade e confiança do cliente e mercado
- realizar transações comerciais produtivas e rentáveis
- atingir metas definidas pela empresa
- melhorar relacionamento com clientes e fornecedores
- controlar o percurso de entrega e/ou recebimento de mercadorias
Saiba como funciona a logística internacional em uma empresa
Na prática, o objetivo da logística internacional nas empresas é desenvolver processos no comércio exterior de maneira otimizada e assertiva. A principal meta continua a mesma da logística empresarial, que estabelece em entregar para o cliente a melhor qualidade de serviço com menor custo. Os aspectos internacionais elevam o desafio de conduzir o trabalho coordenado em todos os aspectos.
É relevante manter todos os fluxos logísticos atualizados, que são: fluxo informativo, fluxo material e fluxo financeiro. Todas estas dimensões são essenciais, mas empresas com serviços prestados com diferencial em relação ao fluxo informacional ganham preferência entre seus clientes.
Tratando-se de operações internacionais, que são mais complexas por conta de distâncias geográficas maiores, idiomas e culturas diferentes e frequente uso de transporte multimodal, fornecer informações precisas para parceiros e clientes é de extrema importância. Assim, os investimentos em tecnologia da informação serão recompensadoras, pois vão proporcionar acuracidade e qualidade de informação, elevando o nível de serviço logístico.
Em relação aos fluxos material e financeiro todos os cuidados serão necessários para evitar erros e até mesmo prejuízos financeiros às empresas envolvidas.
Entender das normas de negociação
É essencial que os profissionais do ramo de logística internacional conheçam os processos tanto no Brasil quanto no exterior.
Mas não basta apenas conhecer os parâmetros nacionais. É fundamental compreender de forma vasta e consistente quais são as normas vigentes e as obrigações relativas para poder usar as melhores técnicas de negociação.
Conheça muito bem seus fornecedores
Escolher fornecedores internacionais não é uma tarefa simples. É preciso que o gestor esteja munido do máximo de informações possível para evitar qualquer tipo de erro nesse processo que, por vezes, é bastante delicado.
Para assegurar trocas positivas e que gerem lucro, é preciso estar ciente de informações como mercadorias oferecidas, preços praticados, condições de pagamento disponíveis e prazos previstos de entrega, por exemplo.
Escolha e supervisione o método de transporte mais adequado
O principal foco da logística internacional é selecionar o melhor meio de transporte e fiscalizá-lo durante todo o processo, para garantir que as mercadorias percorram todo o trajeto com segurança e no tempo estipulado pelas empresas. É preciso garantir que a escolha do meio de transporte foi realmente a melhor.
Entre container marítimo ou ferroviário, transporte aéreo e outras opções, é necessário supervisionar para que eventuais problemas de infraestrutura que podem comprometer o escoamento da mercadoria sejam reduzidos ao ser analisados antes mesmo de concretizar a decisão. Para desempate na decisão por escolha de meio de transporte levam-se em conta seguintes características:
Características | |
Produto | Peso, Volume, Valor |
Mercado | Sazonal, Tamanho, Local, Acesso |
Negociação | Prazo, Custos |
Geografia | Produção, Armazenagem, Consumo, Infra |
Legislação e processos de transporte: saiba como a logística internacional atua
Por se tratar de acordos internacionais, a logística precisa ser de acordo com a legislação de cada país onde essa mercadoria estará em trânsito. Para que não existam tantas barreiras, foram elaboradas algumas normas gerais que são utilizadas mundialmente.
É necessário que a gestão da logística internacional tenha as informações referentes ao transporte de cargas, como:
- embalagem e garantia da carga;
- armazenamento e transporte de mercadorias perigosas;
- armazenamento e transporte de bens ou produtos perecíveis para consumo humano; e
- transporte de espécies protegidas.
Confira também: 5 dicas do Sebrae l Como exportar produtos e serviços
Já os termos comerciais internacionais, os Incoterms, são utilizados para estabelecer as obrigações de ambas as partes na venda e compra.
Os Incoterms 2020 foram elaborados por um comitê de peritos que, pela primeira vez, inclui representantes da China e da Austrália. Esse comitê se reúne periodicamente para discutir as diferentes questões que vêm dos 150 membros da Câmara de Comércio Internacional.
Os novos Incoterms foram lançados em 10/9/2019 pela ICC, International Chamber of Commerce, e entraram em vigor em 1º de janeiro de 2020. Veja o que mudou:
- O incoterm Delivered at Terminal (DAT) mudou para o incoterm DPU;
- O Incoterms 2020 alinha diferentes níveis de cobertura de seguro no Cost Insurance and Freight (CIF) e Carriage and Insurance Paid To (CIP);
- O Incoterms 2020 inclui requisitos relacionados à segurança nas obrigações e custos de transporte;
- Os Incoterms 2020 são descritos com maior detalhamento, com objetivo de explicar o que os Incoterms fazem e não podem fazer, mostrar os seus fundamentos, mostrar princípios para escolha correta do termo para cada contrato;
- É dada ênfase a escolha de termo correto para modal aquaviário e multimodal; por exemplo, uso de FOB exclusivamente para transporte marítimo e fluvial, embora no Brasil observamos uso da sigla FOB para todos os meios de transporte.
Dessa forma, as alterações têm por objetivo proporcionar mais clareza na gestão de custos e riscos nas negociações comerciais internacionais.
Gostou do nosso conteúdo sobre logística internacional? Temos certeza de que estes outros artigos irão ajudar você:
- 5 dicas para ser um bom líder em Gestão de Logística e Produção
- Revolução 4.0: As tendências tecnológicas para a Logística do futuro
- Conheça as vantagens da Logística Reversa
Este e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!
IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação
Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado e por seus alunos, o IPOG fará total diferença no seu currículo.
O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores mestres e doutores. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.