Oito dicas para realizar um bom Feedforward com seus liderados
2 minutos de leitura

Oito dicas para realizar um bom Feedforward com seus liderados

IPOG, Feedforward

Com certeza por várias vezes você já ouviu falar sobre feedback, que é a resposta que o emissor tem a partir da reação que o receptor teve a sua mensagem. Mas, e o feedforward, você conhece?

Ele está relacionado à capacidade de um líder de oferecer ideias e orientações para os seus liderados visando aperfeiçoar suas competências, focando no presente e no potencial de entrega futura que o indivíduo tem.

Para você que é um líder, seja no seu trabalho, na sua casa ou em qualquer meio que você atue, a professora Cynda Bressan listou oito dicas para realizar um bom feedforward que vão te ajudar a incentivar o trabalho de suas equipes:

Primeira dica –  Ao falar com seu colaborador seja genuíno e estabeleça um vínculo entre vocês, um vínculo de confiança.

Segunda dica – Tenha um foco da conversa em um futuro promissor, que o colaborador assuma um compromisso de melhoria com foco em um futuro promissor.

Terceira dica – Crie um ambiente de acolhimento, positividade e tranquilidade para essa conversa, não é uma conversa de corredor, é uma conversa que precisa ser planejada e trabalhada.

Quarta dica – Crie uma estratégia de comunicação diferenciada enquanto líder, aprenda como é sua estratégia de comunicação líder, o que você tem de diferente para se comunicar e use nesse momento, nessa conversa.

Quinta dica – Mostre que é possível para o seu colaborador executar essas mudanças, e que você estará como suporte para ele nessas mudanças. Dê o apoio que ele precisa.

Sexta dica – Esse é o momento para a troca de ideias, então é o momento que os dois podem falar abertamente, podem trocar ideias. A ideia é de um pode ajudar o outro a construir uma ideia melhor, então não vá com ideias pré-formadas, permita-se ao novo.

Sétima dica – Aproveite esse momento para despertar potenciais adormecidos do seu colaborador, ele pode ter muito mais a entregar que você imagina, mas esse potencial está lá adormecido porque ninguém foi capaz de tocá-lo e também de trabalhá-lo até hoje.

Oitava dica – Esse é um momento para os dois se autoconhecerem. Então, é um momento para conhecer pontos que podem ser desenvolvidos no comportamento dos dois e também pontos que são muito bons e devem ser reconhecidos, elogiados e valorizados.

Ficou interessado neste assunto? Conheça o MBA Liderança Integral & Gestão Organizacional (FranklinCovey)

Artigos relacionados

Entenda quais são os 4 principais erros de RH Se existe um departamento que tem necessitado se renovar a cada dia, sem dúvida, é o famoso RH! Quem diria que o setor das organizações que mais esteve relacionado com gente durante todo o tempo, também precisasse repensar sua maneira de lidar com o ser humano...
#MulheresNoComando: o empreendedorismo como espaço de realização É nítida a força dos movimentos de mulheres que se espalham por todos os setores da sociedade, uns de forma mais tímida, outros com uma atuação mais feroz, mas ambos em prol de um único objetivo: conscientizar a população sobre a importância de as mulheres ocu...
Plantio sustentável: estratégia de controle do aquecimento global Uma das principais estratégias utilizadas por nosso país no controle do efeito estufa é a utilização da agricultura conservacionista. O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Ca...

Sobre Curadoria - Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG