O marketing sensorial é uma estratégia que se encaixa na demanda crescente pelo foco na experiência do consumo. Por meio dos cinco sentidos, lojas e marcas estimulam as sensações para que a visita ao local e a compra sejam marcantes para o cliente.
Essa é uma técnica muito eficiente, especialmente para a decisão de compra e estímulos inconscientes para a recompra. Dessa forma, as empresas precisam entender como aplicar estratégias desse tipo para encantar e reter clientes.
Como a experiência de consumo é um ponto de destaque atualmente, cada vez mais profissionais de marketing estão atentos a esses detalhes para oferecer diferenciais aos clientes.
Neste artigo, você vai entender o que é marketing sensorial e como funciona na prática, com exemplos que podem ser aplicados e os benefícios para as empresas. Ao final, o IPOG também mostra como se qualificar para enfrentar os novos desafios do mercado. Confira!
O que é marketing sensorial?
O marketing sensorial é uma segmentação do marketing que propõe uma abordagem criativa e marcante para os clientes de uma marca. Com essa estratégia, as empresas podem estreitar vínculos com os consumidores por meio de estímulos sensoriais, com foco nos cinco sentidos sensoriais: o tato, a audição, o paladar, a visão e o olfato.
As ações de marketing sensorial possibilitam despertar a decisão de compra do cliente, ao aprimorar a experiência de compra e estimular as sensações de bem-estar. Para isso, os recursos sensoriais devem estar alinhados com o público-alvo e com o perfil do negócio.
Como surgiu a técnica do marketing sensorial?
O marketing sensorial surgiu no fim da década de 1990 no Brasil. As primeiras empresas a usar essa estratégia foram as lojas-conceito.
A ideia era reforçar a identidade das marcas junto aos clientes, sem necessariamente focar na venda direta dos produtos. Isso porque as empresas perceberam que o estímulo sensorial seria bom para os resultados dos negócios.
Assim, essas estratégias passaram a ser aplicadas nos pontos de vendas e se adaptaram às necessidades de cada empresa e do público que eles recebem, proporcionando uma experiência única e inovadora ligada aos sentidos.
Por que o marketing sensorial é importante?
O marketing sensorial ganha importância em um cenário em que a competitividade do mercado gera novos desafios para as empresas. Os clientes se mostram cada vez mais exigentes e buscam diferenciais nas organizações para tomar a decisão de compra.
Portanto, investir em estratégias de atração e retenção dos consumidores se torna essencial. Nessa perspectiva, a criação de experiências únicas para os consumidores transforma o consumo em uma atividade mais envolvente.
As marcas podem aproveitar o potencial de criar sensações agradáveis e de positividade do marketing sensorial para impulsionar as vendas de uma forma mais natural. Além disso, as empresas que adotam essa técnica demonstram que conhecem bem os seus clientes e podem ganhar maior reconhecimento da audiência.
Benefícios de adotar essa estratégia
- Criação de vínculo emocional com os consumidores;
- Fidelização de clientes;
- Fortalecimento da imagem da marca;
- Criatividade para encantar os clientes;
- Estímulo à venda dos produtos/serviços de forma mais natural
- Experiência marcante para os compradores;
Como o marketing sensorial funciona na prática?
Agora que você sabe o que é o marketing sensorial e as vantagens de usar a estratégia em sua atuação profissional, confira alguns exemplos de como essa ideia funciona na prática, de acordo com os cinco sentidos do corpo humano.
Audição
A música pode ter um impacto significativo na experiência de compra dos seus clientes.
Uma pesquisa realizada pela Heartbeats Internacional mostrou que 35% dos clientes ficam mais tempo na loja quando gostam da música, 14% deles compram mais do que planejavam inicialmente e 31% voltam a comprar na sua loja.
Por isso, as empresas podem criar playlists pensando no seu público. Características como gênero, faixa etária e região do país influenciam essa escolha e aproximam os clientes de sua marca por identificarem gostos parecidos.
Além disso, é importante ter atenção ao volume do som para que seja adequado ao ambiente, proporcionando uma experiência agradável durante as compras.
Visão
Quem estuda a psicologia das cores sabe como a escolha da paleta vai além do gosto pessoal do designer ou do dono da loja. É uma seleção que transmite sentimentos e sensações.
Assim, a combinação de cores usada no ambiente da loja ou na página da empresa na internet é essencial para criar uma experiência de compra marcante e ainda influenciar as vendas.
Um exemplo é a comunicação feita pelos fast-food, que usam cores como o vermelho e amarelo, tons que podem estimular a fome e a rapidez – bem eficiente para o nicho.
Tato
O tato é mais um sentido que pode ser usado pelas empresas e ajuda as pessoas a se aproximarem dos produtos.
Um dos exemplos mais comuns são as concessionárias, que podem oferecer test-drive para que o cliente sinta como é entrar no veículo, toque o volante e usufrua do conforto do carro.
Outros segmentos podem focar em diferentes texturas nos produtos e no próprio ambiente da loja para encantar clientes e oferecer diferenciais que outras empresas não exploram. Sair do óbvio é sempre uma boa ideia para testar a preferência do cliente.
Paladar
Comprar presencialmente deve ser uma experiência agradável e prazerosa. Isso porque, hoje, há muita facilidade em comprar on-line, e quando o cliente opta pelo físico é essencial proporcionar uma boa recepção para encantá-lo.
Nesse caso, os estímulos ao paladar podem começar com café, água, lanches e guloseimas para compradores e seus acompanhantes.
A dica vale tanto para lojas quanto para qualquer outro serviço. Na internet, inclusive, enviar mimos personalizados também pode passar uma imagem positiva ao cliente.
Olfato
Sempre tem aquela loja que você passa que tem um cheiro característico, não é? A estratégia é usada por várias marcas para que os consumidores se lembrem sempre de lá ou que se sintam atraídos só de passar perto dela.
Dessa forma, o olfato é mais um sentido que pode ser explorado para associar sensações às marcas e remeter a experiências positivas.
Assim, escolher uma única fragrância para todas as unidades de uma rede, por exemplo, pode ajudar a reforçar a identidade da marca.
Conheça o IPOG
Viu só como o marketing sensorial pode trabalhar em favor de marcas?
Quem se especializa na área tem muito estudo pela frente e uma experiência incrível de poder oferecer bons momentos e lembranças relacionados àquela loja.
Para isso, uma pós-graduação na área é essencial para que você tenha a expertise necessária para desenvolver ações de marketing efetivas para diversos nichos.
O IPOG é uma instituição de ensino com experiência na formação de profissionais com perfis sólidos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e tem MBA, especializações e cursos de curta duração para que você se destaque em sua área.
Confira, a seguir, alguns diferenciais que nos fazem referência no mercado.
Alto índice de satisfação entre os alunos
O IPOG já faz parte do currículo de mais de 100 mil estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração.
A instituição busca o desenvolvimento integral do ser humano, ao contribuir tanto para a evolução pessoal quanto para a ascensão profissional. Uma prova dessa visão é o índice de satisfação de 97,14% entre os alunos.
Corpo docente qualificado
O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação.
Contamos com grandes nomes do mercado para que você aprenda conteúdos teóricos aliados à prática da profissão. Assim, você debate temas atuais e que são realmente encontrados no mercado de trabalho.
Metodologia inovadora
O IPOG também apresenta uma metodologia de ensino inovadora, na qual o aluno é desafiado e incentivado a ir além do óbvio.
Cada módulo é planejado com a responsabilidade de levar ao discente uma sólida abordagem teórica, além de discutir os conceitos estudados que podem ser aplicados na prática.
Confira os cursos de marketing do IPOG
O IPOG oferece cursos de curta duração, MBAs e especializações nas principais áreas de marketing.
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