Desde os 14 anos de idade, Leonardo Afonso Teodoro (hoje com 37) lida com o universo farmacêutico. Ele iniciou como office boy em uma drogaria, onde alcançou promoções até conquistar uma cadeira no balcão de vendas.
Passou por outras lojas até conseguir abrir um negócio em sociedade, no ano de 2006. Três anos depois, ele se viu sozinho tocando a loja que hoje é a matriz de sua rede de farmácias.
Conheça a transformação de marca da Leomed Drogarias!
Localizada na cidade de Anápolis, a quase 60km da capital goiana, a rede iniciou seus trabalhos sob o nome de Drogamed. No entanto, após se tornar aluno IPOG e entrar em contato com os módulos de marketing, Leonardo reformulou toda a identidade visual e o layout da sua marca. Um case que vale a pena conferir.
Drogarias Leomed: um novo início
Como é possível perceber, a mudança na identidade visual da rede de farmácias iniciou pelo nome. Hoje, a Leomed é um grupo formado por quatro lojas e, apesar de ser uma rede ainda pequena, ela foi lembrada na pesquisa de satisfação Os Mais Admirados da Farmácia em Goiás 2018, juntamente com outras redes de renome.
“Foi uma repercussão interessante, mesmo tendo poucas lojas nós fomos lembrados e isso é muito gratificante”, afirma o farmacêutico. Para Leonardo, grande parte desse sucesso se deve às mudanças realizadas nas drogarias, as quais, segundo ele, tornaram a marca mais forte.
O interessante é que todo o projeto de mudança de marca foi encabeçado por ele. Apesar de ter conseguido se formar em Farmácia somente em 2011, Leonardo nunca atuou propriamente como farmacêutico, o seu interesse está mesmo na gestão e na administração. Foi a partir disso que ele ingressou no MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado do IPOG em 2015.
Ao entrar em contato com os conteúdos de marketing, Leonardo identificou a necessidade de transformar o seu negócio e valorizar o seu nome enquanto CNPJ.
Tudo isso encontrei nos módulos de marketing, essa importância de ter uma marca forte, um layout interessante…”
O processo de mudança de marca
Inicialmente, Leonardo contou com a contribuição de algumas pessoas da área de marketing, mas não chegou a contratar nenhuma agência. “Acreditei no embasamento proporcionado pelo MBA Marketing & Inteligência Digital e iniciei o processo de transformação. De fato, ficou legal e eu consegui mudar a identidade da empresa” conta.
Para que a nova identidade fosse implementada em todas as lojas, foram necessários cerca de dois anos (2016-2018). Hoje, Leonardo conta com uma agência que o auxilia nos processos e estratégias de marketing, mas é com orgulho que ele relata sua experiência com a transformação visual de suas lojas.
Sempre fui uma pessoa bastante inovadora e arrojada nesse sentido, mas claro que com embasamento e conhecimento você consegue executar melhor as coisas. De fato, um dos precursores da mudança nas minhas lojas fui eu, desde a escolha da cor, até o nome e layout, mas quem me deu toda essa coragem foi o MBA e as orientações dos professores do IPOG”.
Outras aplicações práticas
E não foram apenas conhecimentos em marketing que Leonardo pôde aplicar na sua rotina de trabalho. Como proprietário e diretor da Leomed Drogarias, Leonardo conseguiu estruturar o departamento de Recursos Humanos da empresa.
Além disso, como o MBA também era voltado para a gestão e liderança, ele também estruturou melhor os cargos e salários, o departamento financeiro, dentre outros.
Tudo isso ficou mais claro depois que me especializei, principalmente no que diz respeito a definição de hierarquia dentro da empresa, ao quadro de funções e a padronização de procedimentos em todas as lojas”, explica.
Especialista IPOG pela segunda vez
Após concluir a sua primeira pós-graduação pelo IPOG, Leonardo tirou o ano de 2017 para focar em seus negócios e se qualificar mais. Após conversar com o coordenador do curso de Marketing e Inteligência Digital do IPOG, professor Edson Teixeira, ele vislumbrou a necessidade de se preparar melhor para o mercado atual e suas exigências.
Nesse contexto, ele optou por fazer o seu segundo curso pelo Instituto: MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado. “O nosso mundo está cada vez mais globalizado, e ele tem exigido empreendedores modernos, velozes, que atendam as necessidades dos clientes e se adaptem também às suas mudanças de consumo”, justifica.
Os diferenciais do IPOG e de seus cursos
Ao pisar no tapete vermelho da instituição, Leonardo se sentiu como estando em casa. Ele destaca o quanto o IPOG proporciona um ambiente acolhedor, que faz questão do aluno e se preocupa com a sua satisfação.
Outro ponto destacado por ele é o nível de qualidade dos professores, que também atuam no mercado e levam para a sala de aula práticas reais e fundamentais. “O networking entre os colegas é algo que gosto bastante também, pois você encontra profissionais de todas as áreas e cada um contribui com seus conhecimentos”, diz.
Expectativas para o futuro
Se há uma palavra adequada para definir a sua trajetória, esta palavra é “gratidão”. E ela é especial para Leonardo devido às suas origens. Ele veio de uma família pobre, de 12 irmãos, e foi o primeiro a fazer um curso superior. Todas as suas conquistas vieram na base da luta, da persistência e do apoio de sua família.
Nada disso seria possível sem minha mãe Dianari Afonso e meu pai Alvacir Teodoro, que me adotaram quando eu tinha apenas oito meses de vida e me levaram para viver com outros 12 irmãos, uma família que me acolheu e me ajudou a me tornar a pessoa que sou hoje. Também dedico as minhas conquistas à minha querida esposa Lílian Afonso e às minhas três filhas, Clara, Mariana e Lorrana. São pessoas que sempre estão ao meu lado, me apoiando nos desafios e celebrando as nossas conquistas.”
Quando pensa no seu futuro profissional, o farmacêutico planeja melhorar cada vez mais o seu negócio, qualificar o que já possui, aperfeiçoar os processos, certificá-los e se tornar referência como uma rede padrão, que zela pelo melhor atendimento, melhor estrutura e pelo melhor serviço em todas as lojas.
Recentemente, ele inaugurou sua quarta loja e tem passado por uma ampliação de sua segunda loja, a qual tem superado as estruturas da matriz. Com o investimento em qualificação e especialização, Leonardo pretende aperfeiçoar sua atuação e caminhar a passos mais certeiros, em direção ao crescimento de sua rede.
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