O que é SPED Contábil e por que é necessário se adaptar ao sistema?
4 minutos de leitura

O que é SPED Contábil e por que é necessário se adaptar ao sistema?

O SPED Contábil é um recurso que agiliza o acesso a informações e impulsiona a produtividade nas organizações. Além disso, a ferramenta ajuda a combater a sonegação, para que as instituições fiquem em dia com o Fisco. Sendo assim, ele é um conhecimento essencial para contadores.

Ainda não tem esse conhecimento ou um curso na área? A hora de investir é agora!

Neste artigo, você aprende o que é SPED Contábil, quais são as diferenças em relação ao SPED Fiscal e as vantagens de implementar o recurso para adaptar os processos. Ao final, você ainda conhece a formação do IPOG, que prepara os profissionais para atuar com essa nova demanda.

Confira!

O que é SPED Contábil?

O SPED Contábil é um sistema responsável por realizar transações relativas ao setor de Contabilidade de uma organização. Com essa ferramenta, a Receita Federal busca aumentar o controle sobre os tributos, facilitando o acesso aos dados contábeis.

As empresas que estão enquadradas nos regimes de tributação de Lucro Real e Lucro Presumido devem cumprir com essa obrigação. Já as companhias do regime Simples Nacional não precisam fazer essa entrega.

O documento gerado nesse processo deve ser assinado pelo contador, e todas as etapas podem ser cumpridas de forma eletrônica. Assim que o documento for encaminhado para a empresa, é necessário baixar o programa validador no site da Receita Federal.

Depois de inserir o arquivo e realizar a assinatura por meio do certificado digital, é necessário enviá-lo novamente ao contador. Por fim, o profissional vai verificar se há alguma pendência e envia o documento ao governo.

Diferença entre SPED Contábil e Fiscal

O SPED Fiscal tem o objetivo de substituir a escrituração em papel pela Escrituração Fiscal Digital (EFD). Por sua vez, a EFD é composta por arquivos digitais de documentos fiscais e de informações relevantes em relação aos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Fazenda.

Além do mais, a EFD é constituída por registros de apuração de impostos relativos às operações e às prestações praticadas pelo contribuinte. Também deve ser usada um certificado digital.

Já o SPED Contábil tem a função de substituir a escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital (ECD). São transmitidas as versões digitais do Livro Diário e seus auxiliares, do Livro Razão e seus auxiliares, além do Livro Balancetes Diários, Balanços e Fichas de Lançamento Comprobatórias dos assentamentos transcritos.

Vantagens do SPED Contábil para sua empresa

O uso do SPED Contábil apresenta a vantagem de otimizar os processos da sua empresa. Além disso, é possível garantir maior eficiência e diminuir as chances de prejuízos financeiros.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um dos benefícios.

Redução do uso de papéis

Diante da preocupação das empresas com a sustentabilidade, a diminuição do uso de papel é uma das principais vantagens do SPED Contábil. A ferramenta permite reunir e enviar arquivos sem a necessidade de documentos físicos. Ademais, a redução do uso de papel também é importante para diminuir as despesas.

Segurança dos processos

De outro modo, a utilização do SPED Contábil torna os processos mais seguros, uma vez que o sistema é criado por uma instituição federal. Além disso, a padronização possibilita dar maior eficiência à gestão. Assim, é possível realizar o planejamento adequado para cumprir os objetivos da empresa.

Rapidez no acesso às informações

O sistema também permite que a sua equipe acesse as informações contábeis com maior rapidez. Desse modo, a ferramenta é capaz de potencializar a produtividade e garantir melhores resultados para o seu negócio.

Combate à sonegação

O SPED Contábil ainda ajuda a combater a sonegação, a fim de que a sua organização consiga cumprir com as obrigações junto ao Fisco. Essa vantagem é fundamental para que as empresas se destaquem no mercado e ofereçam credibilidade aos clientes.

Como se adaptar aos processos e sistema digital?

As organizações precisam enviar os arquivos dentro do prazo, para não custear multas que vão até R$ 500. A entrega deve ser concluída até o último dia útil do mês de maio, no ano-calendário subsequente ao da escrituração.

Com a adaptação ao sistema, as instituições precisam lidar com novos processos de gestão e controle. Por isso, é necessário preparar a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) para a adaptação. Além disso, é importante cuidar da sincronização de cadastro e da integração de sistemas.

Além da utilização do certificado de segurança, é importante lembrar que o arquivo enviado deve ser submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo SPED. Esse validador deve ser atualizado todos os anos.

Como o profissional pode se qualificar?

O profissional de contabilidade pode contar com o IPOG para obter a certificação necessária que o permite atuar com excelência nos processos digitais.

Em especial para o SPED Contábil, o IPOG conta com uma formação de curta duração. São 60 horas de curso para oferecer ao profissional preparação adequada, conhecimento sólido e a atualização pedida por empresas e pelo setor.

Faça uma formação em SPED Contábil com o IPOG

Se você se interessa em saber mais sobre SPED Contábil, aproveite para conhecer a formação na área oferecida pelo IPOG.

A instituição conta com mais de 52 unidades no país e um ambiente virtual de aprendizagem que otimiza o conhecimento, seja ele repassado nas aulas presenciais seja nas remotas (on-line e ao vivo).

Ao escolher o IPOG, o estudante tem à disposição um corpo docente altamente qualificado formado por mestres e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação e formação acadêmica consolidada.

Conheça o curso

A formação em SPED Contábil do IPOG é uma excelente oportunidade de atualização que prepara os profissionais para as novas demandas das empresas e do Fisco. Os alunos matriculados podem conhecer todos os subprojetos para entender ainda os aspectos estratégicos, preventivos, de governança e compliance tributária.

Ao ter contato com casos práticos, o curso permite que você vivencie uma experiência única na aplicação dos conhecimentos teóricos. Com isso, é possível impulsionar sua carreira na área contábil e se tornar o profissional que o mercado procura.

O curso ainda corresponde a 40 pontos de Educação Continuada junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC). No total, a carga da formação em SPED do IPOG é de 60 horas remotas.

Você vai aprender:

  • Unidade I: Escriturações Fiscais Digitais (EFD ICMS-IPI e Contribuições)
  • Unidade II: Escriturações Contábeis Digitais e Fiscais (ECD e ECF)
  • Unidade III: eSocial e EFD REINF

Faça sua formação em SPED Contábil no IPOG

Para aprender com os melhores professores do mercado e contar com uma metodologia inovadora, aproveite para garantir a sua matrícula na formação em SPED Contábil do IPOG.

Visite a página do curso e preencha o formulário, a nossa equipe entrará em contato para mais informações!

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Artigos relacionados

Atenção contribuintes: a Declaração do Imposto de Renda 2018 começa em 1º de março! O Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) é um tributo obrigatório que deverá ser declarado por quem recebeu rendimentos assalariados acima de R$ 28.559,70 em 2017. E o contribuinte que se enquadra neste perfil precisa estar atento aos prazos, uma vez...
Saiba quais são os princípios legais mais utilizados pelos profissionais da área tributária Num país como o nosso, em que a produção legislativa é intensa e alterada com tanta frequência, requer que os profissionais da área contábil estejam sempre atualizados. Para isso, quem lida com a área fiscal deve ter noções de princípios básicos do Direito Tri...
Empreendedorismo na Contabilidade: 5 dicas importantes Empreendedorismo nos fornece a possibilidade de desbravar o novo e explorar oportunidades de negócios com ampla autonomia. Independente do segmento, produtos ou serviços oferecidos, haverá sempre desafios a serem enfrentados e superados. E o empreendedorism...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br