O MBA em Licitações e Contratos mais procurado por contadores
4 minutos de leitura

MBA em Licitações e Contratos: conheça os diferenciais da pós-graduação mais procurada por contadores

Quem trabalha no setor de Contabilidade tem uma alta procura por profissionais especializados em licitações e contratos. A atuação tanto em setores públicos quanto privados é bem valorizada e há um déficit de contadores especializados na área.

Por isso, quem procura uma pós-graduação, mas está em dúvidas sobre qual a melhor escolha, o investimento em um MBA em Licitações e Contratos garante bons benefícios e retorno financeiro satisfatório.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o mercado, a média salarial de acordo com os setores de atuação e como o MBA em Licitações e Contratos pode ajudar a construir um conhecimento sólido e diferenciado dos concorrentes. Confira!

Como está o mercado de licitação e contratos?

Quem busca uma pós-graduação atemporal e sempre necessária pode contar com o MBA em Licitações e Contratos.

Isso porque o mercado necessita de profissionais que tenham conhecimento aprofundado sobre processos licitatórios para compreender os trâmites e executar um trabalho que não dê abertura a falhas.

Especialmente com a Lei Anticorrupção, a preocupação com a legalidade nos processos ficou ainda maior.

Assim, profissionais que investem nesse MBA ganham muito em potencial competitivo e diferenciais no mercado. Dessa forma, atuando como servidor público ou com consultoria, o especialista na área tem trabalho recorrente e bem remunerado neste e nos próximos anos.

Qual é a importância de uma pós-graduação na área?

Hoje existem milhares de profissionais graduados e buscando emprego, daí a importância de buscar formas que vão agregar em conhecimentos para conquistar as melhores vagas.

No entanto, quando falamos dos setores administrativo, contábil e jurídico, a preocupação é ainda maior com questões legais e acompanhamentos das novidades do setor. Periodicamente, novas legislações surgem e se torna cada vez mais essencial se aprofundar nos estudos para garantir o compliance da empresa.

Já para quem busca vagas no setor privado, o foco é em se tornar o melhor profissional do mercado, com conhecimento de ponta, para se destacar nos processos seletivos entre milhares de concorrentes.

Por que fazer um MBA em Licitações e Contratos?

Com o MBA em Licitações e Contratos, os agentes ou operadores dos processos licitatórios estarão preparados para trabalhar com a gestão pública. Dessa forma, os profissionais tornam os procedimentos de aquisição de bens e serviços pela administração pública mais eficientes e benéficos para a sociedade como um todo.

Além disso, o curso permite que o profissional esteja preparado para compreender melhor o controle orçamentário e a aplicação efetiva dos recursos públicos, bem como maximizar os resultados na prestação de serviços voltados para a população geral.

Durante o curso, o estudante tem contato direto com outros contadores e professores para estudar cases e desafios do mercado de trabalho, unindo teoria e prática para uma formação sólida.

Qual é a média salarial para quem atua na área?

Os salários para quem faz um MBA em Licitações e Contratos são bem atrativos. Contudo, alguns pontos devem ser levados em consideração, como o tempo de carreira, o local de atuação e o nível de senioridade do cargo.

No setor público, como profissional concursado, os valores são estabelecidos dentro da administração pública. Os benefícios incluem plano de carreira por tempo de atuação ou por especialização e estabilidade, por exemplo.

Já os cargos comissionados são variados, podendo atuar como secretário de finanças, com salários a partir de 10 mil reais em municípios pequenos e gradualmente maiores de acordo com o tamanho da cidade.

Contudo, quem atua no setor privado como consultor de licitações e contratos pode ter salários ainda maiores. Os valores vão de 5 mil a 80 mil reais, a depender do porte da empresa e da quantidade de trabalho.

Além disso, há a possibilidade de o consultor receber um percentual do valor do processo da licitação, cujos números podem ser milionários.

O que vou aprender em uma MBA em Licitações e Contratos?

O MBA em Licitações e Contratos: Governança e Gestão em Contratações e Aquisições Públicas oferecerá ao profissional um olhar sistêmico, analítico e integrado que é essencial para a competitividade no mercado.

Dessa forma, o especialista na área foca tanto o planejamento quanto as particularidades dos mais diversos processos licitatórios e adquire conhecimentos em:

  • orçamento público;
  • editais;
  • contratos administrativos e convênios;
  • como funciona a análise financeira;
  • precificação em certames licitatórios;
  • compliance e integridade em licitações.

Para quem o MBA em Licitações e Contratos é direcionado?

O curso é voltado para profissionais das áreas administrativa, contábil e jurídica que atuam ou desejam atuar no setor de licitações públicas.

Além disso, o MBA em Licitações e Contratos: Governança e Gestão em Contratações e Aquisições Públicas foi pensado para quem deseja compreender melhor como fazer a aplicação efetiva dos recursos públicos e as possibilidades orçamentárias.

Ou seja, ele é um diferencial para evitar erros nos processos licitatórios, maximizar seus acertos e potencializar os resultados na prestação de serviços voltados para a população geral.

Conheça o MBA em Licitações e Contratos: Governança e Gestão em Contratações e Aquisições Públicas

O MBA em Licitações e Contratos: Governança e Gestão em Contratações e Aquisições Públicas é uma formação completa que une teoria e prática para estimular o conhecimento sólido no setor de acordo com a nova legislação.

É um curso atualizado, que reúne módulos essenciais para atuação em setores públicos e revisão de contratos licitatórios de empresas de diversos portes. Assim, o profissional formado pelo MBA em Licitações e Contratos do IPOG atua de acordo com as últimas legislações e tendências para oferecer segurança e transparência nos processos.

Módulos do curso

  • Planejamento Estratégico nas Contratações Públicas
  • Editais, Habilitação e Recursos Administrativos
  • Termo de Referência e Projeto Básico
  • Contratos Administrativos e Convênios
  • Aquisições e Contratações na Administração Indireta
  • Pregão Presencial e Eletrônico (SIASG e Comprasnet)
  • Sistema de Registro de Preços
  • Parceria Público e Privada
  • Qualificação Econômico-financeira e Precificação em Certames Licitatórios
  • Improbidades Administrativas e Crimes em Licitação
  • Governança, Compliance e Integridade em Licitações
  • Contratações Diretas e Procedimentos Auxiliares

Por que escolher o IPOG?

O IPOG é uma instituição de referência por estimular a união da teoria e da prática em todos os cursos de graduação, pós-graduação e curta duração. Com isso, o profissional formado adquire maior experiência e se sente mais preparado para os desafios do mercado. 

Com aulas on-line e ao vivo, o IPOG garante competitividade em um setor tão concorrido ao apresentar um corpo docente altamente qualificado para repassar conhecimentos sobre licitações e contratos. Além disso, os professores são referência na área, correspondendo a grandes exemplos em seus projetos profissionais.

Seja especialista em contratações públicas e conquiste seu espaço no mercado

Concorra às melhores vagas do mercado e esteja preparado para as oportunidades do setor com um curso completo e atualizado como o MBA em Licitações e Contratos: Governança e Gestão em Contratações e Aquisições Públicas.

Invista em sua carreira hoje e colha os frutos do sucesso profissional!

Visite a página do curso, preencha o formulário e fale com nossos consultores de carreira.

Gostou de saber mais sobre o MBA em Licitações e Contratos? Leia também outros artigos em nosso blog:

Artigos relacionados

Como está o mercado para os profissionais em Licitações e Contratos? Desde o ano de 2014 os brasileiros têm acompanhado notícias referentes à Operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção do país que trouxe à tona sérios, dentre eles fraudes em processos de licitações e contratos. São crimes e impropriedades comet...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br